Newsletter Subscription

Receive news and special promotions notices

Puber

Jonas Sá
Discs: Pop

In Stock

18,49 € tax incl.

Data sheet Discs

Seal Risco
Style Pop
Original Edition Year 2018

More info

Jonas Sá (voz, guitarra acústica, piano, órgano, teclados, sintetizadores, drum machine, percusión, arreglos de cuerdas)

Ricardo Dias Gomes (piano eléctrico, teclados, sintetizador), Pedro Sá (guitarra acústica, producción), Rick Ferreira (guitarra pedal steel), Pedro Dantas (bajo, sintetizadores), Marcelo Callado (batería, percusión), Ronaldo Tapajós y Marcelo Jeneci (coros), Daniel Albuquerque (viola), Iura Ranevsky (cello) y conjunto de cuerdas.

Edición en formato Digipack.

El cantante, compositor y productor Jonas Sá (Jonas de Sá Tapajós Santos) (Rio de Janeiro, RJ, 1978) confirma las excelentes expectativas que él mismo ha ido creando en sus trabajos anteriores, tanto en los discos a su nombre como en los que firmó la producción (por ejemplo, los de Jorge Mautner, Iara Rennó y Ava Rocha). Si el título del nuevo álbum hace explícita cierta inmadurez en la temática de sus canciones, en especial por sus obsesiones eróticas (tan explícitas en su excelente disco anterior "Blam! Blam! (2015)), la madurez artística y la maestría en el uso de los sintetizadores y otros recursos electrónicos es innegable. Así como aprovecha sus recuerdos de adolescencia para crear sus letras, parece sacar el máximo partido a sus experiencias musicales anteriores en su disco más intimista, con elegantes y variados arreglos llenos de matices, en el que muestra también gran seguridad como cantante.

"O carioca Jonas Sá é um nome que já acumula certa bagagem na cena da música popular brasileira. É ele que assina a produção musical de Ava Patrya Yndia Yracema, elogiado disco da cantora Ava Rocha, lançado em 2014. Antes disso, já havia participado do disco Cê, de Caetano Veloso, e trabalhado na produção de Teoria do Kaos, coletânea de canções de Jorge Mautner, que saiu em 2002. Paralelo às atividades de produção, também desenvolve sua própria carreira musical desde 2007, que agora ganha seu terceiro capítulo com o lançamento do disco Puber (...)
O percurso iniciado com esses dois discos deságua agora em Puber, álbum que acaba de sair pelo selo independente Risco, de São Paulo. Nele, estão, inicialmente, três características do trabalho que Jonas construiu até então: o uso de elementos eletrônicos, as referências do pop e do rock e a temática erótica. Porém, é impossível resumi-lo somente a isso. Se os álbuns anteriores trazem um instrumental bastante explosivo quase em sua totalidade, em Puber, há bastante destaque para a voz e para arranjos que a ajudam nesse protagonismo. É o caso das ótimas faixas “Trem”, bastante nostálgica, e “Imensidão”, cuja união entre vocal, arranjo de instrumentos de cordas e ruídos sintéticos formam um resultado bem interessante. Talvez um pouco por isso, o terceiro trabalho de Jonas acaba soando mais intimista que os anteriores, nos dando a impressão de que o artista está mais descoberto, livre para cantar, experimentar e se mostrar enquanto cantor e autor. Parte dessa exposição nasce, também, das temáticas trazidas no disco. O músico ainda explora o erotismo e a sexualidade, como em “Mas ninguém sabe” e “Olas de calor”, mas também canta sobre o fim de um relacionamento (“Isso vai passar”), sobre paternidade (“Kim”) e sobre a passagem do tempo (“Imensidão”). São quase como pequenos recortes de desabafos, que não apontam exatamente para uma única direção, mas que, reunidas no álbum, estão em sintonia com a proposta de Jonas Sá de desnudar a si mesmo.

Como o próprio nome do disco sinaliza, Puber é uma transição, uma passagem. Parece ser um álbum que só poderia surgir nesse momento, porque soa como um caminho percorrido naturalmente por Jonas, que recupera elementos de seus trabalhos anteriores, mas longe de tentar repetir a si mesmo." Bruna Linhares (Escotilha, 22.06.2018)

Themes

CD 1
1
Aimoré
Jonas Sá
2
Puberdade
Jonas Sá
3
Olas de calor
Jonas Sá
4
2013
Jonas Sá - Negro Léo - Santiago Botero
5
Share the drama
Jonas Sá
6
Trem
Jonas Sá
7
Imensidão
Jonas Sá - Mariano Marovatto
8
Isso vai passar
Jonas Sá
9
Entre nosotros
Jonas Sá
10
Mas ninguém sabe
Jonas Sá
11
Transamérica
Ava Rocha - Jonas Sá
12
Voz de rochedo
Jonas Sá
13
Kim
Jonas Sá