Ofertas

Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales
¡Precio rebajado! Waldemar

Waldemar

Nilson Chaves & Vital Lima
Discos: MPB Pará

Disponible

9,25 € impuestos inc.

-50%

18,49 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Outros Brasis
Estilo MPB Pará
Año de Edición Original 1992

Más

Nilson Chaves (voz, guitarra acústica, arreglos, producción), Vital Lima (voz, guitarra acústica, arreglos)

Daniel Garcia (flauta, saxo soprano), Fernando Merlino (teclados, piano, arreglos), Fernando Carvalho (guitarras, arreglos), Marcelo Mariano (bajo), Pantico Rocha (batería), Marcos Amma (percusión).

Dos de los más representativos cantautores paraenses recrean la obra del máximo exponente de la música popular del norte de Brasil, el pianista y compositor Waldemar Henrique da Costa Pereira (Belém, Pará, 1905 - 1995).
Se trata de la segunda colaboración discográfica de ambos tras el álbum "Interior" (1986), pero anteriormente ya eran amigos y se conocían desde la infancia por ser vecinos. Aunque lanzado en 1992, el disco -6º álbum de la discografía de Nilson Chaves y 4º de la de Vital Lima- fue incluido entre los 10 mejores del año 1994 por el diario O Globo.

"Nilson Chaves (Carlos Wilson Batista Chaves) (Belém, Pará, 1951), violonista, cantor e compositor paraense, é um dos representantes da música da Amazônia. Apesar de viver no Rio de Janeiro desde a década de 70, seu trabalho resgata ritmos do norte, como o carimbó.
Vital Lima (Euclides Vital Porto Lima) (Belém, Pará,1955), cantor, compositor e violonista, a partir dos 16 anos participou do movimento cultural, ora com ator, ora como compositor de trilhas para peças de teatro. Quando estava na universidade, participou do I Festival de Música e Poesia Universitária do Pará, em 1974, sendo premiado com a música "Por Tua Causa II", interpretada pela então iniciante Fafá de Belém — que só lançaria seu primeiro compacto no ano seguinte. Nesta ocasião, conhece o produtor Hermínio Bello de Carvalho que o incentiva a tentar carreira no Rio de Janeiro, e escolhe para o repertório do show "Te Pego Pela Palavra", de Marlene, a música "Rock'n'Roll", de Vital, a qual terminaria por ser sua primeira música registrada em disco — o show de Marlene virou um belo LP ao vivo. Vital acaba trocando Belém pelo Rio de Janeiro, quando sela uma parceria com Hermínio, registrada no LP "Pastores da Noite", cuja música título, seria tema da novela "Memórias de Amor", da Rede Globo. Em seguida, Vital participa como músico da fase inaugural do Projeto Seis e Meia, ao lado de Marlui Miranda e Oswaldo Montenegro, com o show "Cantoria". No Projeto Pixinguinha, divide o palco com a rainha do baião, Carmélia Alves, e com o músico Antônio Adolfo, e mais Belchior e Marília Barbosa, Fafá de Belém e Walter Queiróz. Na Sala Funarte, apresenta-se com o Grupo Terra Trio — famoso por acompanhar Maria Bethânia em seus espetáculos — no show "Bandidos e Bandidos". E ao lado de Emílio Santiago, viria a se apresentar no Teatro Carlos Gomes (RJ). Em 1980, grava o LP "Cheganças" e é classificado para o Festival MPB-80, da TV Globo. Em 84, ao lado do também compositor Nilson Chaves, realiza vários shows e grava o LP "Interior", com bastante êxito. Em 1990, lança mais um LP, "Vital". No ano seguinte, realiza, ainda com Nilson Chaves, o espetáculo "Amazônia Vital"."

"Supondo que fossemos mapear musicalmente o Brasil, identificando-o por capitanias de ritmos, cores e cheiros: eu não teria a menor dúvida de apontar quatro arquitetos sonoros que conseguiram decodificar a nossa identidade cafuza e pluri, traduzindo-a com sonoridades raras.
Falo de Dorival Caymmi, Luiz Gonzaga, Capiba e desse genial paraense Waldemar Henrique, que a mais de 30 anos freqüenta minha casa-coração.
Seria um equívoco imperdoável confina-los a conceituação simplista de meros compositores regionais.
Nosso Waldemar Henrique traz o universalismo em sua música, algo que transcende os limites geográficos de sua Amazônia cheia de lendas e fetiches.
Desconfio, às vezes, que ele é o boto encantado da grande lenda brasileira, nação intraduzível, com seus territórios de ritmos, cores e cheiros (...)" Hermínio Bello de Carvalho

Temas

CD 1
01
Abá-logum / Abaluaiê / No jardim de oeira / Sem seu
Waldemar Henrique
06:10
02
Boi-bumbá
Waldemar Henrique
02:33
03
Tamba-tajá
Waldemar Henrique
03:05
04
Adeus
Waldemar Henrique
03:32
05
Uirapurú
Waldemar Henrique
03:06
06
Hei de morrer cantando
Waldemar Henrique
04:05
07
Coco peneruê
Waldemar Henrique
03:18
08
Foi boto, sinhá!
Waldemar Henrique
03:54
09
Manha-nungara
Waldemar Henrique
03:54
10
Curupira
Waldemar Henrique
02:28