Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

À vontade mesmo

Raul de Souza
Discos: Samba-jazz

Disponible

20,38 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello BMG / RCA
Estilo Samba-jazz
Año de Edición Original 1965
Instrumental

Más

Raul de Souza (trombón)

Sambalanço Trio: César Camargo Mariano (piano), Humberto Clayber (contrabajo) y Airto Moreira (percusión).

Vibrante debú discográfico como líder del gran trombonista Raul de Souza (João José Pereira de Souza) (Rio de Janeiro, RJ, 1934 - París, Francia, 2021), que con el tiempo y tras su paso por los EEUU -y durante muchos años- seria considerado como uno de los mejores trombonistas del Mundo.

"(...) Este primeiro álbum da discografia solo do trombonista, lançado em 1965, já o traz arrasador e pronto, aos 31 anos de idade, depois de muitas colaborações em estúdios, gigs no Beco das Garrafas e gafieiras pelos bailes do Rio de Janeiro.
Sua backing band, jeito bonito de chamar a banda de apoio, era tão luxuosa quanto o termo: tratava-se do Sambalanço Trio, de César Camargo Mariano, que vinha com a bateria de Airto Moreira e o baixo de Humberto Cláiber. Raulzinho, como era chamado, vem espantosamente ágil e feroz para tocar À Vontade Mesmo, o tema de abertura. Um fraseado limpo e sempre muito melódico, com cortes na respiração e sem glissandos, o deslizar entre as notas que torna os trombones de vara tão mais sensuais do que os de pisto. Raul, jovem e em busca da lacração, só usou, até meados da década de 1970, as peças com pisto, ou válvulas, uma forma de conseguir respostas mais rápidas.
João Gilberto já havia lançado Você e Eu, de Carlos Lyra e Vinicius, no álbum de 1961, e é bom saber disso antes de pular para a versão feita por Raul de Souza em À Vontade Mesmo. O jazz e sua força instrumental pulsavam em Raul e o faziam se juntar ao time dos rebeldes em busca de um lugar de protagonismo para os instrumentistas. A bossa nova, desde 1959, havia se apresentado muito generosa aos compositores, aos arranjadores e, mesmo impondo sérias limitações, às vozes. Assim, Você e Eu surge no álbum de Raul como uma libertação reverencial mas impositiva que dizia: por trás de toda a contenção das gravações minimalistas de uma bossa nova pode haver um músico exuberante. Seu trombone já chega improvisando no segundo ciclo harmônico, depois de tocar a melodia apenas uma vez, em um andamento bem mais veloz do que as versões de Você e Eu que se conhecia até ali. Ele faz extravagâncias deliciosas antes de passar a vez para o piano de César e retomar a melodia novamente. Depois de dizer olhem para nós também, retomava sua admiração pela beleza da cena que se impunha a todos e tocava uma das mais belas versões de Primavera, também de Lyra e Vinicius, mas agora como uma bossa cool extremamente delicada, como Chet Baker fazia com um aerofone menor, o trompete (...)" (O Estado de S.Paulo, 14.06.2021)

Temas

CD 1
01
À vontade mesmo
Raul de Souza
04:45
02
Olhou pra mim
Silvio César - Ed Lincoln
03:36
03
Pureza
Humberto de Souza - César Camargo Mariano
03:11
04
Estamos aí
Durval Ferreira - Maurício Einhorn - Regina Werneck
02:50
05
Você e eu
Vinicius de Moraes - Carlos Lyra
03:12
06
Jor-du
Duke Jordan
03:42
07
Inútil paisagem
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) - Aloysio de Oliveira
03:34
08
Fly me to the moon
Bart Howard
03:54
09
Muito à vontade
João Donato
03:08
10
Samba do avião
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim)
03:42
11
Pimavera
Vinicius de Moraes - Carlos Lyra
03:48