Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Respirar

Patrícia Marx
Discos: Nu soul

Disponible

16,62 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Trama
Estilo Nu soul
Año de Edición Original 2002

Más

Patricia Marx (voz)

Mad Zoo (teclados, programaciones, producción), Marc Mac (teclados, programaciones), Kaidi Tathami (teclados), Dego (teclados, bajo, percusión), Bruno E (bajo, piano eléctrico, sinteizadores, guitarra eléctrica, programaciones de batería, arreglos, producción), Gilberto Estebes (piano eléctrico), Marcílio de Menezes o Durval Rodrigues (guitarra acústica), Brad Somalik (guitarras), Luke Parkhouse y George Daniel (percusión), Sandra Ramos (flauta), Márcio Negri (saxo, arreglos de metales), Daniel Alcântara (trompeta), Tiquinho (trombón, arreglos de metales), Renato Loyola (contrabajo) y cuarteto de cuerdas (con arreglos y dirección de Renato Lemos), 4hero (producción).

Participación especial de: MC Kontrol (voz rap) y João Parahyba (batería, percusión).

"Leve e relax como o ato de respirar - por isso mesmo, cai bem o título - é este disco de Patrícia Marx, ex-cantora infantil, ex-musa teen da bossa nova e ex-militante dance (frustrada). A moça agora adere ao crescente número de novos artistas que buscar esticar os horizontes da MPB via eletrônica. Se pensarmos menos na proposta e mais no conteúdo concreto do álbum (música pop agradável e cool, descontando as expectativas alheias e as pretensões), fica mais fácil de gostar da nova face de Patrícia. É bom notar que a moça não empaca na macumba pra turista e um surpreendente trabalho de pesquisa musical, demonstrando um amplo escopo de influências - que vão da bossa nova ao samba-jazz, tudo se encontrando em suas composições. Com este bem-vindo "molho" dando base às canções (e aí também cabem elogios à voz de Patrícia, que agora sabe tanto cantar quanto ficar nas ditas intervenções vocais), a produção moderninha de Bruno E soa oportuna e inteligente. O que há de melhor em Respirar é a nítida noção de que Patrícia investe primeiro em sua música, e depois no possível verniz eletrônico-modernizador.
Dito isso, a galera que aplaudiu as incursões recentes feitas por Patife e Marky no reino da braziltronica terá tudo para gostar e muito do disco. A sonoridade básica é o tal do broken beat, versão ainda mais atmosférica e melódica do trip hop popularizado por Tricky e Portishead. Aos mais "colonizados", o grande petisco de Respirar são as duas faixas produzidas pelo duo inglês 4Hero, atuais papas do drum'n'bass. E realmente Dona Música (que ganha em suingue pela presença de Wilson Simoninha) e Submerso estão entre os melhores achados do disco - não apenas pelos crispados sons sampleados pelo 4Hero, mas também pelas melodias envolventes, a um passo da sensualidade. Tiros mais certeiros ainda dados pela Patrícia melodista estão em Recomeçar e Desamor. Quando chega a hora de fechar o disco com ...E o Meu Amor Vi Passar (bossa nova envenenada por João Parayhba, do Trio Mocotó), e sua delicada, charmosa levada, já não há mais dúvidas sobre o talento de Patrícia. Ou sobre sua capacidade de sedução." Marco Antonio Barbosa

Temas

CD 1
01
Chegou
Patricia Marx - Bruno E
04:28
02
Recomeçar
Patricia Marx - Bruno E
05:30
03
Demais pra esquecer
Patricia Marx - Mad Zoo
05:21
04
Sem pensar
Patricia Marx - Mad Zoo
02:55
05
Despertar
Patricia Marx - Bruno E
0:51
06
Earth
Patricia Marx - Bruno E - Ady Harley
Patricia Marx & MC Kontrol
05:50
07
Submerso
Patricia Marx - Marc Clair
03:53
08
Nova dimensão
Patricia Marx - Mad Zoo
04:05
09
Desamor
Patricia Marx - Mad Zoo
03:38
10
Close
Bruno E - Ady Harley
04:25
11
Dona música
Patricia Marx - Dego Mcfarlane - Kaidi Tatham
03:39
12
...e o meu amor vi passar
Patricia Marx - Bruno E - Gilberto estebes
Patricia Marx & João Parahyba
05:51