Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Paulinho da Viola (Vai amigo,...)

Paulinho da Viola
Discos: Samba

Disponible

22,27 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello EMI
Estilo Samba
Año de Edición Original 1968

Más

Paulinho da Viola (voz, guitarra acústica)

Para quién no lo conozca, hay que destacar que Paulinho da Viola personifica la serenidad, la elegancia, la sensibilidad y la pureza en la música brasileña.
Yá en su primer disco de 1968, demostró reunir calidad poética y rítmica, y con el paso de los años ha aportado al samba tradicional nuevos timbres y temáticas a sus letras (denuncia social y política).
Intérprete de elegancia incomparable, el llamado "Principe del Samba" es, sin duda, uno de los grandes poetas del samba y un símbolo - en lo musical y en lo social - del encuentro de las zonas Norte (pobre) y Sur (rica) cariocas.

"Lançado em 1968 pela gravadora Odeon, o primeiro álbum solo de Paulinho da Viola foi batizado com o nome desse refinado cantor, compositor e músico carioca que entrou em cena em 1960 no bloco carnavalesco Foliões da Rua Anália e que começou a ganhar certa projeção a partir de 1964.
O álbum foi pautado por pomposos arranjos orquestrais. Criados pelos maestros Lindolpho Gaya (1921 – 1987) e Nelson Martins dos Santos (1927 – 1996), o Nelsinho, esses arranjos por vezes contrastaram no disco com a natureza geralmente íntima do cancioneiro autoral de Paulinho.
Contudo, um dos sambas mais lindos – e menos conhecidos – do compositor apareceu nesse álbum em arranjo em que o maestro Nelsinho deu a devida ênfase somente ao toque do violão de Paulinho da Viola. Trata-se de Encontro, samba da lavra solitária do compositor.
Nunca mais abordado por Paulinho, Encontro é samba interiorizado em que o compositor exprime o arroubo da paixão súbita por mulher de nome ignorado pelo apaixonado. O amor à primeira vista bate forte no peito comprimido do eu-lírico do samba.
Encontro se desenrola em tom melancólico – tônica na obra do artista, como ficaria evidente nos anos 1970, década áurea da produção autoral do compositor –com doses de lirismo romântico quando o apaixonado enfim se revela diante da musa da paixão sem fazer gênero por saber que nada tem além da viola e do arrebatamento.
“Meu pobre samba é a rosa que penso te oferecer”, canta Paulinho da Viola, em um dos versos de Encontro que exemplificam a sensibilidade lírica da letra.
Esquecido no álbum Paulinho da Viola, o samba Encontro mereceu somente uma regravação desde 1968. Foi a feita pela cantora paulistana Ilana Volcov – voz revelada no grupo Barbatuques – no primoroso álbum Banguê (2010).
Com letra e (bela) melodia em simbiose, o samba Encontro é música que merece ser descoberta, inclusive pelo próprio Paulinho da Viola." Mauro Ferreira (Música para descobrir em casa 38 (g1.globo.com, 30.09.2020)

Temas

CD 1
01
Vai amigo
Angenor de Oliveira (Cartola)
02:15
02
Encontro
Paulinho da Viola
02:07
03
Doce veneno
Valzinho - Carlos Lentine - Esperidião Machado Goulart
02:22
04
Sem ela eu não vou
Paulinho da Viola
02:08
05
Não te dói a consciência
Augusto Garcez - Nélson Silva - A.Monteiro
02:29
06
Coisas do mundo, minha Nega
Paulinho da Viola
03:27
07
Batuqueiro
Candeia
02:00
08
Amor proibido
Angenor de Oliveira (Cartola)
02:52
09
A gente esquece
Paulinho da Viola
02:35
10
Meu carnaval
Elton Medeiros - Cacaso
02:55
11
Samba do amor
Paulinho da Viola - Elton Medeiros - Hermínio Bello de Carvalho
02:47
12
Maria Sambamba
Casquinha
02:48