Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Improviso negro

Sambalanço Trio
Discos: Samba-jazz

Disponible

14,95 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Ubatuqui
Estilo Samba-jazz
Año de Edición Original 1965

Más

Sambalanço Trio: Cesar Camargo Mariano (piano), Humberto Clayber (contrabajo) y Airto Moreira (batería).

Reedición europea (España) en CD, 2002, del segundo álbum del grupo lanzado originalmente en Brasil en 1964 por el sello Som Maior con el título de "Sambalanço Trio". La portada original está ligeramente modificada e incluye el nuevo título, se supone que para diferenciarlo del primer disco del trio reeditado un par de años antes. 

"A contracapa do segundo disco, assinada por Moracy do Val, observa: "Certamente não passarão despercebidas neste LP as experiências de ritmo e andamento do Sambalanço. Naturalmente aparecerá gente para condenar a influência do jazz. Esta existe mesmo em nossa música moderna, assim como no jazz dos nossos dias é marcante a presença da bossa nova. As culturas se intercomunicam e se influenciam mutuamente. Bobagem querer ilhar nossa música e fechar os portos para as experiências alheias bem sucedidas."
"Canção que veio de dentro do azul", de Cesar, um Menescal/Bôscoli ("Você"), três Marcos Valles ("Deus Brasileiro", "Preciso aprender a ser só" e "Samba de Verão"), o standard samba-jazz "Estamos Aí" (de Durval Ferreira), uma pérola de Airto e Claiber, "Improviso Negro" (que deu título a recentes reedições piratas do álbum), "Nanã" de Moacir Santos e matadora versão de "Reza" de Edu Lobo - tema já ficando manjado, mas recriado pelo trio e soando como novo, com vocais no estilo do Tamba.
O disco conclui apontando pro futuro: no fim da última música, "Samba de Verão", a banda sugere, bem à vontade, riffzinho de piano que em 1966 reaparece na versão de "O morro não tem vez" do Som Três e em 1967, sintetizado, entraria de vez pra história criando o clima nos primeiros compassos de "Nem vem que não tem", quando Cesar já estava no auge ao lado de Simonal.
Lançado pela Som/Maior, que substituiu a Audio Fidelity no Brasil, o disco se não é o primeiro do selo, é pelo menos o primeiro de sua série samba-jazz, com número de catálogo SMLP - 1501." Robnaldo Evangelista (vitrola.blogspot.com, 25.07.2010)

Temas

CD 1
01
Nana
Moacyr Santos - Mario Telles
02:40
02
Reza
Edu Lobo - Ruy Guerra
05:40
03
Estamos aí
Durval Ferreira - Maurício Einhorn - Regina Werneck
02:27
04
Deus brasileiro
Marcos Valle - Paulo Sérgio Valle
01:11
05
Preciso aprender a ser só
Marcos Valle - Paulo Sérgio Valle
03:24
06
Cangaceiro
Antonio Arruda
02:33
07
Improviso negro
Airto Moreira - Humberto Clayber
02:40
08
Roda de samba
Lucio Alves - Airto Moreira
02:25
09
Você
Roberto Menescal - Ronaldo Bôscoli
03:28
10
Canção que veio de dentro do azul
César Camargo Mariano
04:42
11
Samba de verão
Marcos Valle - Paulo Sérgio Valle
02:42