Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales
¡Precio rebajado! Samba na medida

Samba na medida

Walter Alfaiate
Discos: Samba

Disponible

8,31 € impuestos inc.

-50%

16,62 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello CPC/UMES / Rob Digital
Estilo Samba
Año de Edición Original 2002

Más

Walter Alfaiate (voz)

Dirceu Leite (flautas, saxo soprano, saxo tenor, clarinete, clarinete bajo), Roberto Marques (trombón), Ruy Quaresma (guitarra acústica, arreglos, dirección), Carlinhos 7 Cordas (guitarra de 7 cuerdas), Jayme Vignoli (cavaquinho, arreglos, dirección) Alceu Maia (cavaquinho), Gordinho, Ovídio Brito y Ubirany (percusión), Pretinho (pandeiro), Mart'nália, Analimar, Márcio Lott y Chico Pupo (coros).

Participación especial de: Nei Lopes (voz) y Felipão do Quilombo (voz).

"Walter Alfaiate lança Samba na Medida, o aguardado sucessor de Olha Aí (primeiro disco solo do sambista, lançado tardiamente em 1998). Às vésperas de mais um Carnaval regado à batucadas cada vez mais sem imaginação, trata-se de uma verdadeira aula de samba autêntico e refinado.
Ligado a outra das mais tradicionais escolas de samba cariocas (a Portela), Walter Nunes de Abreu, o Walter Alfaiate, não teve uma carreira tão regular quanto a de outros - apesar de ter quase 60 anos de carreira como compositor, apenas agora chega a seu segundo álbum solo, Samba na Medida (CPC-UMES). Aos 72 anos, Walter, que dividiu a trajetória artística com a profissão que lhe conferiu o apelido, resgata pérolas inéditas, ou quase, de compositores pouco conhecidos com quem conviveu nas rodas de samba do bairro carioca de Botafogo. "É um bairro de sambista, mas não é falado como Estácio ou Madureira", diz Walter sobre sua vizinhança.
Mais cantor do que compositor, Alfaiate destrinchou o baú alheio de canções perdidas para construir seu Samba na Medida. O exemplo mais claro é Bateram em Minha Porta, música de autor desconhecido que abre o disco. "Todo mundo que participa de roda de samba em Botafogo já ouviu essa música. Eu cresci ouvindo, mas hoje ninguém sabe quem a escreveu", diz Alfaiate. Um tanto menos anônimos, mas ainda longe dos refletores da mídia são nomes como Felipão do Quilombo (Prato do Dia), as duplas Paquito & J.Santos (Chapeú da Comadre), Pica-Fumo e Bagulho (Quem Não Conhece Esse Ritmo Quente) e Mical e Miúdo (Resignação), Diógenes (Lugar Onde Eu Nasci) e Altamiro Freitas (Meu Botafogo Querido, que poderia ser bem a música-tema do disco). O tom é para cima, vivaz, descontraído. "Como uma boa roda de partido alto, sem muita cerimônia. É só o samba de raiz sincopado de sempre", fala o cantor.
O repertório ainda percorre pérolas escritas pelo próprio Alfaiate, como É Madrugada e Já Te Esqueci, ambas feitas nos anos 60 e assinadas ainda por Walter Nunes - o próprio Alfaiate, antes de assumir o apelido como nome artístico. Entre as regravações, duas contribuições vindas da Portela (o samba-enredo Contos de Areia, de Dedé e Norival Reis, e Isso um Dia Tem que se Acabar, de Noca da Portela e Mauro Duarte), uma de Aldir Blanc (Mastruço e Catuaba, parceria com Cláudio Cartier) e A Paixão e a Jura, outra de Mauro Duarte.
Sem precisar buscar modernidades, Alfaiate escorou-se na instrumentação básica do samba e do choro (com arranjos de Ruy Quaresma) na hora de fazer a cama para sua voz. A qual, aliás, continua potente, na tradição de veteranos como Monarco e Jamelão. "O gogó que Deus me deu é bom", brinca o sambista. Na faixa-título, Nei Lopes comenta um pouco sobre a trajetória pouco usual de Walter, compositor reverenciado por astros como Paulinho da Viola e Beth Carvalho que, no entanto, esperou décadas para brilhar em carreira solo. "Tinha de haver maior divisão de espaço para todos. A música comercial domina tudo, mas poderia haver mais chance para artistas como eu", fala Alfaiate sobre sua irregular carreira. "Mas não reclamo. Acho que para alguém na minha idade, o reconhecimento que estou tendo é uma dádiva."" Carla Leite (cliquemusic.com,br, 25.02.2003)

Temas

CD 1
01
Bateram em minha porta
D.P.
02
Prato do dia
Felipãoo do Quilombo
Walter Alfaiate & Felipãoo do Quilombo
03
Chapéu do compadre
Paquito - J. Santos
04
Isso tem que se acabar
Mauro Duarte - Noca da Portela
05
É madrugada
Walter Alfaiate
06
A paixão e a jura
Mauro Duarte - Paulo César Pinheiro
07
Já te esqueci
Walter Nunes de Abreu (Walter Alfaiate)
08
Resignação
Mical - Miúdo
09
Samba na medida
Nei Lopes
Walter Alfaiate & Nei Lopes
10
Mastruço e catuaba
Cláudio Cartier - Aldir Blanc
11
Contos de areia
Dedé da Portela - Norival Reis
12
Meu Botafogo querido / Lugar onde eu nasci / Quem não conhece esse ritmo quente
Altamiro Ferreira / Diógenes / Pica Fumo - Bagulho