Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Só não deixei de sambar

Bule-Bule
Discos: Forró tradicional

Disponible

11,85 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Independiente
Estilo Forró tradicional
Año de Edición Original 1998

Más

Bule-Bule (voz, pandeiro)

Tuzé de Abreu (flauta), Silvinho (acordeón), Adalicio Silva (guitarra acústica), Zeca Barreto (cavaquinho, coros), Ivan Bastos (bajo), Chico Carlos (batería), Ferrete (zabumba, triángulo), Grace Carvalho, Cássia Cardoso, Adriane Weissheimer y Carla Bruni (coros).

Participación especial de: Antonio Queiroz (voz, viola caipira), Gereba (voz, guitarra acústica, cavaquinho, coros), Filipe Mukenga (voz) y Cícero Antônio (del bloco afro Malê de Balê) (voz).

Edición especial para el Mercado Cultural 2003, del disco lanzado originalmente en 1998 de forma independiente, con diferente portada (la segunda foto es la de la portada de la edición original). Incluye como extra el tema "Tambores da paz".

"(...) Cordelista, repentista e “sambador”, como o artista costuma se definir, Bule-Bule é o nome artístico de Antônio Ribeiro da Conceição, baiano de atuais 73 anos, nascido em 22 de outubro de 1947 em Antônio Cardoso (BA), município do estado da Bahia.
Na arte de Bule-Bule, escrita com doses bem calculadas de lirismo e crítica social, as águas do Recôncavo Baiano banham a terra seca do sertão baiano.
Como repentista e cordelista, Bule-Bule é voz resistente desse sertão abafado pela folclórica imagem litorânea e tropical da Bahia.
Como “sambador”, munido de prato e faca, Bule-Bule entra na roda do samba de viola, com o habitual chapéu de couro, na cadência aliciante que faz do Recôncavo um dos maiores guardiões das tradições musicais baianas.
Pouco conhecido fora das fronteiras da nação nordestina, embora já tenha se apresentado eventualmente em palcos dos Estados Unidos e da Europa, Bule-Bule já contabiliza cerca de 50 anos de carreira como cantador em trajetória que rendeu oito álbuns e quatro DVDs, incluindo títulos coletivos como o álbum Os cantadores da terra do sol (1980), marco inicial da discografia do artista.
O primeiro álbum solo dessa discografia de alcance somente local, Só não deixei de sambar, foi gravado em 1997 e editado em 1998.
Pelo trabalho que torna o próprio Bule-Bule um guardião da cultura popular afro-brasileira, inclusive por ajudar a manter vivos gêneros como o coco e o samba cultivado no sertão da Bahia, o artista já foi laureado em 1993 com o título de cidadão honorário de Salvador (BA) – cidade onde morou e se apresentou durante anos – e, em 2008, recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Cultural.
Residente em Camaçari (BA), município do estado da Bahia, Bule-Bule já fez conexões musicais com artistas como Gereba e Xangai. Em 1994, dividiu álbum com Antônio Queiroz, A fome e a vontade de comer, disco batizado com o nome de uma das músicas mais conhecidas do cancioneiro autoral do artista.
Herdeiro do talento do pai, Manoel Moniz (1915 – 1996), “sambador” conhecido como Manoel Jararaca, Bule-Bule se movimenta bem no universo musical forrozeiro com repentes e cordéis politizados que fazem a cabeça de discípulos do mestre, como Russo Passapusso.
Não foi à toa que, ao adentrar o grande sertão nacional, a BaianaSystem requisitou a companhia de Antônio Ribeiro da Conceição, o arretado Bule-Bule." Mauro Ferreira (g1.globo.com, 04.04.2021)

Temas

CD 1
01
Quero ver Maria / Mourão do samba
Bulle-Bule
04:07
02
Só não deixei de sambar
Bulle-Bule
02:49
03
Em defesa do forró
Bulle-Bule
02:46
04
A fome e a vontade de comer / A máquina de lavar roupa
Bulle-Bule
04:46
05
Convite aos mestres do samba
Bulle-Bule
02:07
06
A mulher de Bule-Bule / Resposta a João Bá
Bule-Bule - Gereba - João Bá
Bule-Bule & Gereba
03:26
07
51 anos de baião
Bule-Bule - Gereba
Bule-Bule & Gereba
02:58
08
Não brinque comigo
Bule-Bule
03:17
09
Tambores da paz
Gereba - Arnaldo Xavier - Bule Bule - Filipe Mukenga
Bule-Bule, Gereba, Filipe Mukenga & Cícero Antonio
02:54
10
Vamos Mariá / Umbigada nela
Bule-Bule
04:48
11
Casinha de palha
Bule-Bule
02:59
12
Castro Alves no céu sente saudade
Bule-Bule
04:29
13
A grande queimada
Zuzu de Oliveira
03:06