Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Composição

DonaZica
Discos: MPB

Disponible

16,62 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Independiente / Tratore
Estilo MPB
Año de Edición Original 2003

Más

DonaZica: Andreia Dias (voz), Anelis Assumpção (voz, clavecín, percusión), Iara Rennó (voz, guitarra acústica, percusión), Alfredo Bello (bajo, sintetizador, samplers), Gustavo Ruiz (guitarras), Gustavo Souza (batería, percusión), Mariá Portugal (percusión) y Simone Julian Saxo, flauta, clarinete).

Otros músicos participantes: Alzira Espíndola (voz), Tetê Espíndola (voz), MC Zulu (voz), Guilherme Mendonça (trompeta), Alexandre Arruda (flugabone), Marcelo Monteiro (saxo tenor, saxo barítono), Beto Villares (guitarra semiacústica), Luís Chagas (guitarra eléctrica), Gilsinho, Simone Sou, Mauricio Alves, Júnior Abhu y Carimbó (percusión).

"A banda - ou a idéia da banda - começou a partir do encontro das personalidades de Iara Rennó e Andréia Dias, que perceberam a necessidade de criar um movimento (no sentido literal da palavra) musical coletivo, juntando suas forças criativas sob um nome comum. Sob uma atmosfera músico-poética, que vem não só da vanguarda paulista (como apontam os críticos), mas também do movimento modernista, quando a revolução cultural propriamente brasileira começou, somam-se as mais diversas influências musicais que desembocam em São Paulo. Sem enquadrar-se num ‘estilo’ definido e definitivo DonaZica tece sua sonoridade, para dar textura e forma ao repertório autoral, como reitera o título deste primeiro disco Composição. Sem moralismo e sem pieguice, MPB: MúsicaPauBrasil.
Em uma apresentação de agosto de 2000, no Anfiteatro Camargo Guarniere, na décima edição do Projeto Nascente USP/Editora Abril (onde Iara Rennó foi premiada como compositora, ganhando o prêmio integral da categoria música popular) reuniram-se os músicos que dariam origem à primeira formação do DonaZica.
Em novembro do mesmo ano o grupo participou do IV FUMU, festival da PUC, realizado no TUCA, do qual saiu vencedor nas categorias vocal, baixo, bateria, melhor banda e melhor composição pela música “Vampiro Tupiniquim”, de Andréia Dias e Iara Rennó. O prêmio recebido foi a gravação do cd demo, que se realizou em julho de 2001. Em abril de 2001, Iara Rennó, selecionada como compositora para participar do projeto Rumos Musicais - Tendências e Vertentes 2000 do Itaú Cultural, apresentou-se com a banda, já batizada como DonaZica, no auditório do Itaú Cultural. A partir de então a banda passou a receber convites para participar de festivais e projetos musicais na cidade de São Paulo e no interior do estado.
Em julho 2003 o grupo se apresentou no festival Com:Tradição, no SESC Pompéia, SP, dividindo o palco com novos artistas, como Rebeca Matta, e também com artistas já consagrados, como Elza Soares, atraindo a atenção da mídia e conquistando público próprio.
Neste mesmo ano, DonaZica lançou este trabalho que já é considerado pela crítica especializada um novo “clássico” da música brasileira." mpbnet.com.br

Temas

CD 1
01
Pegadas
Andreia Dias
02
Leve
Iara Rennó - Alice Ruiz
03
O fio da comunicação
Andreia Dias
04
Piano (Ofídico fatídico)
Iara Rennó - Anelis Assumpção
05
Jabá
Andreia Dias - Iara Rennó - Mathilda Kóvak
06
Protesto pessoal
Iara Rennó
07
Quem quiser
Iara Rennó
08
Pimenta
Iara Rennó - Anelis Assumpção
09
Macunaíma
Iara Rennó - Mário de Andrade
10
Dona Zica
Andreia Dias
11
Até o dia
Iara Rennó
12
11.09
Iara Rennó - Andreia Dias
13
Valei-me
Iara Rennó - Mário de Andrade