Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Choro frevado (Acervo Funarte)

Jacaré
Discos: Choro

Disponible

16,62 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Funarte / Atração Fonográfica
Estilo Choro
Año de Edición Original 1985
Instrumental

Más

Jacaré (Antonio da Silva Torres) (cavaquinho)

Maurício Carrilho (guitarras, arreglos, producción), Bozó (Ewerdon Brandão Sarmento) (guitarra de 7 cuerdas), Henrique Annes o Bibi (Severino Ramos de Souza) (guitarra acústica), João Lyra (viola de 10 cuerdas, viola de 7 cuerdas, arreglos), Adelmo de Oliveira Arco Verde  o Toni (Antonio Paulino Dias) (viola de 10 cuerdas), Rossini Ferreira o Marco Brito (Marco César de Oliveira) Brito (bandolim,), Ivanildo Maciel da Silveira (bandolim, clarinete), Marco Moraes Rego (cavaquinho), Marcos Silva Araújo (contrabajo), Geraldo Fernandes Leite y Passarinho (Inaldo Gomes da Silva) (percusión), Ivo José da Costa (pandeiro).

Primera edición en CD, de 1998, del disco lanzado originalmente en 1985 por el sello Funarte en el Projeto Nelson Pereira, con diferente portada (la segunda foto es la de la edición original).

"Antônio da Silva Torres, o popular Jacaré, natural do bairro do Cordeiro, Recife, onde nasceu há 56 anos, começou a identificar-se com o cavaquinho aos 9 anos de idade por in­fluência do pai, seu Josias, que era barbeiro e boêmio. Ape­sar dos protestos de Dona Severina, sua mãe, seu Josias sempre levava Jacaré para as rodas de seresta. Já, com per­feito domínio do instrumento, Jacaré – apelido dado por Arlindo Melo, compositor e cantor de saudosa memória, quando ele era seu ajudante de alfaiate – acabou conhecen­do uma jovem com quem se casou 8 anos depois, gerando, segundo ele, “três jacarézinhos: Daniel, Jaciara e Silvana “. Em 1957, Jacaré foi integrar o regional da Rádio Clube de Pernambuco, ao lado de músicos como Felinho, China, Ota­cilio Feitosa, Nelson Miranda, Martins da Sanfona, entre outros, onde permaneceu até 1964. Depois do apogeu da Rádio, Jacaré optou pelas noites recifenses. Atuando sem­pre com destaque no extinto “Canavial Drinks” e nas “boi­tes nos nos Hotéis “São Domingos” e “Casa Grande & Senza­la” : A partir de 1982, ele passou a trabalhar no Bar do Bis­po, estabelecimento freqüentado por intelectuais, entre eles o professor Cussy de Almeida, que o apresentou a Hermínio Bello de Carvalho e Maurício Carrilho. A impressão que Jacaré deixou em Hermínio a de que “sua palheta faz tirar do cavaquinho um som que é um pouco de Waldir Azevedo com Jacob do Bandolim’: Naquela noite Jacaré despejou um repertório bélissimo fazendo lembrar as noites cariocas promovidas pelo Jacob . Jacaré participou do projeto “Recife e Seus Artistas Populares”; promovido pela Funda­ção de Cultura Cidade do Recife, em outubro de 1984, no Teatro do Parque. Fez também o “Pixingão ” na Sala Funar­te do Rio, revelando sua arte até somente conhecida no âmbito local. E o delírio do público se deu através de suas próprias composições tais como “Saudade de Limoeiro”, “Saudoso Cavaquinho”, “Galho Seco “, “Silvava “, “Chori­nho Caiçara” entre outras que acabaram figurando no seu 19 LP, o 2º do Projeto `Nelson Ferreira “da Prefeitura da Cidade do Recife e da Fundação de Cultura Cidade do Recife." Cussy de Almeida (fragmento del texto del encarte de la edición original)

Temas

CD 1
01
Galho seco
Antonio da Silva Torres (Jacaré)
04:36
02
Saudade de limoeiro
Antonio da Silva Torres (Jacaré)
02:28
03
Goianinha
Antonio da Silva Torres (Jacaré)
02:30
04
Jacaré de saiote
Antonio da Silva Torres (Jacaré)
02:18
05
Silvana
Antonio da Silva Torres (Jacaré)
04:08
06
Vai e vem
Antonio da Silva Torres (Jacaré)
02:23
07
Jacaré voador
Antonio da Silva Torres (Jacaré)
02:09
08
Jacarezinho
Antonio da Silva Torres (Jacaré)
02:53
09
Chorinho caiçara
Antonio da Silva Torres (Jacaré)
03:32
10
Pro Hermínio
Antonio da Silva Torres (Jacaré)
02:18
11
Sem rancor
Antonio da Silva Torres (Jacaré)
2:28
12
Jaciara
Antonio da Silva Torres (Jacaré)
02:41
13
Saudoso cavaquinho
Antonio da Silva Torres (Jacaré)
02:35