Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Obra completa: Passos no escuro (86) + Carne humana (87)

Zero
Discos: Rock

Disponible

14,96 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello EMI
Estilo Rock
Año de Edición Original 2003

Más

Zero: Guilherme Isnard (voz), Alfred "Freddy" Haiat (teclados), Eduardo Amarante (guitarra eléctrica), Ricardo "Rick" Villas-Boas (bajo), Athos Costa o Malcolm Oakley (batería).

Participación especial de: Paulo Ricardo (voz).

Reedición de los dos primeros trabajos discográficos -el EP "Passos no escuro", de 1986, y el LP "Carne humana", de 1987- de uno de los grupos importantes del rock brasileño de los años 80, concretamente en el subgénero del denominado como 'art rock'.
El grupo nacido en la ciudad de São Paulo en 1983, está considerado como el principal precursor del movimiento 'New romantic' en Brasil.
Ya liderado por el cantante Guilherme Isnard, su primer disco, el EP "Passos no escuro" (temas 1 a 6 de esta edición), fue un éxito de ventas y obtuvo el Disco de Ouro de la ABPD (Associação Brasileira dos Produtores de Discos) con canciones como "Formosa" y "Agora eu sei" (este con la participación del cantante Paulo Ricardo , del grupo RPM).
Su primer álbum, "Carne humana" (temas 7 a 16 de esta edición), con Malcolm Oakley en la batería en substitución de Athos Costa, contiene los éxitos "Quimeras" y "A luta e o prazer".

"O Zero surgiu quando sai da minha primeira banda, os "Voluntários da Pátria". Um amigo, o Luiz Antônio da Underground discos, cismou que eu tinha de ouvir uma banda instrumental de punk jazz chamada "Ultimato". Fui lá, ouvi e adorei o estilo, propus aos caras, inicialmente 5 arquitetos, criar letras e melodias pros temas instrumentais e assim começamos a nossa aventura. O som era mais agressivo, punk jazz na origem, e no resultado virou art-rock com um punch hard-core. As letras eram niilistas e a nossa proposta era a de questionar criticamente os rumos e conquistas da sociedade, do indivíduo e da humanidade (...)
Zero era mais um nome em uma lista de várias opções, foi sugerido e escolhido por mim por vários motivos, o principal? A sonoridade, mas também contou muito a adequação do nome a proposta niilista, o fato de ser o ponto neutro de qualquer escala, o fato de ser o elemento que somado ao outro reproduz esse outro e ainda porque eu lembrei de uma entrevista em que o Sting contava que escolheu o nome "The Police" porque Police era escrito da mesma maneira em vários idiomas, todo mundo sabia o que era. O mesmo acontece com ZERØ, daí termos nos decidido por esse nome (...)
Sempre gostei de acreditar que as nossas influências não se refletem na nossa sonoridade, eu prefiro crer, pretensiosamente, que o Zero tem estilo próprio.
Então onde se ler: "influências", leia-se: "bandas que gostamos de ouvir".  O Zero da formação original até que podia soar gótico, a temática era soturna e as influências iam de "Gang of Four" a "Talking Heads", passando por 'Bauhaus" e "Joy Division". Mas na formação clássica éramos uma banda neo-romântica progressiva - se é que isso existe - e as influências menos óbvias, mas eu gostava muito de "Simple Minds", "Tears for Fears", "Depeche Mode", sem nunca deixar de lado os ídolos progressivos como o "Gênesis" e "Pink Floyd". Resumindo, as nossas maiores influências foram o "Progressive Rock" inglês dos anos 70, a "New Wave" inglesa e o "Art-Rock" norte americano dos anos 80 (...)" Guilherme Isnard (Extracto de la entrevista concedida a Marcos Vicente, publicada en autobahn.com.br en 2003)

Temas

CD 1
01
Cada fio um sonho
Guilherme Isnard - Freddy Haiat - Ricky Villas Boas
02
Agora eu sei
Guilherme Isnard - Freddy Haiat
Zero & Paulo Ricardo
03
Formosa
Guilherme Isnard - Freddy Haiat - Eduardo Amarante
04
Os olhos falam
Guilherme Isnard - Nelson Coelho - Fabio Golfetti - Alberto Birger - Claudio Souza
05
Passos no escuro
Guilherme Isnard - Alberto Birger - Ricky Villas Boas
06
Quero te contar
Guilherme Isnard - Eduardo Amarante - Freddy Haiat
07
Algum vício
Guilherme Isnard - Freddy Haiat - Ricky Villas Boas - Eduardo Amarante - Malcolm Oakley
08
Quimera
Guilherme Isnard - Freddy Haiat - Ricky Villas Boas - Eduardo Amarante - Malcolm Oakley
09
Linha da vida
Guilherme Isnard - Freddy Haiat - Ricky Villas Boas - Eduardo Amarante - Malcolm Oakley
10
Abuso de poder
Guilherme Isnard - Freddy Haiat - Malcolm Oakley
11
Medo de voar
Guilherme Isnard - Freddy Haiat - Malcolm Oakley
12
Carne humana
Guilherme Isnard - Freddy Haiat - Malcolm Oakley
13
Seu planeta
Guilherme Isnard - Freddy Haiat - Malcolm Oakley
14
Game over
Guilherme Isnard - Freddy Haiat - Malcolm Oakley
15
Sem pudor
Guilherme Isnard - Freddy Haiat - Malcolm Oakley
16
A luta e o prazer
Guilherme Isnard - Freddy Haiat - Malcolm Oakley