Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Pétalas

Clara Becker
Discos: MPB / Jazz

Disponible

14,95 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Independiente / Trama
Estilo MPB / Jazz
Año de Edición Original 2003

Más

Clara Becker (voz)

Walmir Gil (trompeta), Teco Cardoso (saxo soprano, flauta), Nailor “Proveta” Azevedo (clarinete), Toninho Ferragutti (acordeón), Benjamim Taubkin (piano, sintetizador, arreglos), Leandro Braga (piano, arreglos), Edmilson Capelupi (guitarra acústica, guitarra de 7 cuerdas), Ronen Altman (bandolim), Sylvio Mazzuca Jr. y Renato Loyola (contrabajo), Guello (percusión), Adriana Holtz (cello).

Buen debú discográfico de la cantante Clara Becker (Porto Alegre, Rio Grande do SUl, 1964) (Maria Clara Becker de Sousa Chagas). En clima sereno e intimista canta al amor con voz suave (que recuerda a la de Nara Leão) y buena técnica vocal (no en vano es hija de los actores Walmor Chagas y Cacilda Becker). El repertorio, nada obvio, incluye canciones inéditas de Fátima Guedes, Simone Guimarães y Alexandre Lemos.

"A estreante Clara Becker desfolha 'Pétalas' com voz cariciosa de Nara Leão. E, como a inspiradora, traça um cardápio que foge da MPB óbvia. Por sinal, 'amor' é o tema do disco de estréia de Clara Becker, mas ela não se rendeu ao clichê. Aluna de Pepe Castro Neves e Ian Guest, CB começou no teatro. Em 1999, no solo 'Falando de Amor', foi dirigida por Walmor Chagas (de quem é filha com Cacilda Becker), com quem dividiria o palco em 'Lua e Conhaque'. Nas escolhas amorosas do CD, ela prenuncia a atitude das divas da geração 00. Fisga outras facetas de famosos, como o Chico Buarque do tango teatral 'Lola', o Alceu Valença nada forroseiro de 'Pétalas' (com Herbert Azul), o Vinícius de Moraes erudito de 'Acalanto da Rosa' (com Cláudio Santoro), a Sueli Costa pouco difundida de 'Cinema Antigo' (com Cacaso), de melodia estonteante. E mais: o Beto Guedes dolorido de 'Tanto' (com Ronaldo Bastos), o recente Fred Martins ('Novamente', com Alexandre Lemos) e os ancestrais Bide e Marçal em 'Violão Amigo', gravada por Gilberto Alves em 1942, antecipando a arrojada arquitetura do manifesto da bossa Desafinado." Tarik de Souza (Jornal do Brasil - Caderno B, 16.04.2003)

"Pode faltar personalidade vocal a Clara Becker. Mas não correção técnica nem amor pela música ao cantar. E, muito menos, personalidade artística a essa estreante em disco com 'Pétalas'. Personalidade expressa nas escolhas de repertório - sofisticado e nada óbvio - e arranjadores, o que há de melhor em São Paulo (Benjamim Taubkin, de Zizi Possi e Mônica Salmaso) e Rio (Leandro Braga, de meia MPB). Clara passeia por canções de amor de forma contida. Contenção recomendável para o arrojo harmônico e o vigor poético do nível de 'Cinema Antigo' (Sueli Costa / Cacaso) e 'Tanto' (Beto Guedes / Ronaldo Bastos). Mostrando que não está nem aí para obviedades, de Chico Buarque pinça 'Lola', imerecidamente obscura canção dos anos 80, em algum lugar entre um cabaré de Berlim e um botequim de Buenos Aires, no acordeon de Toninho Ferragutti. De Vinícius de Moraes, 'Acalanto da Rosa', da série de líricas canções com o erudito Cláudio Santoro. Dos antigos, traz da dupla do Estácio Bide e Marçal, 'Violão Amigo'. É aberta a novidades. Canta Simone Guimarães (o lindo 'Blues da Despedida'), Fred Martins (a densa 'Novamente', gravada, mas não esgotada, por Ney Matogrosso) e Alexandre Lemos ('Sempre Assim'). Taí rara cantora que sabe escolher." Hugo Sukman (O Globo - Segundo Caderno, 01.04.2003)

A cantora estréia com o delicado e monotemático 'Pétalas', trabalho que traz canções românticas de bom gosto.
"Pétalas, o CD de estréia de Clara Becker, é um trabalho alheio à crise que acontece a indústria fonográfica nacional. O amor é a aposta dela e da gravadora Trama, que distribui o disco, gravado pelo selo independente da artista, o Vila Pirutinga, para sair da mesmice na qual está encalhada a música brasileira. Clara Becker desdenha para o gosto das massas e canta o amor de um modo mais sofisticado. Seu disco 'Pétalas' prima por este sentimento revestido de uma elevação espiritual e cultural." Paulo Polzonoff Jr (Jornal do Estado - Espaço 2, Curitiba (Paraná, 07.04.2003)

Temas

CD 1
01
Pétalas
Herbert Azul - Alceu Valença
02
Cinema antigo
Sueli Costa - Cacaso
03
Sempre assim
Alexandre Lemos
04
Lola
Chico Buarque de Hollanda (Chico Buarque)
05
Blues da despedida
Simone Guimarães
06
Tanto
Alberto de Castro Guedes (Beto Guedes) - Ronaldo Bastos
07
Lilith
Fátima Guedes
08
Viola quebrada
Mário de Andrade
09
Novamente
Fred Martins - Alexandre Lemos
10
Acalanto da rosa
Cláudio Santoro - Vinicius de Moraes
11
Violão amigo
Alcebíades Maia Barcelos (Bide) - Armando Vieira Marçal (Marçal)