Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Água de beber (Jobim e suas fontes)

Maogani
Discos: MPB / Jazz

Disponible

14,95 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Biscoito Fino / Discmedi
Estilo MPB / Jazz
Año de Edición Original 2004
Instrumental

Más

Maogani: Marcus Tardelli (requinto, guitarra acústica), Paulo Aragão (guitarra de 8 cuerdas), Marcos Alves y Carlos Chaves (guitarra acústica).

Participación especial de: Jessé Sadoc Jr. (trompeta).

Edición en formato Digipack.

Tercer álbum del excelente cuarteto de guitarras carioca.

"A música popular brasileira tem uma grandiosa tradição instrumental em sua história. O violão é, talvez, o instrumento musical mais imediatamente reconhecido como fazendo parte dessa história. Carregando ambas tradições, o Quarteto Maogani é uma das formações mais elogiadas da contemporânea música instrumental brasileira.
O Quarteto Maogani foi formado por Marcus Tardelli, Carlos Chaves, Marcos Alves e Paulo Aragão em 1995, em um curso de harmonia funcional e improvisação do lendário violonista Marco Pereira, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde todos estudaram música. De lá pra cá, foram prêmios, muitos shows e três álbuns. O mais recente, "Água de Beber" -dedicado a Tom Jobim-, lançado no ano passado pela gravadora carioca Biscoito Fino.
(...) Marcos Alves conta que o grupo já tem uma tradição de gravar discos com uma idéia, mais do que simplesmente compilar músicas. "Eu acho que na arte a idéia é a coisa principal. Sem uma idéia por trás, a arte não se sustenta. Então, para nossos álbuns, primeiro pensamos em uma idéia e depois começamos a pesquisar repertório em cima das coisas que achamos que vão funcionar dentro disso. Testamos essas coisas no show, o público é nosso termômetro. O que funciona bem vai para o disco, que depois funciona como base para o show. É tudo um ciclo."
Uma das principais características do Quarteto Maogani, que vem desde o berço do conjunto, é a ponte que estabelecem naturalmente entre erudito e popular. Seguindo a tradição de músicos como Radamés Gnattali e Heitor Villa-Lobos -e Tom Jobim-, o quarteto não coloca limites na sua música, deixando as barreiras entre as duas coisas se tornarem quase inexistentes. Com vivência erudita, mas forte interesse popular, os músicos do quarteto desenvolvem arranjos camerísticos que soam populares e trazem profundidade clássica. "Entre nós, nem usamos mais esses termos. Já se tornaram coisas intrínsecas", diz.
Por sua riqueza de referências, o som do conjunto acaba soando atemporalmente brasileiro. Questionado se considera suas interpretações como algo moderno ou tradicional, o músico demonstra o espírito do quarteto: "O conceito de modernidade é algo muito relativo, tanto para quem faz quanto para quem ouve. Alguns acham que fazer música moderna é encher as composições de polirritmias e dissonâncias. Outros acham que é tocar samba com um DJ. Outros já acham que, se você tocar uma composição do século 19 sem mudar nada, aquilo vai ser muito moderno. São todos conceitos muito diferentes e amplos e válidos. Mas, pra gente, isso é uma coisa meio ambígua. Nós não pensamos muito se o que fazemos é moderno ou não, mas acho que nos encaixamos na tradição e na modernidade juntas. A gente mistura tudo"." Ronaldo Evangelista (Folha de S.Paulo, 18.07.2005)

Temas

CD 1
01
Lamento no morro
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) - Vinicius de Moraes
02:57
02
Imagina
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) - Chico Buarque de Hollanda (Chico Buarque)
04:11
03
Água de beber
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) - Vinicius de Moraes
03:50
04
Correnteza
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim)
04:06
05
Morena boca de ouro
Ary Barroso
03:50
06
Desprezado
Alfredo da Rocha Vianna (Pixinguinha)
06:15
07
Canhoto
Radamés Gnattali
02:29
08
Derradeira primavera
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) - Vinicius de Moraes
03:47
09
Mulher
Custódio Mesquita - Sadi Cabral
04:30
10
Canto do Sertão (das Bachianas brasileiras nº4)
Heitor Villa-Lobos
Maogani & Jessé Sadoc Jr.
04:23
11
O morro não tem vez
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) - Vinicius de Moraes
03:22
12
Insensatez
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) - Vinicius de Moraes
02:56
13
Valsa de Eurídice
Vinicius de Moraes
06:01
14
O frevo de Orfeu
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) - Vinicius de Moraes
02:20