Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

A personalíssima

Isaura Garcia
Discos: Música popular brasileña años 40

Disponible

11,85 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello BMG / RCA
Estilo Música popular brasileña años 40
Año de Inicio de Recopilación 1943
Año de Fin de Recopilación 1951
Año de Edición Original 1969

Más

Isaura Garcia (voz)

Participación especial de: Pixinguinha & Benedito Lacerda, Nelson Gonçalves y Os Namorados da Lua.

Duración aproximada: 34'.

"Isaura Garcia (26 de fevereiro de 1923 – 30 de agosto de 1993) poderia estar festejando hoje 100 anos se não tivesse morrido há três décadas, aos 70 anos, vítima de edema pulmonar. Ou talvez 104 anos, já que há fontes que sustentam que a artista nasceu em 1919, e não em 1923.
O fato é que, quando morreu, Isaurinha Garcia – como era conhecida essa cantora paulistana da era do rádio – já estava fora de cena, esquecida pela indústria da música.
Hoje são poucos os que vão lembrar dessa intérprete imortalizada com o epíteto de A Personalíssima pela forma singular com que dava voz a sambas e a sambas-canção com o sotaque de quem se criou no Brás, italianíssimo bairro de São Paulo (SP), cidade natal da artista, de onde Isaura quase nunca se afastou, embora tenha atuado muito em palcos do Rio de Janeiro (RJ) e viajado pelo Brasil no apogeu da trajetória artística.
Talvez haja quem lembre que foi Isaurinha a cantora que amplificou Mensagem (Cícero Nunes e Aldo Cabral, 1946), o samba-canção dos versos “Quando o carteiro chegou / E o meu nome gritou / Com uma carta na mão...”. Mensagem conquistou o Brasil há 77 anos na gravação original de Isaurinha e reverberou décadas depois na voz teatral de Maria Bethânia, quando muitos já desconheciam o legado da cantora paulistana de vida folhetinesca.
Sim, fora dos palcos, Isaurinha viveu melodramas como o de Mensagem, seja quando fugiu de casa para poder tentar a sorte na música, seja quando amargou duras sofrências por conta de amores doídos. O casamento com o organista e arranjador pernambucano Walter Wanderley (1932 – 1986), por exemplo, gerou embates conjugais dignos dos dramas das novelas da era do rádio.
Voz da Rádio Record, que a contratou em 1938 após a cantora debutante vencer concurso com a interpretação do samba Camisa listrada (Assis Valente, 1938) que ecoava a referencial Carmen Miranda (1909 – 1955), a cantora transitou entre os auditórios das rádios, os estúdios de gravação e eventualmente até os sets cinematográficos, tendo soltado a voz no filme Caídos do céu (1946).
Embora a discografia de Isaurinha, iniciada em 1941, tenha fica marcada pelo estouro de Mensagem, a cantora emplacou sucessos como Teleco-teco (Murilo Caldas e Marino Pinto, 1942), Aperto de mão (Augusto Mesquita, Jaime Florence e Horondino Silva, 1943), O sorriso de Paulinho (Mário Rossi e Gastão Viana, 1943), Edredon vermelho (Herivelto Martins, 1946) e De conversa em conversa (Lúcio Alves e Haroldo Barbosa, 1947), samba lançado na voz versátil da cantora.
Isaurinha Garcia sabia cair no suingue do samba, era brilhante quando contagiada pela febre do baião e dava voz a choros com a devida leveza e balanço.
Contudo, como muitas cantoras da era do rádio, também sabia fazer drama ao encarar o repertório geralmente folhetinesco da fase pré-Bossa Nova. A propósito, a união com Walter Wanderley, músico associado à bossa e grande amor da vida da artista, aproximou Isaurinha do cancioneiro da turma do amor, do sorriso e da flor.
Ainda assim, Isaurinha Garcia nunca deixou de ser... Isaurinha Garcia, A Personalíssima, cantora centenária a partir de hoje (ou de 26 de fevereiro de 2019...), mas desde sempre na história da música brasileira." Mauro Ferreira (g1.globo.com, 26.02.2023)

Temas

CD 1
01
Velha amizade
Antonio Domingues - José Marcilio
02
Seresteiro
Benedicto Lacerda - Alfredo da Rocha Vianna (Pixinguinha)
03
Cicatrizes
Marino Pinto - Herivelto Martins
04
No rancho fundo
Ary Barroso - Lamartine Babo
05
Ai Yoyô (Linda flor)
Henrique Vogeler - Luiz Peixoto - Marques Porto
06
Teu retrato
Benjamin Baptista - Nelson Gonçalves
07
De conversa em conversa
Lúcio Alves - Haroldo Barbosa
08
Sofres porque queres
Alfredo da Rocha Vianna (Pixinguinha) - Benedicto Lacerda
09
O século do progresso
Noel Rosa
10
Amor impossível
Augusto Mesquita - Jayme Florence
11
Dura nega
Herivelto Martins
12
Deixa o povo falar
Erasmo Silva