Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales
¡Precio rebajado! Célia Maria (Na asa do vento,...)

Célia Maria (Na asa do vento,...)

Célia Maria
Discos: MPB Maranhão

Disponible

8,31 € impuestos inc.

-50%

16,62 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Caravelas
Estilo MPB Maranhão
Año de Edición Original 2001

Más

Célia Maria (voz)

Toninho Carrasqueira (flauta), Zezinho Pitoco (clarinete), Paulinho (trompeta), Sumé (saxo alto), Valdir (trombón), Fábio Torres (piano, teclados), Ubiratan Sousa (guitarra acústica, cavaquinho, percusión, coros, arreglos, dirección, producción), Lau (bajo), Adriano (batería, percusión), Zé Pretinho (percusión), Mochel, Fernando, Naná y Amanda Barros (coros), Mauro Brúcoli (cello).

Edición de 2003, del disco lanzado de forma independiente en 2001.

Primero (y único, de momento) álbum de la excelente y elegante cantante maranhense Maria Cecília Bruce dos Reis, que adoptó su nombre artístico ya en su infancia, en los años 50, cuando se presentó a los primeros concursos de cantantes noveles. Ella misma lo explica así: "Meu nome de verdade é Maria Cecília, mas quando eu fui fazer a apresentação na rádio, fiquei com medo de ser 'gongada' e aí mudei a ordem e o nome, para que se isso não acontecesse e eu não fosse reconhecida".

"A trajetória musical de Célia Maria começou nos anos de 1950, ainda na infância, aos 7 anos de idade, participando de um show de calouros na Rádio Difusora, no programa "O Domingo é Nosso". A voz da menina agradou ao público e logo ela foi contratada. Foi nessa época também que ela adotou o nome artístico Célia Maria. Começou a cantar profissionalmente aos 12 anos. Aos 16 estava no Rio de Janeiro e depois em São Paulo para gravar. No Rio morou por mais de trinta anos, e em São Paulo, residiu por outros seis onde dividiu palco com artistas de renome.
Na época, em que a artista era considerada uma referência na música local, foi o grande momento da música no rádio no Brasil, revelando talentos como Dalva de Oliveira, Emilinha Borba e Araci de Almeida.
A cantora já dividiu palcos com grandes nomes da nossa música como Elizeth Cardoso e Cartola durante quase 30 anos em que passou morando no Rio de Janeiro. A artista morou também em São Paulo, onde conheceu Ângela Maria e Jair Rodrigues que também estavam no início da carreira. Um dos momentos áureos da carreira foi nos anos 70 em que, ao lado do amigo maranhense João do Vale, pode conviver com artistas como Cartola, Zé Ketti, Clementina de Jesus e Paulinho da Viola, quando frequentava o Bar Zica Cartola, no Morro da Mangueira.
Apesar de vários anos dedicados à música, a cantora tem apenas um disco gravado, o homônimo Célia Maria (2001). A obra traz sambas e reúne grandes clássicos da música popular brasileira, mesclando compositores maranhenses com nacionais. No álbum, regravou canções como "Beatriz" e "Retrato em Branco e Preto", de Chico Buarque, "Lápis de Cor", de Cesar Teixeira, "Na Asa do Vento", de João do Vale, entre outras. Na interpretação de Célia Maria, as canções ganham versões em uma voz sofisticada, mas com versatilidade para adequar-se tanto aos ritmos mais sincopados quanto nas interpretações mais densas que exigem uma carga de dramaticidade para expressar as poesias." O Estado do Maranhão

Temas

CD 1
01
Na asa do vento
João do Vale - Luiz Vieira
04:59
02
Beatriz
Edu Lobo - Chico Buarque de Hollanda (Chico Buarque)
04:19
03
Milhões de uns
Joãozinho Ribeiro
05:33
04
Couro de gato
Luís Bulcão
03:46
05
Lápis de cor
Carlos Cesar Teixeira
03:37
06
Quatro estações
Ubiratan Sousa
03:10
07
Retrato em preto e branco
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) - Chico Buarque de Hollanda (Chico Buarque)
03:25
08
Ingredientes do Samba
Antonio Vieira
02:40
09
Samba choro
Chico Maranhão
03:41
10
Lágrimas 
Bibi Silva
02:30