Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Rádio Pirata ao vivo

RPM
Discos: Rock

Disponible

16,62 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Sony / Epic
Estilo Rock
Año de Edición Original 1986
Concierto

Más

RPM: Paulo Ricardo (voz, bajo), Fernando Deluqui (guitarra), Luiz Schiavon (teclados), Paulo Pagni (batería).

Grabado "ao vivo" (en directo) en el Palácio das Convenções do Anhembi, en São Paulo, los dias 26 y 27 de mayo de 1986.

Primera edición en CD, de 2002, del disco lanzado originalmente en 1986 por el sello Epic/CBS.

Segundo álum de la banda paulistana de rock formada en 1984, liderada por Paulo Ricardo y Luiz Schaiavon.

"(...) Em 1985, chega às lojas Revoluções por Minuto, no vácuo de um país ainda perplexo com a morte de Tancredo Neves. O misto de paixão platônica e pretensa declaração de amor de "Olhar 43" emplaca nas rádios e abre caminho para que outras faixas, mais politizadas e conceituais, façam o mesmo. As faixas do disco tratam também de temas como política internacional e transformações socioeconômicas. As canções são marcadas pela forte presença da bateria eletrônica e pelo clima soturno dos arranjos de Luiz Schiavon. O sucesso do álbum é tanto que o RPM emplaca rapidamente uma sequência de hits no rádio e chega à marca de 900.000 cópias vendidas em pouco mais de um ano.
Logo depois dos primeiros shows de divulgação, o RPM fecha contrato com o empresário Manoel Poladian, que procurava uma banda em ascensão no rock brasileiro para o seu elenco de artistas platinados de MPB. Os costumeiros palcos das danceterias são trocados por uma megaprodução, com direito a Ney Matogrosso assinando luz e direção, canhões de raio laser e multidões espremidas em ginásios e estádios. A esta altura, Paulo Ricardo já é considerado sex symbol, estampando diversas capas de revistas e fazendo sucesso entre as fãs.
Sem futuros hits na manga e para manter a banda em alta, Poladian, músicos e gravadora lançam em julho de 1986 um novo álbum, com parte do registro de dois shows da turnê histórica. O repertório de Rádio Pirata ao Vivo traz quatro gravações inéditas (sendo dois covers) e cinco faixas de Revoluções por Minuto. Com a ajuda dos preços congelados do Plano Cruzado, 500 mil cópias são vendidas antecipadamente. Rapidamente as vendas de Rádio Pirata ao Vivo disparam e chegam a 3,7 milhões. O RPM transforma-se na banda de maior vendagem da indústria fonográfica nacional até então. O sucesso foi tanto que no mesmo ano o grupo foi o tema principal de uma edição integral do programa jornalístico Globo Repórter, com reportagem de Pedro Bial." (Wikipedia)

Temas

CD 1
01
Revoluções por minuto
Paulo Ricardo - Luiz Schiavon
02
Alvorada voraz
Paulo Ricardo - Luiz Schiavon - Paulo Pagni
03
A cruz e a espada
Paulo Ricardo - Luiz Schiavon
04
Naja (instrumental)
Paulo Ricardo - Luiz Schiavon
05
Olhar 43
Paulo Ricardo - Luiz Schiavon
06
Estação no inferno
Paulo Ricardo - Luiz Schiavon
07
London, London
Caetano Veloso
08
Flores astrais
João Ricardo - João Apolinário
09
Rádio pirata
Paulo Ricardo - Luiz Schiavon