Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Real grandeza (Parcerias com Waly Salomão)

Jards Macalé
Discos: MPB

Disponible

18,49 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Biscoito Fino / Discmedi
Estilo MPB
Año de Edición Original 2005

Más

Jards Macalé (voz, guitarra acústica)

Dirceu Leite (vientos), Cristóvão Bastos (piano), Pedro Sá (guitarra eléctrica), Jorge Helder (contrabajo), Kassin (bajo), Jurim Moreira o Domenico Lancellotti (batería), Ovídio Brito (pandeiro), Chacal (percusión), Márcio Mallard (cello), As Gatas (Silvia Pires, Zélia Bastos, Keilla dos Santos, Zenilda Barroso y Dinorah Pires) (coros).

Participación especial de: Waly Salomão (voz), Adriana Calcanhotto (voz, guitarra acústica), Maria Bethânia (voz), Luiz Melodia (voz), Frejat (voz, guitarra eléctrica, bajo, teclados, programaciones), Vulgue Tostoi (Marcello H (voz, programaciones), Junior Tostoi (craviola eléctrica, bajo, programaciones), Rodrigo Campello (sintetizadores, programaciones)).

Edición en formato Digipack.

"Há parcerias que não precisam de mais do que 12 músicas para se firmar como fundamentais. É o caso de Noel Rosa/ Vadico, Tom Jobim/Chico Buarque e, guardadas as diferenças, Jards Macalé/ Waly Salomão. "Real Grandeza", o novo CD de Macalé, é o registro dessa obra, feito dois anos após a morte do amigo poeta.
Além da beleza em si das canções, elas mostram como a dupla continuou tropicalista e antropofágica pós-exílio de Gil e Caetano, pós-prisão de Salomão por porte de maconha, pós-repressão no regime militar a tudo o que fosse diferente e "marginal" -rótulo que grudou em Macalé e ofusca seu brilho de compositor.
"Este CD não é homenagem nem tributo, mas, sim, a afirmação de uma parceria vitoriosa que se inicia em 1967, atravessa a década de 70, flerta com os 80, retorna no final dos 90, se reafirma no início do segundo milênio e desemboca em 2005", escreveu Macalé, garantindo fidelidade eterna ao rei Salomão. Há duas maravilhas inéditas no CD. Na primeira, "Olho de Lince", a voz gravada de Waly entoa versos de mais completa tradução da dupla: "Quando quero saber o que ocorre à minha volta/ Ligo a tomada abro a janela escancaro a porta/ Experimento tudo nunca me iludo (...) quem fala de mim tem paixão".
Em "Berceuse Criolle", belamente acompanhada de um trio violão-piano-cello, Maria Bethânia canta com conhecimento de causa versos que remetem à remota Bahia de "mãinha" e "painho" -Salomão nasceu em Jequié, a cantora, em Santo Amaro da Purificação.
As regravações formam um painel de contrastes (palavra cara a Macalé) e excessos que são o sangue de Macal & Sailormoon. "Rasguei no dente seu retrato", rasga a letra de "Senhor dos Sábados", um bolero que podia ser, mas não é, bem-comportado.
"Seu Castelo de baralho vai se desmanchar/ (...) Sobre o borralho da sarjeta", pragueja a fossa de "Dona de Castelo", com Macalé sofrendo ao lado apenas do piano de Cristóvão Bastos.
"Negra melodia/ Que vem do sangue do coração/ I know how to dance", canta o homenageado (também "marginal") Luiz Melodia em "Negra Melodia", reggae que se embaralha com o samba, misturando Jamaica e o morro do Estácio, os sons jovens de Kassin, Pedro Sá e Domenico com as vozes das pastoras de As Gatas.
Outras participações bem-sucedidas são as de Adriana Calcanhotto em "Anjo Exterminado" e Frejat em "Mal Secreto", um rock-colagem que Cazuza assinaria com prazer: "Corro, choro, converso e tudo o mais jogo num verso", diz o trecho que parodia "Quero que Vá Tudo pro Inferno", do outro Rei.
Já "Vapor Barato" ganha da banda Vulgue Tostoi uma versão tediosa, cujo único mérito é conceitual: revestir das eletricidades e eletrônicas do presente um hino que era hippie e transcendeu o contexto original.
O blues "Rua Real Grandeza", o xote "Revendo Amigos" e o ponto-de-macumba "Ponto de Luz" completam a saborosa geléia geral do CD. Só faltou da dupla, salvo peças ainda inéditas, "O Faquir da Dor", haicai autobiográfico de Salomão musicado-encampado pelo parceiro: "Ao distinto público, ouvintes de casa, vou ficar aqui/ Exposto à audição pública como o faquir da dor".
Macalé lança o disco na próxima quarta-feira, no Circo Voador, no Rio, quando cantará músicas dedicadas ao momento do país, como a sua inédita "Instintos Primitivos", inspirada em Roberto Jefferson, "Onde Está a Honestidade?", de Noel Rosa, e "Reunião de Bacana", do grupo Exporta Samba ("Se gritar "pega ladrão'/ Não fica um, meu irmão")." (Luiz Fernando Vianna (Folha de S.Paulo, 09.09.2005)

Temas

CD 1
01
Ôlho de lince
Jards Anet da Silva (Jards Macalé) - Waly Salomão
04:24
02
Rua Real Grandeza
Jards Anet da Silva (Jards Macalé) - Waly Salomão
03:06
03
Senhor dos sábados
Jards Anet da Silva (Jards Macalé) - Waly Salomão
03:07
04
Anjo exterminado
Jards Anet da Silva (Jards Macalé) - Waly Salomão
Jards Macalé & Adriana Calcanhotto
03:15
05
Dona do castelo
Jards Anet da Silva (Jards Macalé) - Waly Salomão
Jards Macalé & Cristóvão Bastos
03:28
06
Vapor barato
Jards Anet da Silva (Jards Macalé) - Waly Salomão
Jards Macalé & Vulgue Tostoi
04:32
07
Mal secreto
Jards Anet da Silva (Jards Macalé) - Waly Salomão
Jards Macalé & Frejat
03:47
08
Negra melodia
Jards Anet da Silva (Jards Macalé) - Waly Salomão
Jards Macalé & Luiz Melodia
04:19
09
Revendo amigos
Jards Anet da Silva (Jards Macalé) - Waly Salomão
04:48
10
Berceuse criolle
Jards Anet da Silva (Jards Macalé) - Waly Salomão
Jards Macalé & Maria Bethânia
03:19
11
Pontos de luz
Jards Anet da Silva (Jards Macalé) - Waly Salomão
Jards Macalé & As Gatas
02:38