Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Piano Duo

Eva Gomyde & Carlos Roberto Oliveira
Discos: Jazz / MPB

Disponible

16,62 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Maritaca
Estilo Jazz / MPB
Año de Edición Original 2005
Instrumental

Más

Eva Gomyde (piano), Carlos Roberto Oliveira (piano)

Grabado en la Sala Laura Abrahão del Teatro Santa Marcelina, en febrero de 2005.

"O Duo é a realização de um projeto pianístico que procura explorar toda a potencialidade melódica, harmônica, rítmica, percussiva e também orquestral que o piano proporciona. O trabalho é dirigido no sentido de tirar proveito da riqueza da Musica Popular Brasileira, que, com toda a sua diversidade, proporciona arranjos elaborados pelos próprios pianistas com os mais variados matizes sonoros, que o Duo procura ressaltar.
Entre os compositores brasileiros destacam-se temas de Tom Jobim, Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Egberto Gismonti, Milton Nascimento, Dom Salvador, Ivan Lins, etc, como também temas dos próprios pianistas. Quanto à execução, as suas formações clássica e jazzística lhes permitem desenvolver um trabalho musical na busca de um aprimoramento da sonoridade e da dinâmica pianística.

Trabalho inédito no Brasil, esse Duo com dois pianos representa um desafio aos artistas na medida em que as mais variadas dificuldades tem que ser superadas, passando pela realização dos arranjos com roupagem moderna até a disponibilidade de salas que acomodem os instrumentos."

"Eva Gomyde e Carlos Roberto Oliveira apresentam várias maneiras de subtrair sons de um piano. Ou melhor, de dois. A gravação, realizada no Teatro Santa Marcelina, é daquelas que exigem do músico muita dedicação e inspiração. Isto está claro em todo o disco. Eles entortam "Samba de uma N"ota Só", de Tom Jobim e Newton Mendonça, chegando a misturar o dedilhado direto nas cordas do instrumento com batucadas no corpo do piano. Constroem um prelúdio clássico para "Loro" (Egberto Gismont), antes de dialogarem contrapontos perfeitos como dois bons amigos. E dão ainda mais vivacidade ao choro "Escorregando", de Ernesto Nazareth. De Dom Salvador, o criador do trio Rio65 - mais um nome que elevou a música brasileira no exterior - eles apresentam "Meu Caro Irmão", "Maria" e "Luá". Eva assina três autorais - "Baião Pentatônico", "Baderna Modal" e "Tema para Segunda-Feira" - e Carlos Roberto, uma - "Prelúdio". Nestas últimas, a criatividade foi ainda obrigada a se manter em alta, sustentando as variação que esbarravam nas construções eruditas. No entanto, em nenhum instante os dois foram capazes de ofuscar a força da música brasileira declamada por essas quatro mãos." MM (Revista Jazz +, Junio - Ano 2 nº 12)

Temas

CD 1
01
Baião pentatônico
Eva Gomyde
02
Samba de uma nota só
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) - Newton Mendonça
03
Meu caro irmão
Dom Salvador
04
Loro
Egberto Gismonti
05
Prelúdio
Carlos Roberto Oliveira
06
Badernal modal
Eva Gomyde
07
Escorregando
Ernesto Nazareth
08
Mariá
Dom Salvador
09
Tema para segunda-feira
Eva Gomyde
10
Luá
Dom Salvador
11
Arruaça
Yves Rudner Schimidt