Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales
¡Precio rebajado! Oiapok xui

Oiapok xui

Uakti
Discos: MPB / Folclore

Disponible

9,25 € impuestos inc.

-50%

18,49 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Independiente / Sonhos & Sons
Estilo MPB / Folclore
Año de Edición Original 2005
Instrumental

Más

Uakti: Marco Antonio Guimarães (piano, arreglos, dirección), Paulo Sérgio dos Santos (marimbas, percusión, berimbau, coros, arreglos), Artur Andrés Ribeiro (flautas, marimbas) y Décio de Souza Ramos (marimbas, bajo, percusión, coros).

Participación especial de: Samuel Rosa (voz), Kristoff Silva (guitarra acústica) y Daniela Ramos (percusión, coros), João Leite (coros).

10º disco del original grupo mineiro formado en 1978 por iniciativa de Marco Antônio Guimarães, discípulo del compositor suizo Walter Smetak.
Tras su disco dedicado a clásicos de la música erudita, Uakti viaja por temas populares brasileños, que además de temas de danzas populares, contiene cuatro variaciones de la famosa canción "Águas de Março" de Tom Jobim.

"Da simplicidade de garrafões d'água e embalagens de vidro à complexidade de engenhocas construídas com tubos de PVC, cabaças, metal, vidro... e água. Não há limites para a criatividade instrumental e sonora do Uakti.
O grupo mineiro traz uma rica parafernália musical e uma variedade de sons, harmonias e melodias extraídas de instrumentos inimagináveis -ou quase, não fosse a inventividade de Marco Antônio Guimarães, criador do "laboratório de sons" do Uakti e diretor artístico do novo álbum, "Oiapok Xui" com releituras de ritmos brasileiros como as quatro variações de "Águas de Março", de Tom Jobim, capazes de criar na mente uma representação visual de paus, cacos de vidros e água por meio dos sons extraídos de marimbas de vidro, pans inclinados, caxixis etc. A amizade com Milton Nascimento, companheiro de vários trabalhos, é lembrada em uma versão de "Cravo e Canela", cantada por Samuel Rosa, do Skank. "É uma música genial, é a mais linda, perfeita, tanto a melodia quanto a harmonia e a letra", diz o músico Paulo Santos, 51.
Outra canção bem brasileira que ganha releitura do grupo é "Aquarela do Brasil", de Ary Barroso, com um arranjo percussivo, acrescido da flauta. Nas outras canções, o grupo redesenha folguedos nordestinos, como em "Cavalo-Marinho/Bumba-meu-Boi", e passeia por Minas em "Calango em Pedra Quente".
"Não é um disco de ritmos brasileiros. É uma visão nossa, uma leitura dos ritmos nacionais levados para o nosso instrumental."" Janaina Fidalgo (Folha de S.Paulo, 03.05.2005)

Temas

CD 1
01
Variações sobre Águas de Março - Tema e variação I
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) (Arr. Marco Antonio Guimarães)
05:39
02
Variações sobre Águas de Março - Variação II
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) (Arr. Marco Antonio Guimarães)
03:07
03
Variações sobre Águas de Março - Variação III
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) (Arr. Marco Antonio Guimarães)
03:12
04
Variações sobre Águas de Março - Variação IV
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) (Arr. Marco Antonio Guimarães)
01:32
05
Cravo e canela
Milton Nascimento - Ronaldo Bastos
Uakti & Samuel Rosa
04:58
06
Maculelê de Marimbá
Marco Antonio Guimarães
03:10
07
Cavalo marinho / Bumba-meu-boi
D.P.
05:21
08
Calango em pedra quente
Marco Antônio Guimarães
04:01
09
Aquarela do Brasil
Ary Barroso
03:34
10
Forró de larra
Paulo Sérgio dos Santos
05:12
11
Folia de Reis Magos
Marco Antônio Guimarães
04:02
12
Valsinha de Vila
Marco Antônio Guimarães
09:54