Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Caminhos cruzados (Caymmis, Lobos & Jobins)

Quarteto em Cy
Discos: MPB

Disponible

16,62 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Som Livre
Estilo MPB
Año de Edición Original 1981

Más

Quarteto em Cy: Cyva, Cynara, Cybele y Sonya.

Arreglos de Luiz Cláudio Ramos y Paulo Jobim.

Participación especial de: Antonio Carlos Jobim (piano, arreglos, en "Ai, quem me dera" y "Borzeguim") y Boca Livre (coros, en "Borzeguim").

Primera edición en CD, de 2006, en la Colección "RGE Classicos".

"Cyva teve a ideia de fazerem um disco com composições de Fernando Lobo, Dori e Danilo Caymmi e Paulo Jobim, algumas em parceria com seus respectivos pais, Edu, Dorival e Tom, e outras destes com outros parceiros. O intuito foi gravar os grandes compositores, ilustrando a continuidade genética de tanto talento. “Caymmis, Lobos & Jobims” foi o nome sugerido por Cyva. Cynara quis diferente e bateu o pé. Assim sendo, o disco saiu com dois nomes, tendo acrescentado ao título sugerido por Cyva, “Caminhos Cruzados”, título de uma das canções do repertório, composta por Newton Mendonça e Tom Jobim. O disco foi gravado pela RGE em 1981 com produção de Esdras Pereira da Silva, direção musical de Luiz Cláudio Ramos e arranjos de Tom Jobim, que também participou em duas faixas: “Borzeguim” e “Maria, é dia”. Durval Ferreira, que também era da RGE, deu um apoio muito grande à produção do LP. Esse foi o primeiro disco com a participação definitiva de Cybele em todas as faixas (...)
O produtor musical do “Caymmis, Lobos & Jobims” foi Athayde, mais conhecido pelo apelido Susto, que era muito amigo de Tom Jobim, e foi um dos integrantes do quarteto “004”, que teve uma duração muito breve, nos anos 60, mas marcou sua passagem pela música brasileira por sido o primeiro a gravar “Retrato em Branco e Preto”, de Tom e Chico. Para esse disco do Quarteto em Cy, Susto foi o responsável por organizar os ensaios que sempre aconteciam na casa de Tom Jobim, entre muitos pássaros, sorrisos e notas musicais.
A canção “Borzeguim” já havia sido apresentada por Tom em alguns poucos shows, mas o primeiro registro gravado da música foi nesse LP do Quarteto em Cy. No arranjo, o maestro usou uma infinidade de apitos que tinha, imitando o canto de pássaros e, nos ensaios, as meninas se deleitavam com as aulas de vida e música que recebiam. Cynara e Cybele aproveitaram para matar saudades do tempo em que rodeavam o piano de Tom nos ensaios de “Sabiá” para o Festival da Canção de 1968. Tom Jobim e o grupo Boca Livre participaram do coro nessa gravação." (Exracto del libro de Inahiá Castro "As Meninas do Cy - Vida e música do Quarteto em Cy" (Imprensa Oficial do Governo do Estado de São Paulo, 2012))

Temas

CD 1
01
Ai, quem me dera
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) - Marino Pinto
02
Saudade
Dorival Caymmi - Fernando Lobo
03
Maria, é dia
Paulo Jobim - Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) - Ronaldo Bastos
04
Milagre
Dorival Caymmi
05
Desenredo
Dori Caymmi - Paulo César Pinheiro
06
Caminhos cruzados
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) - Newton Mendonça
07
Vento bravo
Edu Lobo - Paulo César Pinheiro
08
Preconceito
Antonio Maria - Fernando Lobo
09
Tataravô
Paulo Jobim - Danilo Caymmi
10
Borzeguim
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim)
Quarteto em Cy & Tom Jobim