Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Zimbo Trio (Zimbo samba,...)

Zimbo Trio
Discos: Samba-jazz

Disponible

16,62 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Som Livre
Estilo Samba-jazz
Año de Edición Original 1964
Instrumental

Más

Zimbo Trio: Amilton Godoy (piano), Luiz Chaves (contrabajo), Rubens Barsotti "Rubinho" (batería).

Primera edición en CD, de 2006, en la serie "RGE Clássicos", del disco lanzado originalmente en 1964 por el sello RGE. Remasterizado, con portada, contraportada y ficha técnica originales,

Primer álbum del mítico trio paulistano, uno de los principales conjuntos del denominado samba-jazz, derivación jazzística de la bossa nova.

"(...) O grupo Zimbo Trio desempenhou um papel fundamental no contexto do programa O Fino. Sua relevância, naquele momento, destaca-se por ser o único trio, dos muitos formados na época, a ser veiculado pela televisão (um veículo de massa), levando uma proposta nova, um novo conceito em tocar música popular brasileira, sobretudo, instrumental, que até então, era apreciada por uma classe de elite, em lugares específicos e destinados a esse tipo de som. Outro dado de sua significativa participação no programa é o de ter autonomia para levar os convidados que achavam importantes no cenário musical da época, não só ajudando-os, no sentido de “abrir as portas”, saindo do desconhecimento para a consagração, como ajudando na retomada de sucesso, a exemplo do Tamba Trio, que, praticamente, não tinha mais trabalho no Rio, e quando veio se apresentar em São Paulo, o fez para um pequeno público.
O grupo Zimbo Trio também influenciou e brigou por melhor tratamento, dignidade e visão por parte de produtores e empresários, que até então, mandavam os músicos para o fosso da platéia, como no caso do Maestro Cyro Pereira, no início do programa, e dos músicos que “entravam pela porta da cozinha”.
Destaca-se a intervenção de Rubinho Barsotti que, por ter credibilidade, sendo altamente respeitado por sua bagagem musical, e personalidade peculiar, lutou pelos direitos, conseguindo maior respeitabilidade à classe musical popular. Um ponto importante que também evidencia a relevância do grupo Zimbo Trio é o fato dele ter conquistado toda sorte de prêmios importantes como melhor grupo instrumental já em 1965, menos de um ano depois de sua fundação, com quatro estrelas na revista americana de crítica musical Down Beat, com recorde de vendagem nos Estados Unidos com seu primeiro LP, e liderando os as “paradas de sucesso” à frente dos Beatles, durante seis meses consecutivos.
Apesar de ser considerado, aparentemente, como um grupo que tocava para acompanhar a cantora Elis Regina, o trio e a cantora funcionavam como um quarteto. Não existia essa divisão de funções musicais, ao contrário, existia uma integração, tão homogênea e integrada, que Elis não conseguia interpretar o repertório de então sem o trio, pois a voz, o conceito e acentuações rítmicas da cantora mesclavam-se ao arranjo do trio, tornando-se uma coisa só: “um som prá fora” (...)
Depois do estouro da Bossa Nova, e toda transformação que seu aparecimento provocara, o grupo Zimbo Trio apareceu com uma idéia de sair do intimismo, sair da “música de apartamento”, do introvertido, para a extroversão. Sua proposta em “botar prá fora”, em fazer “um som prá frente”, com a contribuição de Amilton Godoy, misturando elementos de música erudita, e sua técnica impecavelmente perfeita, somada à articulação, conhecimento e linguagem puramente jazzista de Rubinho Barsotti, bem como a de Luiz Chaves, acrescido de sua essência musical, de Belém do Pará, o trio foi inovador nessa nova maneira de tocar música popular brasileira instrumental. No programa, e não somente neste, mas se apresentando por todo Brasil, viajando para África, Europa, Estados Unidos com a cantora Elis Regina, algumas delas com Jair Rodrigues, formando um quarteto “prá fora”. Como eles mesmos retrataram, foi uma coisa natural, pois Elis, com sua potente voz e peculiar personalidade, retratada ao cantar, estavam dando o novo recado “de agora prá frente vai ser assim”: “prá fora”.
Apropriando-se de todos os elementos da Bossa Nova e do jazz, lançaram uma nova fase de música popular brasileira (...)" Cristina Gomes Machado (Extracto de su disertación "Zimbo Trio e O Fino da Bossa: Uma perspectiva histórica e sua repercussão na moderna Música Popular Brasileira" (2008))

Temas

CD 1
01
Zimbo samba
Adylson Godoy
02
Menina flor
Luiz Bonfá - Maria Helena Toledo
03
Garota de Ipanema
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) - Vinicius de Moraes
04
Inútil paisagem
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) - Aloysio de Oliveira
05
Barquinho diferente
Sérgio Augusto
06
Berimbau
Baden Powell - Vinicius de Moraes
07
Consolação
Baden Powell - Vinicius de Moraes
08
Diz que fui por aí
Zé Kéti - Hortência Rocha
09
Sou sem paz
Adylson Godoy
10
Vivo sonhando
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim)
11
Só por amor
Baden Powell - Vinicius de Moraes
12
O norte
Luiz Chaves