Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Suíte para os Orixás

Esdra Neném Ferreira & Mauro Rodrigues
Discos: Jazz / Afrobrasileña

Disponible

19,36 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Independiente / Sonhos & Sons
Estilo Jazz / Afrobrasileña
Año de Edición Original 2006
Instrumental

Más

Esdra Neném Ferreira (batería, percusión, voz), Mauro Rodrigues (flauta, percusión, voz), Ivan Corrêa (bajo), Sérgio Aluotto (vibráfono), Ricardo Cheib (percusión), Guda (percusión).

Participación especial de: Renato Motha (voz), Carlos Ernest Dias (oboe), Kiko Mitre (bajo) y Guto Ferreira (percusión).

"A Suíte para os Orixás foi criada a partir de temas e ritmos afro-brasileiros da tradição dos Iorubás, original das nações de Keto e Angola. O trabalho de pesquisa, composição e orquestração durou três anos e resultou em uma música para orquestra de cordas e um grupo com flauta, percussão, bateria, vibrafone e contrabaixo. Em 1992 a peça foi estreada durante o 1º Festival Internacional de Arte Negra (FAN), com a orquestra de cordas do SESI-Minas. Em 2000 trechos da Suíte foram registrados em CD na coletânea Cartografia Musical Brasileira produzida pelo Itaú Cultural. Desde então foram realizadas diversas apresentações com uma versão para um sexteto. Em 2006, através da Lei Estadual de Incentivo a Cultura, foi gravado o CD com sexteto e orquestra. A Suíte foi ganhadora do Prêmio BDMG Instrumental, edição 2006. Em 2007 o CD foi agraciado com o prêmio Marco Antônio Araújo de melhor CD instrumental de 2006 produzido em Minas Gerais.
A música, neste trabalho, é uma evocação da mística dos Iorubás e sua cultura, que é marcante na constituição da identidade brasileira, desde a língua até a culinária. Podemos reconhecer em nossa música, notadamente a popular, a reminiscência dessa matriz, seja no canto ou no ritmo. Na Suíte, os ritmos e os cantos dos Orixás aparecem como motivos musicais que são desenvolvidos em temas rítmicos e melódicos. As peças estão entremeadas com trechos de improvisação, ambientados pela orquestração e pelo desenvolvimento dos temas originais.
O CD foi gravado entre janeiro e março de 2006. O processo de gravação foi um misto de performance e montagem. O sexteto gravou praticamente ao vivo, com apenas algumas superposições de percussão. A orquestra de cordas foi montada a partir de várias dobras do quarteto de cordas e dos violinos." (Texto del encarte)

Temas

CD 1
01
Exú
00:49
02
Pemba
02:53
03
Ogum
05:30
04
Oxóssi
05:17
05
Xangô
07:29
06
Iansã
03:33
07
Iemanjá
05:51
08
Oxum
08:13
09
Katendê
05:18
10
Nanã
06:28
11
Oxalá
03:28