Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Live at the Blue Note

Gal Costa
Discos: MPB / Jazz

Disponible

16,62 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello LGK Music / Radar Records
Estilo MPB / Jazz
Año de Edición Original 2007
Concierto

Más

Gal Costa (voz)

Zé Canuto (saxo, flauta), Marcus Teixeira (guitarra), Adriano Giffoni (bajo) y Jurim Moreira (batería).

Grabado “ao vivo” en el famoso club de jazz de New York (USA), el 19 de mayo de 2006.

Reedición brasileña, de 2015, en formato Digipack, del disco lanzado originalmente en los EEUU en 2007 por el sello DRG Records.

"O CD "Gal Costa Live at the Blue Note" é o registro de um show da cantora baiana durante sua temporada no lendário clube de jazz nova-iorquino, em 2006. O repertório, "para americano ver", é de bossa nova (quase só Tom Jobim) e algum samba-canção antigo.
Muito à vontade e conversando bastante com o público em inglês, Gal está excelente, numa das raras oportunidades em que pode ser ouvida ao vivo num pequeno espaço. A tantas, diz à platéia que se sente cantando "na sala de casa".
E a banda que a acompanha cabe direitinho no espaço intimista do jazz-club: os experientes Adriano Giffoni (baixo), Jurim Moreira (bateria), Zé Canuto (sax alto e flauta) e Marcus Teixeira (violão e direção musical) têm campo aberto para mostrar muito do que sabem de jazz e de bossa.
A baiana, que já foi chamada por Caetano Veloso de "a cantora ideal da bossa nova", faz três delas logo de cara: "Fotografia" (Tom Jobim), "Desafinado" (Jobim e Mendonça) e "Chega de Saudade" (Jobim e Vinicius de Moraes). Se a interpretação não é tão precisa como a de João Gilberto, criador da batida da bossa, ela rivaliza em emoção com as versões do conterrâneo.
A diva traz duas de Ary Barroso ("Pra Machucar Meu Coração" e "Aquarela do Brasil", no arranjo mais extrovertido do álbum). Canta uma emocionada "Ave Maria no Morro" (Herivelto Martins) e um "Nada Além" (Mario Lago e Custodio Mesquita) bastante puxado para o jazz, só com o baixo marcante de Giffoni e os estralos dos dedos da platéia.
Gal volta à bossa com mais Tom: "Corcovado", "Triste" (numa versão agitada), "Wave", "Samba do Avião", "Garota de Ipanema" e "A Felicidade" (Tom e Vinicius). Aparecem também "Coisa Mais Linda" (Carlos Lyra e Vinicius), "Sábado em Copacabana" (Dorival Caymmi e Carlos Guinle) e "Copacabana" (João de Barro e Alberto Ribeiro) aparecem em medley.
O álbum tem ainda "I Fall in Love Too Easily" (Sammy Cahn e J. Styne) e um excelente "As Time Goes By" (Hupfeld), ambas do repertório do jazzista Chet Baker.
Na capa do álbum, a reprodução de um texto (no original em inglês) do crítico Ben Ratliff no "New York Times" ajuda a iluminar a audição. Ele elogia o fato de Gal ter adequado sua performance para as dimensões de um jazz-club e também a coragem de ter "usado ingredientes simples"." Roger Modkovski (musica.uol.com.br,  09.05.2008)

Temas

CD 1
01
Fotografia
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim)
02
Desafinado
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) - Newton Mendonça
03
Chega de saudade
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) - Vinicius de Moraes 
04
Camisa amarela
Ary Barroso
05
Pra machucar meu coração
Ary Barroso
06
Ave Maria no morro
Herivelto Martins
07
Nada além
Mário Lago - Custodio Mesquita
08
I fall in love too easily
Sammy Cahn - Jule Styne
09
Corcovado
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim)
10
Triste
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim)
11
Wave (Vou te contar)
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim)
12
Coisa mais linda / As time goes by
Carlos Lyra - Vinicius de Moraes / Herman Hupfeld
13
Samba do avião
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim)
14
Sábado em Copacabana / Copacabana
Dorival Caymmi - Carlos Guinle / João de Barro - Alberto Ribeiro
15
Garota de Ipanema
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) - Vinicius de Moraes
16
A felicidade
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) - Vinicius de Moraes
17
Aquarela do Brasil
Ary Barroso