Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Bossa Nova / Delicado

Quarteto Brasil
Discos: Jazz / MPB

Disponible

16,62 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Kind of Blue Records
Estilo Jazz / MPB
Año de Edición Original 2007
Instrumental

Más

Quarteto Brasil: Cristóvão Bastos (piano), Zé Canuto (saxo), Bororó (contrabajo) y Jurim Moreira (batería).

Participación especial de: Marçalzinho (percusión).

"Valorizar cada instrumento na busca de construir um elo musical entre diversos ritmos bem brasileiros como a bossa nova, o samba e as influências nordestinas, além de uma pitada do jazz americano. O resultado é de uma sonoridade bem ritmada, daquelas que a gente escuta e fica marcando o compasso com o pé e dando uma leve batida no que estiver por perto. Esse é o efeito da mistura proposta pelos instrumentistas do Quarteto Brasil (...)
O projeto é uma iniciativa do Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social, que até novembro promoverá quatro apresentações gratuitas no Centro de Fortaleza. O Quarteto Brasil, que abre a série, vem se consolidando na cena instrumental brasileira, com apresentações que, por todo o País, são sucesso de público e crítica. Também pudera, o grupo é formado por músicos de currículo invejável, que transitam em meio à constelação da música brasileira.
Cristovão Bastos, pianista e compositor, é parceiro de grandes nomes da MPB. A bateria fica com Jurim Moreira, que participou de festivais de jazz na Europa e foi membro da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Bororó destaca-se principalmente no contrabaixo e é considerado um dos mais competentes instrumentistas brasileiros. E, completando o quarteto, tem Zé Canuto, tido por especialistas como um dos maiores saxofonistas do Brasil, também acompanhando grandes nomes da música brasileira.
 “É muito prazeroso estarmos juntos, é muito bom pra gente poder se reunir pra tocar”, diz Cristovão Bastos, explicando que mesmo com os vários projetos paralelos o grupo procura se manter sempre unido para dividir os palcos. Ele faz questão de esclarecer que o show não se trata de uma base jazzística com influências de ritmos nacionais, mas sim o contrário. “A gente improvisa muito, mas o fundo é bem brasileiro. Eventualmente você pode perceber alguma coisa de jazz, até porque faz parte da nossa formação, mas isso é mais uma influência, um sotaque”.
Formado há cerca de seis anos, o Quarteto Brasil é reconhecido e elogiado também no exterior. O primeiro álbum do grupo, intitulado Bossa Nova – Delicado foi lançado em 2007 apenas na Europa e por lá foi muito bem recebido (...)
Tendo feito parcerias com nomes como Chico Buarque, Paulinho da Viola, Nana Caymmi e Edu Lobo, entre outros, Cristovão se orgulha de ter acompanhado de perto a própria evolução da música brasileira. “Tem um certo privilégio em trabalhar com pessoas tão ilustres. São todos absurdamente musicais”.
Sobre a música instrumental ter um público restrito e mais seleto, Cristóvão considera que isso está diretamente relacionado a uma resistência midiática, que muitas vezes, segundo ele, deixa o instrumental fora do conhecimento do grande público. Mas isso não chega a incomodá-lo: “A mídia faz o que ela quiser. Não podemos ficar na ilusão de música para o grande público”, salienta. “A gente faz uma música bem feita. De certa forma ela é mesmo sofisticada e a gente espera colocar a nossa competência pra satisfazer a quem vai assistir”, completa." Marcos Robério (Diáio O Povo, Fortaleza, Ceará, 24.08.2011)

Temas

CD 1
01
Os três chorões
Cristóvão Bastos
05:37
02
Bossa nova U.S.A.
Dave Brubeck
04:49
03
Delicado
Waldir Azevedo
06:03
04
Subindo a Rocinha
Cristóvão Bastos
06:58
05
Elo
Bororó
06:07
06
Estrada real
Cristóvão Bastos
03:44
07
Juazeiro
Luiz Gonzaga
04:10
08
Folia da chapada
Cristóvão Bastos
06:20
09
Mandacaru
Cristóvão Bastos
10:01