Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Casa de Villa

Guinga
Discos: MPB

Disponible

18,49 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Biscoito Fino / Discmedi
Estilo MPB
Año de Edición Original 2007

Más

Guinga (voz, guitarra acústica)

Carlos Malta (flauta, saxo soprano, saxo barítono, arreglos), Andrea Ernest Dias (flauta), Paulo Sérgio Santos (clarinete, clarinete bajo, saxo soprano, saxo alto, saxo tenor, arreglos), Cristiano Alves (clariente), Eliezer Rodrigues (tuba), Jota Moraes (marimba), Lula Galvão (guitarras, arreglos), Marcus Tardelli (guitarra acústica, arreglos), Jorge Helder (contrabajo), Erivelton Silva (batería), Bolão, Bernardo y Durval Pereira (percusión).

Participación especial de: Paula Santoro (voz) y Art Metal Quinteto (Jessé Sadoc Jr. y Wellington Moura (trompeta), Joao Luiz Areias (trombón), Phillip Doyle (trompa), Popô (tuba)).

"Guinga estreou em disco já aos 41 anos, em 1991, com "Simples e Absurdo". Mas eram os outros que cantavam suas músicas, não ele. Nos cinco CDs seguintes, interpretou algumas faixas, mas é agora, em "Casa de Villa", que o violonista se mostra mais maduro como cantor.
"Estou (no CD) com a voz rouca do cantor que não sou. Mas alma e emoção eu tenho.
Chico Buarque e Tom Jobim nunca quiseram ser cantores e são os maiores intérpretes de suas obras", afirma ele, que sempre ouviu de Djavan e outros especialistas o incentivo para cantar mais.
Oito das 12 faixas têm sua "voz rouca" -as outras são instrumentais. E Guinga ainda se permite ousadias: faz um difícil contracanto em "Via Crucis", a única música com intérprete convidada (Paula Santoro), e experimenta o formato voz & violão em "Tudo Fora de Lugar", bela parceria com Aldir Blanc.
As inovações mostram um artista mais corajoso e exposto. Seus CDs anteriores, invariavelmente bonitos, eram cercados por muitos instrumentos, inclusive cordas. Sob influência do produtor Marcus Tardelli, exímio violonista solo, Guinga conta com poucos músicos ao seu redor e encontra uma justa medida para sua obra.
Se é que ainda era necessário, fica ainda mais nítido em "Casa de Villa" a capacidade que ele tem de fundir e reescrever os gêneros. Em "Bigshot", une ragtime e xote, sopros e zabumba. Em "Jongo de Compadre", o gênero afro-brasileiro do título ganha curvas bem diferentes e até tuba. Dos choros e valsas, pode-se falar muita coisa, menos que são previsíveis ou passadistas.
"Progredir dentro da tradição é sempre possível. Não vou fazer um choro nos moldes do que já foi feito, ficar preso a uma coisa que está estabelecida há um século", ensina Carlos Althier de Souza Lemos Escobar, dentista que trocou de vez o boticão pelo violão.
Villa-Lobos é o maior homenageado do CD. "A casa de Villa é o meu coração", declara-se Guinga. "Villalobiana" e a faixa-título são as reverências explícitas, mas o grande compositor não é uma influência apenas sonora para Guinga.
Está nas suas misturas de erudito e popular, simples e absurdo, zona sul e subúrbios. Estes são lindamente cantados em "Mar de Maracanã" (parceria com Edu Kneip) e "Maviosa", a primeira letra que o compositor teve coragem de gravar. Os versos são um passeio agridoce pelo Baixada Fluminense e pelos bairros que ladeiam a avenida Brasil.
"Ainda tem beleza [nos lugares]. Para quem sabe ver, né?", diz Guinga, traduzindo muito da sua música, que, em tempos de felicidade eletrônica-desarmônica, mostra que a dor pode ser bela.
Ainda pouco conhecida no Brasil, sua obra está ultrapassando fronteiras: ele tem três discos feitos na Itália, ainda não lançados aqui; e fez em dezembro passado concerto com a Filarmônica de Los Angeles." Luiz Fernando Vianna (Folha de São Paulo, 09.03.2007)

Temas

CD 1
01
Mar de Maracanã
Guinga - Edu Kneip
04:42
02
Porto de Araújo
Guinga - Paulo César Pinheiro
04:48
03
Villalobiana (instrumental)
Guinga
Guinga & Art Metal Quinteto
04:38
04
Capital
Guinga - Simone Guimarães
03:17
05
Via Crúcis
Guinga - Edu Kneip
Guinga & Paula Santoro
04:46
06
Bigshot (instrumental)
Guinga
Guinga & Art Metal Quinteto
03:08
07
Maviosa
Guinga
05:08
08
Tudo fora de lugar
Guinga - Aldir Blanc
02:58
09
Jongo de compadre (instrumental)
Guinga - Aldir Blanc - Simone Guimarães
Guinga & Paulo Sérgio Santos
03:30
10
Casa de Villa
Guinga - Mauro Aguiar
04:52
11
Contenda
Guinga - Thiago Amud
04:54
12
Comendador Albuquerque (instrumental)
Guinga
03:45