Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Brasileira, tout simplement

Nazaré Pereira

Próximamente disponible

20,38 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Más

Nazaré Pereira (voz)

Celia Reggiani (piano), Marc Berthoumieux o Francis Varis (acordeón), Jorginho Amorim (guitarras, percusión), Kzam Gama (bajo, percusión, dirección artística), Alby Cula (contrabajo), Coaty de Oliveira (batería, percusión), Ney de Oliveira (batería), Silvano Michelino (percusión), Paulo Levi (saxos, flautas), Jeff Quellec (trombón), Guilhermo Sellove (trompeta), Djeli Moussa Diawara (kora), Lualva Braz, Teca Calazans y Marcelo Ferreira (coros).

"Maria de Nazaré Pereira (Xapuri, Acre, 1940), cantora, ompositora e atriz.
Filha de pai seringueiro e mãe lavadeira. Aos sete anos mudou-se com a família para o Estado do Pará, indo residir no bairro de Icoaraci (atual Vila Sorriso) em Belém. Formou-se em professora primária. Foi para o Rio de Janeiro e fez Faculdade de Teatro na Uni-Rio.
Em 1969, ao lado de Leila Diniz, atuou em diversas novelas. Por essa mesma época, ganhou um prêmio no programa “A grande chance”, de Flávio Cavalcanti, na TV Tupi. O prêmio foi uma passagem para Portugal. De Lisboa, viajou para Nancy, na França. Nesta cidade, estudou teatro com Jack Lang, mais tarde ministro da Cultura do governo Mitterrand. Fez graduação no Centre Universitaire Internacional de Formation et des Recherches Dramatiques de Nancy.
No ano de 1971, em Paris, sob a direção de Bob Wilson, integrou o elenco da peça “Les Regard du Sourd”, encenada no Teatre de La Musique. No ano seguinte, representou o Brasil no Festival de Teatro de Quito (Equador). Dois anos depois, participou do “Festival de Teatro de Nancy”. Por essa época, começou a cantar em casas noturnas de Paris.
Trabalhou também como dançarina, integrando os grupos Les Étoiles e Os Maracatus. Atuou também ao lado de Tânia Maria, Teca Calazans e Ricardo Villas.
Em 1978, gravou “Nazaré”, primeiro disco lançado pela gravadora Cezame/RCA, na França, incluindo sua primeira música composta, ” Xapuri do Amazonas. Sua interpretação para “O cheiro de Carolina”, de Luiz Gonzaga, e “A roxo” obteve o primeiro lugar nas paradas de sucesso da Bélgica e Suíça. No LP também interpretou “Só quero um xodó” (Dominguinhos e Anastácia), “Pisa na fulô” (João do Vale, E. Pires e Silveira Júnior) e suas adaptações “Bambo de bambu”, “Yara” (c/ J. A Kzam) e “Boi do Amazonas”. No ano seguinte, o disco foi lançado no Brasil pela gravadora Top Tape. Por essa época, juntamente com Chico Buarque e Jorge Amado, foi condecorada por Jack Lang com a “Medalha Chevalier des Arts et des Lettres”, pelos serviços prestados à cultura brasileira na França. Nos anos seguintes, lançou vários LPs e compactos, sempre tendo uma boa média de vendagem, tanto na França quanto em países vizinhos."

Temas

CD 1
01
Sabor açai
João Gomes - Nilson Chaves
04:28
02
Nasci para bailar
Paulo André Barata - João Donato
03:08
03
Tambor de coro
Ronaldo Silva
03:34
04
Canô, meu bom luar
Roberto Chaves
01:33
05
Sabiá la na gaiola
Zé Dantas - Mario Vieira
03:36
06
Samara linda
Nazaré Pereira - Kzam Gama
03:28
07
Veneza americana
Geraldo Azevedo - Carlos Fernando
03:16
08
Fôlhas ao vento
Nazaré Pereira - Kzam Gama
03:53
09
Xapury do Amazonas
Nazaré Pereira
03:11
10
Grito mudo
Nazaré Pereira
04:55
11
Barum (Bacumde)
Jaraildes da Cruz
03:55
12
Gotinha D' água
Kzam Gama
01:52
13
Sô menino
Jorginho Amorim
02:43
14
Caminho livre
Coaty de Oliveira
04:17
15
Morena moça
Dito
03:41
16
Brasileira tout simplement
Nazaré Pereira
03:03