Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Mariana Baltar (Tia Eulália na xiba,...)

Mariana Baltar
Discos: MPB

Disponible

16,62 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Biscoito Fino
Estilo MPB
Año de Edición Original 2010

Más

Mariana Baltar (voz)

Rui Alvim (clarinete, saxo alto), Henrique Band (saxo soprano), Kiko Horta (acordeón), Gabriel Geszti o Carlos Fuchs (piano), Luiz Flavio Alcofra (guitarra acústica), Josimar Carneiro (guitarra de 7 cuerdas, arreglo), Marcílio Lopes (bandolim, arreglos), Jayme Vignoli (cavaquinho, arreglos), Pedro Aune (contrabajo acústico), André Boxexa (batería), Paulinho Dias, Thiago da Serrinha y Pretinho da Serrinha (percusión).

"Grata revelação de 2006 ao lançar seu primeiro álbum (Uma Dama Também Quer se Divertir, Zambo Discos), Mariana Baltar confirma qualidades - em especial, a leveza e a brejeirice - em seu segundo disco, editado pela gravadora Biscoito Fino neste mês de março de 2010. Mariana Baltar - o álbum produzido por Josimar Carneiro - transita bem entre o terreiro e o sertão. O terreiro já é evocado em Tia Eulália na Xiba (Claudio Jorges e Nei Lopes), o jongo que abre o disco em registro exemplar, pontuado pela mesma vivacidade com que Baltar revive o samba Uva de Caminhão (Assis Valente) e o choro Teco-Teco (Pereira da Costa e Milton Villela), sucesso de Ademilde Fonseca (em 1950) e de Gal Costa (em 1975). Aliás, Tia Eulália na Xiba, Uva de Caminhão e Teco-Teco - todas com abordagens tão boas ou ainda melhores do que as gravações anteriores - são os grandes destaques do álbum justamente porque são veículos perfeitos para a cantora mostrar a brejeirice de sua voz leve e sempre afinada. Já a terra nordestina é repisada por Baltar - filha de pernambucano que residiu em Recife (PE) por alguns anos - em Sertão do Vale, bom baião em que os compositores Zé Paulo Becker e Mauro Aguiar saúdam a obra do compositor maranhense João do Vale (1934 - 1996). Há também cheiro de terra em Maldita Cancela, toada de Délcio Carvalho e Osório Peixoto, descoberta por Baltar em disco do cantor Lucio Sanfilipo. De tonalidade rural, o belo tema é o grande achado de repertório que nunca patina no óbvio (tendo sido bem arranjado).
Entre o terreiro e o sertão, há temas urdidos no tempo lírico da delicadeza, como Canções de Menina, parceria de Thiago Amud com Pedro Moraes. A propósito, se há um problema no disco, é a aposta excessiva no repertório dos compositores novatos Edu Kneip e Thiago Amud, autores (sozinhos, em dupla ou com outros parceiros) de quatro das doze faixas. A questão é que músicas como a valsa Tudo à Toa (Edu Kneip e Mauro Aguiar), Quando a Esquina Bifurca - tema que Thiago Amud louva a Urca, bairro carioca onde nasceu e vive o compositor (e no qual Baltar também morou) - e Sonâmbulo (parceria de Kneip com Amud) são calmas demais e, alocadas próximas uma da outra no repertório, jogam o CD para baixo. Contudo, Mariana Baltar, o disco, retoma seu pique no fim, com Tanto Samba (parceria de Paulo César Pinheiro com seu filho, Julião Pinheiro) e com Jongo do Irmão Café (Wilson Moreira e Nei Lopes). O jongo fecha o álbum em grande estilo, fazendo link com Tia Eulália na Xiba e mostrando que nada parece ser gratuito na obra desta cantora carioca cheia de ginga e personalidade. A caprichada arte visual de Luis Monteiro - que incrementa o encarte com belas fotos de Carol de Hollanda que remetem ao evento folclórico Nego Fugido, tradição de Acupe, cidade do Recôncavo Baiano - exemplifica o apuro deste seguro segundo disco de Mariana Baltar. A dama leva a diversão a sério..." Mauro Ferreira (Blog Notas Musicais, 08.03.2010)

Temas

CD 1
01
Tia Eulália na xiba
Cláudio Jorge - Nei Lopes
02
Maldita cancela
Delcio Carvalho - Osório Peixoto
03
Sertão do vale
Zé Paulo Becker - Mauro Aguiar
04
Uva de caminhão
Assis Valente
05
Teco teco
Pereira da Costa - Milton Villela
06
Canções de menina
Thiago Amud - Pedro Moraes
07
Quando a esquina bifurca
Thiago Amud
08
Sonâmbulo
Edu Kneip - Thiago Amud
09
Canção marinha
Luiz Flavio Alcofra - Lenildo Gomes
10
Tudo à toa
Edu Kneip - Mauro Aguiar
11
Tanto samba
Julião Pinheiro - Paulo César Pinheiro
12
Jongo do irmão café
Wilson Moreira - Nei Lopes