Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Cantilenas brasileiras

Breno Ruiz
Discos: MPB

Disponible

20,38 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Independiente
Estilo MPB
Año de Edición Original 2016

Más

Breno Ruiz (voz, piano)

Pedro Alterio (guitarra acústica), Neymar Dias o Igor Pimenta (contrabajo), Gabriel Alterio (batería).

Participación especial de: Mônica Salmaso (voz) y Renato Braz (voz, percusión, efectos, flauta).

Bello primer disco solo del prometedor cantante, pianista y compositor paulista (nacido en Sorocaba, SP, en 1983, pero criado en la vecina Itapetininga), entre la tradición y la modernidad, con novedosas melodías y armonías inspiradas en las raíces de la música popular brasileña (choro, lundu, maxixe, modinha, valsa,...).

"Eis que o gênio Breno Ruiz desabrochou em Cantilenas Brasileiras (independente), seu primeiro CD. Mesmo antes de o chamado grande público ter acesso a seu trabalho, suas músicas já encantavam alguns músicos no Rio e em São Paulo, gente que já percebera a mestria do moço. ​Como se vê, ao longo de seus 33 anos, Breno Ruiz já vinha surpreendendo os felizardos que tinham acesso a suas harmonias surpreendentes e a suas melodias imprevisíveis.
De minha parte, desde a primeira vez que o ouvi vieram-me duas certezas, uma prazerosa: esse cara é o Guinga do século 21; outra, desagradável: será que Breno padecerá da síndrome que o condenará a ser um gênio reconhecido apenas pelos aficionados e por alguns poucos fãs, digamos, “comuns”? Estará ele predestinado a ser um músico para sempre elogiado, mas eternamente desconhecido do grande público? E aí me veio o nome de outro compositor genial, Celso Viáfora. Também ele um gênio a quem não é dada a ventura de ser um compositor popular, reconhecido como tal pelos brasileiros.
Torço muito para que Breno Ruiz espalhe seu talento a multidões, dando-lhes a chance de perceber o quão grande ele é; permitindo que muitos possam somar sua admiração à dos que hoje já têm o prazer de conhecê-lo.
Os caminhos de Breno se abriram ainda mais quando Paulo César Pinheiro, sempre ele, vislumbrou no rapaz alguém com tal capacidade criativa que faria jus a seus versos. Assim, em Cantilenas Brasileiras todas as doze faixas são parcerias do poeta generoso com o compositor singular.
Mesmo sem ter conhecimento de gêneros musicais do passado, como lundus, choros e modinhas, Breno despeja o seu talento em composições como aquelas, gênesis da música popular. Impressiona o fato de ele compor músicas tão ancestrais de forma tão perfeita, tão bela.
Mas é ouvindo as músicas do CD que se percebe a versatilidade criadora de Breno. À riqueza delas, acrescente-se a participação de um pequeno grupo de instrumentistas. Todos eles, compositores, intérpretes e instrumentistas, amantes da obra de Breno.
A comentar cada uma das músicas do CD, leitora e leitor, prefiro exortá-los a ouvi-las, dando-lhes a chance de por si só constatarem a genialidade de Breno. Mas por favor, sugiro que o escutem com especial atenção, pois –e isso logo restará claro– vocês estarão diante de uma obra-prima.
Eis Breno Ruiz, um tremendo compositor e pianista, pronto para fazer história na música brasileira. Para isso é necessário que muito mais e mais gente tenha acesso à sua música. A ele, pois!" (Aquiles Rique Reis, vocalista de MPB-4)

"O disco de estreia desse jovem compositor, cantor e pianista paulista (de Sorocaba) foi lançado no fim de 2016... e bateu, atravessando o turbulento ano como um dos mais tocados, incorporado também à biblioteca digital. São 12 faixas, todas com letras do veterano Paulo César Pinheiro, passando por estilos centenários e atemporais como valsas, choros, modinhas e lundus e que soam contemporâneos. A música de Tom Jobim pode ser lembrada como uma das boas referências de Breno Ruiz, que segue trilha própria e faz grandes canções." Antonio Carlos Miguel (g1.globo.com.br, 30.12.2017)

Temas

CD 1
01
Marinheiro do mar (Porto de Araújo nº 2)
Breno Reis - Paulo César Pinheiro
02
Estrela branca
Breno Reis - Paulo César Pinheiro
03
Flor lilás
Breno Reis - Paulo César Pinheiro
04
Choro bordado
Breno Reis - Paulo César Pinheiro
Breno Reis & Mônica Salmaso
05
Dança de mucama
Breno Reis - Paulo César Pinheiro
06
Roxinha
Breno Reis - Paulo César Pinheiro
07
Donana
Breno Reis - Paulo César Pinheiro
08
Caçada de onça
Breno Reis - Paulo César Pinheiro
09
Modinha triste
Breno Reis - Paulo César Pinheiro
Breno Reis & Renato Braz
10
Cantilena sertaneja
Breno Reis - Paulo César Pinheiro
11
Viola do bem querer
Breno Reis - Paulo César Pinheiro
Breno Reis & Renato Braz
12
Roseira
Breno Reis - Paulo César Pinheiro