Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Vamos logo sem paredes!

Celso Sim
Discos: MPB

Próximamente disponible

22,27 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Gaia Discos / Tratore
Estilo MPB
Año de Edición Original 2008

Más

Celso Sim (voz)

Marcelo Jeneci y Adriano Magoo (teclados e sanfonas), Webster Santos (guitarras, cavaquinho, bandolim), Paulo Lepetit (bajo, arreglos, producción), Gigante Brazil (batería, percusión).

Edición en formato Digipack.

"O CD de Celso Sim é intenso, poético e contagiante. Autoral da primeira à última faixa, o disco impressiona pela personalidade do canto, pela escolha do repertório e pelo cuidado com as letras e os arranjos.
Dotado de um timbre de voz cristalino, Celso canta “dizendo” a letra, pronunciando claramente as consoantes e fazendo vibrar as vogais nos momentos de comoção. Dispõe de todos os recursos para se aventurar em canções que transitam em outras esferas, longe do consumo imediato, embora tenham tudo para agradar o ouvinte logo na primeira audição. Boa parte delas é da lavra do próprio artista, que chega a melodizar os versos de “Soidão”, de Oswald de Andrade, criando um refrão encantador a partir das onomatopéias de “Chove chuva choverando”.
Entre os compositores visitados por Celso Sim estão Cacá Machado, Guilherme Wisnik, Pepê Mata Machado, Vadim Nikitin, Fred Martins e Marcelo Diniz, representantes de uma geração que alia refinamento criador com “pop oculto”: composições que não se esgotam mesmo sendo altamente comunicativas. Mas a poética do artista ainda está impregnada de Pixinguinha, Paulinho da Viola e Adoniran Barbosa (de quem, aliás, apresenta uma originalíssima “Saudosa Maloca”), para não falarmos dos internacionais Robert Schumann e Heinrich Heine, cuja bela canção “Ich Grolle Nicht” aparece em versão brasileira de Arthur Nestrovski como “Pra Que Chorar”. Nunca uma canção alemã foi tratada com tanto “Carinhoso”.
A concepção musical do disco é outro caso à parte. Os arranjos de Paulo Lepetit revelam o que há de mais precioso em cada composição, com soluções sonoras modernas e, principalmente, adequadas às obras. Mas o time inteiro é composto de notáveis: Gigante Brazil, Webster Santos, Adriano Magoo e Marcelo Jeneci. O próprio Celso responde por um aspecto de grande expressão nos arranjos das faixas: os vocais.
O título do CD traz a positividade do nome de seu protagonista como meio de combate a qualquer obstáculo: Celso Sim, Vamos Logo Sem Paredes! Como se fosse uma pequena história em que a abertura e o brilho vencem o fechamento e a escuridão. Não é à toa que a primeira estrofe da canção “Violeta”, que abre o disco, já diz: “Agora é só luz acesa / Não adianta vir querendo se esconder / Agora é só porta aberta / Pelas frestas não vou mais viver”." Luiz Tatit

Temas

CD 1
01
Violeta
Cacá Machado - Guilherme Wisnik
02
Chove chuva choverando
Celso Sim - Oswald de Andrade
03
Abismo de um sonho
Pepê Mata Machado - Vadim Nikitim
04
Ribeirão
Celso Sim
05
Saudade do futuro
Celso Sim
06
Sebastião
Pepê Mata Machado - Celso Sim
07
Pra que chorar
Robert Schumann - Heinrich Heine (Vers. Arthur Nestrovski)
08
Desejo do desejo do desejo
Celso Sim - Pepê Mata Machado
09
Inverno (Dormir)
Fred Martins - Marcelo Diniz
10
Saudosa maloca
Adoniran Barbosa
11
Carinhoso (bonus)
Alfredo da Rocha Viana (Pixinguinha) - João de Barro (Braguinha)