Ofertas

Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Por onde eu for

Leila Pinheiro
Discos: MPB

Disponible

27,90 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Independiente
Estilo MPB
Año de Edición Original 2015
Observaciones EP

Más

Leila Pinheiro (voz, piano, piano eléctrico)

Rodrigo Tavares (piano, piano eléctrico, teclados, efectos), André Siqueira (guitarras), André Vasconcellos (contrabajo), Adriano Trindade (batería), Marcos Suzano (percusión).

Participación especial de: Zélia Duncan (voz).

Edición en formato Digipack.

Sin nuevo álbum -desde el "Céu e mar" (2012) a duo con el guitarrista Nelson Faria-, a mediados de 2018 este EP grabado y editado en 2015, continúa siendo el más reciente registro de la gran cantante (y compositora) paraense Leila Pinheiro (Belém, 1960). Producido de forma independiente (financiado colectivamente), no tuvo gran divulgación mediática ni repercusión popular, quizás porque, a pesar de la cuidada elaboración, no supuso ningún cambio sustancial en su carrera. Sirvió, eso sí, para entretener el hambre de sus muchos seguidores ávidos de novedades. Por eso, a pesar del tiempo transcurrido, todavía puede ser una novedad para algunos de ellos.

"Há dez anos sem lançar um grande disco à altura de seus méritos como cantora (o último, Nos horizontes do mundo, saiu em 2005 via Biscoito Fino), a cantora e eventual compositora paraense conseguiu músicas inéditas de Adriana Calcanhotto (o samba que dá título ao disco) e Marina Lima (Chega pra mim, parceria da artista carioca com Márcio Tinoco), além de ter reencontrado uma parceria sua com Zélia Duncan, Todas as coisas valem, no acervo do DJ Zé Pedro, a quem recorreu para montar o repertório do disco. Com quatro faixas, completadas com a regravação da balada Você em mim (Guilherme Arantes, 2013), o EP produzido por André Vasconcellos está linkado ao show - também intitulado Por tudo que for - que Leila estreia neste mês de junho de 2015 em turnê que inicia sua rota nacional por São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG). É um show de piano (o de Leila) e teclados (o de Rodrigo Tavares) que vai abordar as quatro músicas do EP, entre outras composições. Pode ser que esse repertório ganhe mais vida em cena. No disco, Por onde eu for conduz Leila a algum lugar já arcaico do passado da música brasileira. Falta frescor às interpretações e, sobretudo, aos arranjos. A música de Marina - composta com inspiração no samba Deixa (Baden Powell e Vinicius de Moraes, 1963) - é prejudicada pelo uso excessivo dos teclados e efeitos de Rodrigo Tavares. O samba típico de Adriana Calcanhotto - composto em 2011 em homenagem a Marisa Monte e gravado por Leila com músicos como Marcos Suzano (percussão), Adriano Trindade (bateria) e André Siqueira (violão) - tem arranjo mais bem estruturado, mas se ressente, no canto de Leila, da ausência da verve espirituosa que somente Calcanhotto sabe imprimir em seus sambas. Gravada com os mesmos músicos do samba de Calcanhotto, a balada apaixonada de Arantes ganha clima de bossa nova que reitera o apuro técnico do canto de Leila. Por fim, a parceria de Leila com Zélia - Todas as coisas valem, gravada com a participação de Zélia e a mesma banda do disco - tem tom abolerado. É uma música bonita que poderia crescer com uma sonoridade mais arejada. Enfim, Por onde eu for chega à web sem cacife para renovar o som, o público e o status de Leila Pinheiro no mercado fonográfico brasileiro." Mauro Ferreira (Blog Notas Musicais, 19.06.2015)

Temas

CD 1
1
Por onde eu for
Adriana Calcanhotto
2
Você em mim
Guilherme Arantes
3
Todas as coisas valem
Leila Pinheiro - Zélia Duncan
Leila Pinheiro & Zélia Duncan
4
Chega pra mim
Marina Lima - Márcio Tinoco