Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Álbum desconhecido

Juliana Perdigão
Discos: MPB / Pop

Disponible

18,49 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello YB Music
Estilo MPB / Pop
Año de Edición Original 2011

Más

Juliana Perdigão (voz, clarinete, clarinete bajo, flauta)

Mauro Rodrigues (flauta), Bruno Santos (vibráfono), César Santos (sordina), Maurício Ribeiro (piano, piano eléctrico, melódica, guitarras, coros, arreglos, dirección, producción), Benjamim Taubkin (piano), Pablo Castro (guitarra eléctrica, coros), Gabriel Guedes (cítara), Du Macedo (cavaquinho), Thiakov (bajo, coros), Pedro Santana (contrabajo), Mateus Bahiense (batería, marimba), Daniela Ramos, Analu Simão, Tarcísio Braga y Yuri Vellasco (percusión), Vitor Santana (voz), Flávio Henrique y Nailor "Proveta" Azevedo (arreglos), cuarteto de cuerdas y conjunto de vientos.

Participación especial de: André Abujamra (voz, guitarra eléctrica), Carlos Carqa (voz), Romulo Fróes (voz), Gabriel Brescia (voz).

Edición en formato Digipack.

"Há pelo menos dois anos, Juliana Perdigão vem mostrando no palco sua faceta como cantora, já que o público está mais acostumado com o lado instrumentista dela.
Integrante do grupo Graveola e o Lixo Polifônico, Cortando um Dobrado (Ex-Corta Jaca) e também do Quadro na Roda, onde toca flauta e clarineta, ela lança seu primeiro disco soltando a voz: Álbum desconhecido.
“É um CD de canções inéditas e vários compositores são desconhecidos do grande público. A maioria é de Belo Horizonte, mas alguns são de São Paulo, caso de Tulipa Ruiz e Nuno Ramos. E muita gente não conhece meu trabalho, principalmente, o lado cantora, por isso o nome apropriado do disco”, explica.
O álbum tem 13 faixas. A de abertura, Perdigonzer, é instrumental e foi criada por Flávio Henrique. Nela, Juliana Perdigão toca clarone, clarineta e flauta. Há composições de Makely Ka (Fio desencapado), Cristiano Vianna e Pedro Portella (Hortelã) e duas de Pablo Castro (Casa grande e Arrepio).
Apesar de ter raízes musicais na família, foi por meio do Festival de Inverno da UFMG, que frequenta desde os 15 anos, que ela acabou se interessando pelo ofício. E pelo visto tomou gosto não só por tocar, mas, mais do que nunca, por cantar." Ana Clara Brant (EM Cultura)

"O primeiro trabalho solo da cantora e musicista mineira Juliana Perdigão reúne 13 faixas com composições de vários músicos, cantores e compositores parceiros como Pablo Castro, Thiavok, Maurício Ribeiro, Mateus Bahiense, Makely Ka, Flávio Henrique, Rômulo Fróes, Carlos Careqa, Tulipa Ruiz entre outros.
“Não é comum receber um disco de uma cantora e ouví-la, logo na primeira faixa, em sopro vigoroso num naipe composto por clarone, clarineta e flauta. É assim que Juliana Perdigão se apresenta na abertura de seu disco, dizendo, de pronto, não se tratar de uma artista comum. Seria um disco de cantora? Seu Álbum Desconhecido embute a pergunta no nome e a faz atravessar por um repertório de canções inéditas de artistas incomuns como ela, Juliana. Afinal, também não é sempre que temos dentre os músicos acompanhantes da cantora em foco, os compositores das canções. E se isso não é suficientemente raro para ser digno de comentário, não seria lúcido deixar de mencionar que esses compositores respondem pelos arranjos, por reconhecerem que sua verve pode e deve ser estendida a toda a trama que constitui a canção.
Para quem conhece a trajetória da cantora, não há surpresas nesse cruzamento de funções, valores, potencialidades. Em seu álbum de estréia Juliana nos brinda com seus talentos, que incluem, além da voz, a habilidade com instrumentos de sopro e um pouco de violão. Integrante de grupos de choro, samba e rock, ao mesmo tempo pode ser vista em palcos de punkrock ou jazz, e com a mesma naturalidade com que urra uma canção de Tom Waits, nos apresenta a mais nova pérola de Paulo Cesar Pinheiro. Natural que ela atraia e dialogue com gente que tem também o leque aberto para a experimentação. Desde a concepção visual do disco (Cao Guimarães e Máximo Soalheiro, artistas de imagens) até as participações especiais (André Abujamra, Nailor Proveta, Rômulo Fróes, Benjamim Taubkin, Carlos Careqa), temos nesse “Álbum” a chance de ir, aos poucos, desvendando a singularidade dessa artista tanto desconhecida quanto interessante.” Kristoff Silva

Temas

CD 1
1
Perdigonzer
Flávio Henrique
2
Cada voz
Tulipa Ruiz
3
Fio desencapado
Makely Ka
Juliana Perdigão & André Abujamra
4
Casa grande
Pablo Castro
5
Arrepio
Pablo Castro
6
Miroir
Gustavo Ruiz - Juliana Perdigão
Juliana Perdigão & Gabriel Brescia
7
Recomeçaria
Luiz Gabriel Lopes
8
Vendaval
Thiakov
9
Céu vermelho
Brusa Marques - Vitor Santana - João Pires
10
Gangorra
Maurício Ribeiro - Zéfere
Juliana Perdigão & Romulo Fróes
11
Cidade Baixa
Romulo Fróes - Nuno Ramos
12
Que bom
Renato Negrão
Juliana Perdigão & Carlos Careqa
13
Hortelã
Cristiano Vianna - Pedro Portella