Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Cada um

Sérgio Pererê
Discos: MPB Minas Gerais

Disponible

18,49 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Independiente
Estilo MPB Minas Gerais
Año de Edición Original 2018

Más

Sérgio Pererê (voz, charango, percusión)

Richard Neves (teclados, bajo, guitarra acústica, percusión, coros), Barulhista (batería, batería electrónica, percusión electrónica, sampler).

Participación especial de: Laura Catarina (voz), Iara Rane (voz).

Edición en formato Digipack.

Sexto disco individual del gran artista mineiro.
Así explica él mismo su nuevo trabajo:

“É um álbum que tem um caráter mais íntimo, é mais uma conversa. Dessa vez eu trouxe um pouco menos dessa questão mais mística, de falar sobre e trazer elementos da cultura afro-brasileira e africana. Ela aparece de forma mais subjetiva, quis dialogar com uma sonoridade que transcende um pouco tudo isso. O disco tem um traço eletrônico, com elementos que passam pelo Japão, pela Índia. Tem um baião meio eletrônico (...) É uma seleção de músicas que venho escrevendo ao longo do tempo, até em momentos de outros discos e que não dialogavam com o que eu fazia naquele momento. Um disco é quase como um livro, tem que ter uma coerência no texto. Os assuntos são pessoais, estou falando um pouco até da minha vida como músico. É criado um mito muito grande, de representatividade como se o artista fosse uma entidade. A música ‘Cada um’ coloca isso. Ela vem quebrando esse mito, traz o lugar que é a pessoa artista falando de si mesma. E não o artista como tem se chamado muito hoje, de divos e divas. É uma coisa mais horizontal, falo de perto das pessoas. Falo da partida de alguns amigos queridos, como o Luiz Melodia, o Vander Lee, e a minha mãe. Temos dificuldade em falar da morte na nossa cultura. No disco, o que mais parece com a cultura africana, é a forma como falo da partida de outras pessoas, sem toda a coisa da dor. E ao mesmo tempo resgatando também a beleza da vida, as buscas, a trajetória. Defino esse disco como um grande poema. As músicas vão levar para um lugar específico."

Sérgio Pererê (Belo Horizonte, 1976) inició su carrera artística a los 7 años de edad como cavaquinista y percusionista. Desde la adolescencia trabajó en proyectos sociales y educacionales utilizando la música como metodología y en comunidades carentes por medio de la capoeira y la percusión. Completó su experiencia autodidacta con orientaciones de los percusionistas Marcos Suzano y Robertinho Silva y cursó un año de Teoría Musical y Canto Coral en el Conservatorio de Música de la Universidad Federal de Minas Gerais, UFMG. Paralelamente a su trabajo solo, Sérgio Pererê ha formado parte de los grupos Avone, Pedra de Tucum y Tambolelê (con el que grabó dos álbumes). Ha actuado al lado de diversos músicos brasileños e internacionales como Milton Nascimento, Nick Reid, Inno Sorce, Wagner Tiso, João Bosco, Fernando Brant y Naná Vasconcelos, entre muchos otros. Con influencia del blues y del rock progresivo en su trabajo siempre están presentes las raíces afrobrasileñas.

"O cantor, percussionista, compositor e escritor mineiro Sérgio Pererê mergulha em novo projeto autoral com lançamento do disco Cada um. Talentoso por natureza e inquieto por vocação, o novo álbum indica a transformação e a intimidade na carreira de Sérgio Pererê. Não transformação no sentido de mudança de paradigma ou reinicio, mas de como as coisas se transformam.
Na carreira do cantor, a mudança é uma constante importantíssima: a única coisa que não muda é que ele muda sempre. Em “Cada um”, a marca percussiva da carreira de Pererê está presente, mas a sonoridade sofre mutação e a força, agora, vem dos sons produzidos pelos músicos e produtores musicais Barulhista e Richard Neves, numa proposta “eletroorgânica”.
Em “Cada um”, o existencialismo marca boa parte das letras de Pererê. Destaque, ainda, para a composição rítmica bastante diversa e a presença de elementos orientais e míticos que servem de guia e orientação durante a existência.
A escolha da faixa que dá nome ao disco não poderia ser melhor, pois apresenta a mistura que, de fato, se espalha pelo álbum. Os sons se misturam aos ritmos e vão lembrando uma gama de instrumentos que é acompanhado por vozes e ainda é contemplado pela língua estrangeira – All I want is just what’s mine –, que se conjuga com o português brasileiro.
Neste disco, as reflexões de Sérgio Pererê se distribuem em onze faixas, todas composições do artista, uma em parceria com Richard Neves." Feira Cultural, 25.10.2018.

Temas

CD 1
1
Silêncio interior
Sérgio Pererê
2
Casa de flores
Sérgio Pererê
3
Inseguro
Sérgio Pererê
4
Caminho do sol
Sérgio Pererê
Sérgio Pererê & Laura Catalina
5
Cada um
Sérgio Pererê
Sérgio Pererê & Iara Rane
6
Woman
Sérgio Pererê
7
Guardiões da memória
Sérgio Pererê
8
Tudo mudou
Sérgio Pererê
9
É leve
Sérgio Pererê - Richard Neves
10
Mestre Samurai
Sérgio Pererê
11
Sertão
Sérgio Pererê