Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Paraíso

DoContra, Flávio Venturini & Neto Bellotto
Discos: MPB / Clásica

Disponible

24,77 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Independiente
Estilo MPB / Clásica
Año de Edición Original 2019

Más

DoContra: Neto Bellotto, Walace Mariano, Rossini Parucci, Valdir Claudino, Pablo Guiñez, Thiago Henrique, André Geiger, Marcos Lemes y Brian Foutain (contrabajo).

Flávio Venturini (voz, piano, teclado), Neto Bellotto (bajo eléctrico, arreglos, dirección), Érico Fonseca (trompeta), Alexandre Barros (oboe), Christiano Caldas (piano, teclados), Augusto Rennó (guitarra acústica, guitarra eléctrica), Beto Lopes o Thiago Delegado o Pablo Castro o Leonardo Barcelos (guitarra acústica), Leonardo Barcelos (bandolim), Aloizio Horta (bajo eléctrico), Gustavo Grieco o André Godoy (batería), Rafael Alberto y Sérgio Alluotto (percusión) y Coro Madrigale (dirigido por Arnon Oliveira).

Participación especial de: Bárbara Barcellos (voz).

Edición en formato Digipack.

Autografiado por Flávio Venturini.

El conjunto mineiro de contrabajos DoContra homenajea a su coterráneo el cantante, instrumentista y compositor Flávio Hugo Venturini (Belo Horizonte, 1949) con motivo del 70 cumpleaños de este. El brillante grupo de cámara mineiro, que se caracteriza por ofrecer nuevos arreglos de clásicos de la MPB, reforzado por un selecto grupo de instrumentistas, acierta de lleno en su revisión de la obra del cantautor mineiro, que alcanza aires paradisiacos con los arreglos del joven contrabajista Neto Bellotto.

"Em cena desde 1974, inicialmente como integrante do grupo O Terço, Flávio Venturini construiu em 45 anos de carreira uma obra singular que promoveu a interseção entre a MPB, o rock –em especial, o de textura progressiva– e o som que podia ser caracterizado como pop brasileiro na década de 1970.
Acima de rótulos, o cancioneiro deste cantor, compositor e músico mineiro –projetado de fato ao ingressar em 1979 no grupo 14 Bis– se impôs pela beleza melódica.
Aos 70 anos de vida, recém-festejados em 23 de julho de 2019, o artista revisita esse cancioneiro na atmosfera clássica do álbum Paraíso. Disco de moldura sinfônica, Paraíso junta Venturini com o contrabaixista Neto Bellotto, mentor do grupo DoContra, calcado nos toques de seis contrabaixos.
Na gravação do álbum Paraíso, feita em estúdio, o DoContra ganhou outros instrumentos que aproximaram o grupo do formato de sinfônica.
É nessa moldura orquestral que o cancioneiro do compositor é enquadrado em Paraíso, disco que abre com a inédita Suíte Venturini (Neto Bellotto e Flávio Venturini, 2019), peça sinfônica composta com enxertos das melodias de músicas como Nascente (Flávio Venturini e Murilo Antunes, 1977) e Planeta sonho (Flávio Venturini, Vermelho e Márcio Borges, 1980). Estas duas músicas também reaparecem no disco em versões cantadas sob a moldura orquestral do DoContra.
Pela arquitetura clássica do disco, Céu de Santo Amaro (2003) –versão do artista mineiro para Largo (1742), movimento do Concerto nº 5 em fá menor BWV 1056, tema do compositor alemão de música clássica Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)– se ajusta com perfeição à atmosfera do álbum Paraíso.
Aliás, as canções de Venturini geralmente se ambientam bem no tom orquestral do disco. Até as liberdades estilísticas estão naturalmente dentro desse tom. A junção do tango Adiós nonino (Astor Piazzolla, 1959) com a canção Besame (Flávio Venturini e Murilo Antunes, 1988) – tema à meia-luz cuja letra cita e evoca o som de um bandoneón – gerou número harmonioso feito com a adesão da cantora Bárbara Barcellos, cuja voz soa celestial no célebre tango.
Outro destaque é a junção de dois temas compostos por Ennio Morricone para trilha sonora do filme Cinema Paradiso (1998). Paraíso ganhou letra de Murilo Antunes, parceiro habitual de Venturini. Pronta desde 1994, a versão em português era até então inédita em disco. Já Cinema Paradiso, a música-título, é cantada em italiano pelo artista.
Espanhola (Flávio Venturini e Guarabyra) – canção lançada em 1977 nas vozes da dupla Sá & Guarabyra, mas popularizada somente nos anos 1980 em gravação de Venturini – se ressente da perda da simplicidade no arranjo imponente que incorpora até coral que remete ao canto gregoriano. Espanhola parece precisar somente de um violão para dar o recado amoroso.
Sucesso do repertório do grupo 14 Bis, Todo azul do mar (Flávio Venturini e Ronaldo Bastos, 1983) ganha leve tonalidade prog no arranjo.
Mesmo estando imerso no universo da música clássica, gênero instrumental pela própria natureza, o disco Paraíso abre generosos espaços para a voz, senhora absoluta do registro de Criaturas da noite (Flávio Venturini e Luiz Carlos Sá, 1975), para citar somente um exemplo.
Nesse sentido, o álbum cumpre bem a função de reapresentar o cancioneiro do mineiro sem ruptura estética, dando novas chances para músicas conhecidas somente pelo público fiel do artista, casos de Belo Horizonte (Flávio Venturini e Murilo Antunes, 2006) e de Fotografia de um amor (Flávio Venturini e Murilo Antunes, 2013), bela canção de lirismo romântico realçado pelas cordas da orquestra.
Enfim, a obra de Flávio Venturini leva ao paraíso ouvintes que prezam o valor de uma boa melodia. Para seguidores do estilo, o disco Paraíso é saboroso aperitivo para aguardar o álbum de músicas inéditas que o já septuagenário cantor e compositor prepara desde 2018 para ser lançado em 2020.
Há uma linda juventude na música e nos 70 anos de Flávio Venturini." Mauro Ferreira

Temas

CD 1
1
Abertura - Suíte Venturini (instrumental)
Neto Bellotto - Flávio Venturini
2
Céu de Santo Amaro
Johann Sebastian Bach - Flávio Venturini
3
Adiós Nonino / Bésame
Astor Piazzola / Flávio Venturini - Murilo Antunes
DoContra, Flávio Venturini & Bárbara Barcellos
4
Paraíso / Cinema Paradiso
Ennio Morricone / Murilo Antunes
5
Nascente
Flávio Venturini - Murilo Antunes
6
Espanhola
Flávio Venturini - Gutemberg Nery Guarabira
7
Todo azul do mar
Flávio Venturini - Ronaldo Bastos
8
Noites com sol
Flávio Venturini - Ronaldo Bastos
9
Criaturas da noite
Flávio Venturini - Luiz Carlos Sá
10
Fotografia de um amor
Flávio Venturini - Murilo Antunes
11
Belo Horizonte
Flávio Venturini - Murilo Antunes
12
Mais uma vez
Flávio Venturini - Renato Russo
13
Linda juventude
Flávio Venturini - Márcio Borges
14
Planeta sonho
Flávio Venturini - Márcio Borges - Vermelho