Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Natureza sonhadora - Tributo a Accioly Neto

Varios Intérpretes (MPB)
Discos: MPB Nordeste

Disponible

23,71 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Independiente
Estilo MPB Nordeste
Año de Edición Original 2019
Observaciones 2CDs

Más

Interpretaciones de: Almério; André Macambira; Babi Jaques & Laserre; Carlinhos Veloz; Chico César; Clayton Barros; Cristina Amaral; Dois de Paus e uma Dama (Nena Queiroga, Renato Bandeira y Bráulio Araújo); Elba Ramalho; Encanto e Poesia & Bia Marinho; Flaira Ferro & Spok; Flávio José; Irah Caldeira; Isabela Moraes; Isadora Melo; Josildo Sá; Lucas Crasto; Lucas dos Prazeres; Lucy Alves; Maciel Melo; Mariana Aydar; Petrúcio Amorim; Raimundo Fagner; Rogério Rangel; Romero Ferro; Santanna o Cantador; Sarah Lopes; Silvério Pessoa; Talitha Accioly; Ylana Queiroga; Zé Manoel; Zeca Baleiro; Zélia Duncan.

Edición en formato Digipack.

"Para quem vive fora da nação nordestina, o cancioneiro do cantor e compositor pernambucano José Accioly Cavalcante Neto (11 de julho de 1950 – 29 de outubro de 2000) parece estar restrito a alguns poucos sucessos como Lembranças de um beijo (1994), Espumas ao vento (1997) e A natureza das coisas (2007).
As duas primeiras composições foram lançadas por Raimundo Fagner. Já A natureza das coisas foi propagada postumamente por Elba Ramalho. Não por acaso, Elba e Fagner integram o elenco estelar reunido em Natureza sonhadora – Tributo a Accioly Neto.
O disco duplo apresenta gravações inéditas de 33 músicas deste compositor nascido em Goiana (PE) que saiu precocemente de cena, aos 50 anos, vítima de aneurisma cerebral, no Recife (PE), cidade onde se ambientou desde os dois anos.
Viabilizado com produção executiva de Talitha Accioly, filha do compositor, o tributo Natureza sonhadora foi orquestrado sob direção musical de André Macambirra, com arranjos divididos por Yuri Queiroga, Juliano Holanda, Renato Bandeira e Júlio Cesar Mendes, entre outros nomes que produziram as 33 faixas.
A luxuosa edição em CD do tributo traz libreto farto que, além de reproduzir as letras das 33 músicas, valoriza a arte gráfica de Diana Diniz, autora da ilustração exposta na capa do disco.
A obra orgulhosamente nordestina de Accioly Neto é repaginada com sotaque moderno. Embora o xote seja o ritmo recorrente de músicas como Me diz amor (2000) e Canção de saudade (2000), regravadas retrospectivamente por Elba Ramalho e Flávio José, há certa diversidade rítmica.
Zeca Baleiro desvenda Paraíso das hienas (1981) com ar psicodélico que remete a gravações de Alceu Valença e Zé Ramalho na década de 1970. Silvério Pessoa reapresenta No nosso é refresco (1981) com pegada country. Com canto límpido, Mariana Aydar segue a pisada do baião ao remoer Saudade da boa (1995) em gravação produzida por Duani Martins.
Zé Manoel ambienta Que nem eu em atmosfera clássica sem anular a cepa nordestina dessa composição (re)gravada em 2008 pelo cantador Santanna, intérprete vivaz de Severina Cooper (It's not mole não) (1978), música espirituosa que revelou Accioly Neto há 41 anos na primeira edição do festival Cantoria da Música Nordestina, realizada em 1978.
O cantor e compositor pernambucano Accioly Neto, morto aos 50 anos, tem obra repaginada por 33 artistas — Foto: Reprodução da capa do álbum 'Trancelim', de 1986
Com a voz e a percussão de Lucas do Prazeres, a gravação de Maracatulelê (1981) enfatiza o baque do maracatu explicitado já no título dessa música de autoria de Irene Acioli, mas gravada por Accioly no primeiro álbum do cantor, Diabólica trindade (1981), cujo repertório é integralmente revisitado no tributo Natureza sonhadora.
Intérprete determinante para a popularização de Accioly Neto além das fronteiras nordestinas, Fagner embarca no romantismo simples e envolvente da balada Casa comigo (2001). Esse romantismo é destilado com suave interiorização pelo trio Dois de Paus e Uma Dama na abordagem do hit Lembrança de um beijo (1994).
Abrindo o disco 2, Lucy Alves propaga Espumas ao vento (1997) com a produção musical de Yuri Queiroga, autor do arejado arranjo. Conterrâneo de Accioly, Almério evoca a aridez sertaneja ao cantar Esse moleque não vai dar em nada (1981), em gravação arranjada e produzida por Juliano Holanda, também arquiteto do esquentado registro de Diabólica trindade (1981) na voz de Chico César.
Coube também a Juliano Holanda dar forma ao arranjo de A natureza das coisas (2007), uma das músicas mais inspiradas de Accioly Neto, rebobinada com elegância na voz de Zélia Duncan no fecho deste tributo que faz jus à memória de compositor que espalhou (muito) mais do que Espumas ao vento." Mauro Ferreira

Temas

CD 1
1
Paraíso das hienas
Accioly Neto
Zeca Baleiro
2
Me diz amor
Accioly Neto
Elba Ramalho
3
Mel e aveloz
Accioly Neto - Nando Cordel
Petrúcio Amorim
4
Natureza sonhadora
Accioly Neto
Ylana Queiroga
5
No nosso é refresco
Accioly Neto
Silvério Pessoa
6
Só por teimosia
Accioly Neto
Clayton Barros
7
Veneza, Veneza
Accioly Neto
Irah Caldeira
8
Saudade da boa
Accioly Neto
Mariana Aydar
9
Que nem eu
Accioly Neto
Zé Manoel
10
Maracatulelê
Irene Acioli
Lucas dos Prazeres
11
Vontade
Accioly Neto
Isadora Melo
12
Desespero de causa
Accioly Neto
Maciel Melo
13
Asas da ilusão
Accioly Neto
Josildo Sá
14
O trem e o sol
Accioly Neto
Lucas Castro
15
Estorinha de Cacilda
Accioly Neto
Babi Jaques e Lasserre
16
Casa comigo
Accioly Neto
Raimundo Fagner
17
Lembrança de um beijo
Accioly Neto
Dois de Paus e uma Dama
CD 2
1
Espumas ao vento
Accioly Neto
Lucy Alves
2
Esse moleque não vai dar pra nada
Accioly Neto
Almério
3
Quando bate o coração
Accioly Neto
Cristina Amaral
4
Alguns minutos no céu
Accioly Neto
Sarah Lopes
5
Diabólica trindade
Accioly Neto
Chico César
6
Severina Cooper (It's not mole não)
Accioly Neto
Santanna O Cantador
7
No quem me quer
Irene Acioli
Carlinhos Veloz
8
Avoante
Accioly Neto
Em Canto e Poesia e Bia Marinho
9
Canção de saudade
Accioly Neto
Flávio José
10
Relatório
Accioly Neto - Sérgio Sá
Isabela Moraes
11
Me dá meu coração
Accioly Neto
Rogério Rangel
12
Revestréz
Accioly Neto
André Macambira
13
Engano seu
Accioly Neto
Romero Ferro
14
Saideira
Accioly Neto
Flaira Ferro & Spok
15
Maria Maravilha
Accioly Neto
Talitha Accioly
16
A natureza das coisas
Accioly Neto
Zélia Duncan