Ofertas

Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Olhando o céu, viu uma estrela

Áurea Martins & Gonzaga Leal
Discos: MPB

Disponible

20,38 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Independiente
Estilo MPB
Año de Edición Original 2019

Más

Áurea Martins (voz), Gonzaga Leal (voz)

Alexandre Rodrigues (clarinete), Júlio César Mendes (acordeón), Maurício Cezar (piano), Cláudio Moura o Ítalo Sales (guitarra acústica), Renato Bandeira (guitarra acústica, viola caipira), Arístide Rosa (viola caipira), Rafael Marques (bandolim), Caca Barretto (contrabajo), George Rocha y Tomás Melo (percusión), Fabiano Menezes (cello).

Participación especial de: Cida Moreira (voz), Isadora Melo (voz), Marília Barbosa (voz recitada), André Brasileiro (voz recitada), Roque Neto (flugelhorn), Spok (saxo soprano, voz) y Tonfil (voz).

Edición en formato Digipack.

"Mãe de muitas vozes, a cantora paulista Dalva de Oliveira (5 de maio de 1917 – 30 de agosto de 1972) ardeu na fogueira das paixões ao dar a voz aguda a um repertório folhetinesco que priorizava sambas-canção, boleros e tangos.
Em 2017, o cantor pernambucano Gonzaga Leal e a cantora Áurea Martins fizeram show no Recife (PE) para celebrar Dalva no ano do centenário de nascimento dessa estrela, cuja lâmina vocal cortou e acalentou corações ao longo dos anos 1950 como uma das rainhas da era do rádio.
Dois anos depois, o show Olhando o céu, viu uma estrela chega ao disco.
Com luxuosa edição em CD (cujo encarte alinha textos sobre Dalva, fotos do show, letras das músicas e minuciosa ficha técnica da gravação), o álbum reverbera em fogo brando o calor do cancioneiro de Dalva, estrela que irradiou dramas conjugais em boa parte desse repertório veiculado antes da revolução da Bossa Nova em 1958 e do refinamento da MPB projetada na era dos festivais dos anos 1960.

Cantora diplomada na noite carioca, já a caminho dos 80 anos que festejará em 2020, Áurea Martins compensa o desgaste natural da voz com o pleno entendimento da linguagem do samba-canção (...) e se mostra menos vocacionada para fazer a exaltação do samba.
Gonzaga Leal segue o tom ameno de Áurea. A feminina voz do cantor imprime ternura ao baião Kalu (Humberto Teixeira, 1952) e sugere a melancolia entranhada n'A camisola do dia (Herivelto Martins e David Nasser, 1953), samba-canção –nunca gravado ou mesmo cantado por Dalva, ressalte-se– revivido em número de voz, piano (o de Maurício Cezar) e violoncelo (o de Fabiano Menezes).
Em sintonia com o tom tradicionalista do canto dos dois solistas, os arranjos de Cacá Barreto –diretor musical do disco, em função dividida com Cláudio Moura– soam reverentes aos cânones desse repertório que tempera o melodrama com alguma dose de lirismo poético.
(...) Na contramão da fervura do canto de Dalva, cuja voz icônica é ouvida ao longo do disco através da reprodução de trechos de entrevista da artista ao Museu da Imagem e do Som em 1970, Áurea Martins e Gonzaga Leal exaltam a estrela centenária em tons outonais neste álbum que amaina as paixões da intérprete e que é aberto com registro instrumental de Hino ao amor (Hymne a l'amour) (Edith Piaf e Marguerite Monnot, 1950, em versão em português de Odair Marsano, 1956).
As intervenções dos convidados quebram a linearidade do roteiro (...)
Com 20 faixas alocadas em 67 minutos, o álbum reapresenta o suprassumo do repertório de Dalva de Oliveira, acendendo no ouvinte o desejo de (re)ouvir a voz imortal dessa cantora que atravessou os anos 1950 como facho luminoso a irradiar paixões e fracassos. Vontade potencializada pelo fato de o disco terminar – antes da faixa-bônus que reprisa Segredo em dueto de Áurea com Isadora Melo – com a Valsa da despedida (Farewel waltz) (Robert Burns em versão de João de Barro e Alberto Ribeiro, 1941) na voz da própria estrela Dalva, tão reluzente que ainda ofusca as vozes que a iluminam." Mauro Ferreira

Temas

CD 1
1
Hino ao amor (Hymne à l'amour) (instrumental)
Edith Piaf - Marguerite Monnot
2
E o que eu sei?
Texto de Socorro Lira
Cida Moreira
3
Oh! Meu imenso amor
Roberto Carlos - Erasmo Carlos
Áurea Martins & Gonzaga Leal
4
Linda flor (Ai ioiô)
Henrique Vogeler - Luiz Peixoto - Marques Porto - Cândido Costa
Áurea Martins
5
A Bahia te espera
Herivelto Martins - Chianca de Garcia
Áurea Martins
6
Olhos verdes
Vicente Paiva
Gonzaga Leal
7
Estrela do mar
Marino Pinto - Paulo Soledade
Gonzaga Leal & Isadora Melo
8
Que será
Marino Pinto - Mário Rossi
Isadora Melo
9
Kalú
Humberto Teixeira
Gonzaga Leal
10
Bom dia
Herivelto Martins - Aldo Cabral
Áurea Martins
11
Atiraste uma pedra
Herivelto Martins - David Nasser
Gonzaga Leal & Tonfil
12
Camisola do dia
Herivelto Martins - David Nasser
Gonzaga Leal
13
Cabelos brancos
Herivelto Martins
Gonzaga Leal
14
Neste mesmo lugar
Armando Cavalcanti - Klecius Caldas
Áurea Martins
15
Tudo acabado
J. Piedade - Oswaldo Martins
Gonzaga Leal & Spok
16
Segredo
Herivelto Martins - Marino Pinto
Áurea Martins
17
Palhaço
Nelson Cavaquinho
Cida Moreira
18
Estão voltando as flores
Paulo Soledade
Gonzaga Leal
19
Ave Maria / Valsa da despedida
Vicente Paiva - Jaime Redondo
Gonzaga Leal, Spok & Roque Neto
20
Segredo (bonus)
Áurea Martins & Isadora Melo