Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Os Farroupilhas (Por causa de você, menina,...)

Conjunto Farroupilha
Discos: MPB / Bossa nova

Disponible

16,62 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Discobertas
Estilo MPB / Bossa nova
Año de Edición Original 1963

Más

Conjunto Farroupilha: Tasso Bangel, Danilo Vidal de Castro, Sidney Morais, Iná Bangel y Estrela D'Alva Lopes de Castro.

Reedición en CD, de 2020, del disco lanzado originalmente por el sello Farroupilha/Fermata en 1963. Remasterizado, con portada, contraportada y ficha técnica originales.

Octavo álbum del conjunto vocal creado en la Rádio Farroupilha, en Porto Alegre (Rio Grande do Sul), a finales de los años 40. Una curiosidad en la discografía de este grupo que se caracterizó por su repertorio nítidamente regionalista típico de Rio Grande do Sul, pero que tampoco pudo resistirse al boom de la Bossa nova. Ese mismo año fue galardonado con el troféu Roquette Pinto como Mejor Grupo Vocal de Brasil.

"Grupo vocal gaúcho formado em setembro de 1948 em Porto Alegre (RS), sob a liderança do acordeonista e maestro Tasso Bangel, o conjunto Os Farroupilhas difundiu sons e temas dos Pampas no Brasil e no exterior.
Sem jamais adotar postura regionalista radical na discografia gravada ao longo de 30 anos, no período que foi de 1953 (ano do primeiro álbum, Gaúcho) até 1983 (ano do derradeiro disco Farroupilha 35), o conjunto Farroupilhas aderiu inclusive ao cancioneiro da bossa nova e do samba sincopado feito à moda carioca.
Lançado originalmente em 1963 pela gravadora Fermata e editado pela primeira vez em CD, o álbum Os Farroupilhas diluiu o sotaque gaúcho dos integrantes do quinteto com o balanço carioca de repertório cheio de bossa que incluiu músicas como Por causa de você, menina (1963) – samba do então novíssimo esquema do debutante Jorge Ben Jor – e a então recente Insensatez (Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, 1961).
Gravado na cidade de São Paulo (SP), o álbum Os Farroupilhas caiu bem no sambalanço com as gravações de Palhaçada (Luis Reis e Haroldo Barbosa, 1961) e Bolinha de sabão (Orlandivo e Adilson Azevedo, 1963) e esse suingue nem chegou a surpreender de fato quem sabia que, há três anos, ao gravar o álbum Os Farroupilhas na TV (1960), o grupo vocal fizera um dos primeiros registros fonográficos do Samba de uma nota só (Antonio Carlos Jobim e Newton Mendonça, 1960).
A tristonha Moça da chuva (Paulinho Nogueira e Rita Moreira, 1963) foi apresentada ao mundo nas vozes dos Farroupilhas, tendo integrado a magra safra de então inéditas do repertório do álbum Os Farroupilhas ao lado de composições autorais como A menina de trança, samba da lavra do fundador Tasso Bangel.
A música de Bangel e esse até então raríssimo disco dos Farroupilhas são amostras de como os gaúchos também souberam se apropriar da bossa carioca de 1958 que ganhou todo o universo pop – inclusive os Pampas – a partir dos anos 1960." Mauro Ferreira (g1.globo.com, 30.04.2020)


Temas

CD 1
01
Por causa de você, menina
Jorge Ben Jor (Jorge Ben)
02
O que eu gosto de você
Silvio César
03
Azul contente
Walter Santos - Tereza Souza
04
Moça da chuva
Paulinho Nogueira - Rita Moreira
05
Insensatez
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) - Vinicius de Moraes
06
A menina de trança
Tasso Bangel
07
Bolinha de sabão
Orlann Divo - Adilson de Azevedo
08
Isto é bossa nova
Sidney Morais
09
Pequena marcha para um grande amor
Juca Chaves
10
João Sebastião Bach
Dick Farney - Nestor Campos - Tasso Bangel
11
Palhaçada
Luiz Reis - Haroldo Barbosa
12
Vozes e flores
Tasso Bangel