Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Samba é samba

Walter Wanderley
Discos: Sambalanço

Disponible

27,90 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Discobertas
Estilo Sambalanço
Año de Edición Original 1961
Instrumental

Más

Walter Wanderley (órgano, piano, arreglos)

Músicos no especificados.

Reedición en CD (Brasil, de 2012, del disco lanzado originalmente en 1961 por el sello Odeon. Remasterizado, con portada, contraportada y ficha técnica originales.

"(...) O quinto e último LP com a participação do artista no ano de 1961 é exatamente esse seu disco solo. Nesse álbum Walter Wanderley opta por usar vocal em cinco faixas do mesmo. O coro alterna em vocalizes (faixas 1 e 4) ou cantando pequenos trechos da melodia das canções com letra (faixas 6, 7 e 10). Mais uma vez, como sugerido pelo título do disco, a gravadora e o artista escolhem um repertório exclusivo de sambas e músicas brasileiras. Porém, o uso de vocais não é aleatório e sim um reflexo da escolha das composições.
Embora Tárik de Souza considere o disco de Isaura Garcia com acompanhamento de Walter Wanderley (desse mesmo ano como pertencente ao Sambalanço, não é por acaso que o mesmo autor classifica esse disco como sendo o primeiro de Walter Wanderley ligado ao subgênero. Com raras exceções, o álbum está repleto de composições ligadas ao estilo, com canções de compositores como Claribalte Passos, Djalma Ferreira, Haroldo Barbosa, João Roberto Kelly e Luiz Antônio (quatro faixas apenas desse último).
Mesmo tendo gravado uma música de Djalma Ferreira em seu disco solo de 1960, é nesse álbum que Walter Wanderley se aproxima definitivamente do Sambalanço, interpretando músicas ao órgão (todas as faixas) e também piano simultaneamente (nas faixas 10 e 12). Porém, esse disco e também o próximo álbum solo de Walter Wanderley, serão identificados também, como pertencentes ao Sambajazz, de acordo com as pesquisas feitas por Joana Saraiva (2007).
Sobre esse disco, o jornal O Estado de São Paulo publicou uma nota. Detalhe: em determinado momento do texto, o autor da nota indica como a “leitora” pode utilizar o álbum para receber seus convidados. Os discos de Walter Wanderley também eram direcionados ao público feminino, como podemos perceber através de algumas estratégias de marketing nas capas e contracapas dos álbuns. Isso parece comprovar que Walter Wanderley e sua gravadora tinham conhecimento do público que consumia sua música. Isso faz com que o estilo musical do organista recifense tenha sido construído através de algum tipo de equilíbrio entre arte e mercado (...)" Fernando Henrique Araújo Torres (Extracto de la tesis doctoral "Walter Wanderley – Memória e Esquecimento na Indústria Cultural e na História da Música Popular Brasileira" (Universidade Federal da Paraíba, 2019))

Temas

CD 1
01
O samba brasileiro
Claribalte Passos
02
O barquinho
Roberto Menescal - Ronaldo Bôscoli
03
Murmúrio
Djalma Ferreira - Luiz Antonio
04
Nossos momentos
Haroldo Barbosa - Luiz Reis
05
Chora coração
Denis Brean - Oswaldo Guilherme
06
Chorou, chorou
Luiz Antonio
07
Palhaçada
Haroldo Barbosa - Luiz Reis
08
Água de beber
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) - Vinicius de Moraes
09
Não sabemos
Rubens Caruso
10
Boato
João Roberto Kelly
11
Poema do adeus
Luiz Antonio
12
Mulher de trinta
Luiz Antonio