Ofertas

Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Tijolo por tijolo

Alcione
Discos: Samba

Disponible

16,62 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Biscoito Fino
Estilo Samba
Año de Edición Original 2020

Más

Alcione (voz)

Marcelo Martins (flauta), Rodrigo Revelles (saxo soprano), Luizão Ramos (saxo soprano, saxo tenor, flauta), Bubu Silva y Marcio André (trompeta), Biratrombone (trombón), Jota Moraes (vibráfono, teclados, arreglos), Alexandre Menezes (teclados, guitarra eléctrica, arreglos, producción), Nelio Jr. o Pedro Santos (teclados), Zé Américo Bastos (teclados, arreglos), Leo Amuedo (guitarras), Alvinho Santos o Ian Félix (guitarra acústica), Marcos Arcanjo (guitarra acústica), Jr. Lobbo (viola caipira), Alceu Maia o Edinho o Raul Silva (cavaquinho), Leandro Lima (banjo), Ricardo Cordeiro o Ney Conceição o Paulo Cesar Barros (contrabajo), Prateado (contrabajo, arreglos), Camilo Mariano o Danilo Amuedo o Paulo Bogado o Williams Mello (batería), Adilson Didão, Fabio Miudinho y Paulo Heman (percusión), Jairo Bonfim, Joelma Bonfim, Maria Helena, Mariana Feo y Sylvia Nazareth (coros), Jorge Cardoso (arreglos).

Edición en formato Digipack.

"Em 2013, os seguidores mais antigos de Alcione se surpreenderam com a alta qualidade do álbum de músicas inéditas Eterna alegria, apresentado pela artista naquele ano com repertório apaixonante. O disco Eterna alegria se impôs como um dos títulos mais coesos da carreira fonográfica iniciada em 1972 por essa grande cantora maranhense que veio para a cidade do Rio de Janeiro (RJ) em 1968. Sete anos depois, o álbum Tijolo por tijolo soa irregular porque arranjos e repertório nem sempre estão à altura do vozeirão grave de Marrom.
Primeiro single do álbum, Fascínio (Toninho Geraes e Paulinho Rezende) já sinalizara em março a danosa aproximação da estética do samba rotulado como pagode romântico e caracterizado pelo uso abundante de teclados, proeminentes no arranjo de Wilson Prateado (…) Bom samba que dá nome ao disco, Tijolo por tijolo (Serginho Meriti e Claudemir) também saiu antes em single e corroborou a opção estética do álbum, gravado com produção musical de Alexandre Menezes, diretor musical da Banda do Sol – grupo que há décadas acompanha Alcione em shows – e arquiteto da face sonora deste disco formatado em estúdio com arranjos de Jorge Cardoso, Jota Moraes, Wilson Prateado, Zé Américo Bastos e do próprio Alexandre Menezes.
Selecionado por Alcione, o repertório de Tijolo por tijolo oscila sem perder a pegada popular da cantora. Há sambas que fluem bem, caso de Meu universo (Zeppa e Jorge Vercillo), e há outros que batem na trave.
Prejudicado por coro dispensável, O homem de Três Corações celebra Pelé – no ano do 80ª aniversário do imortal jogador de futebol – com letra poética de Paulo César Feital, mas o samba, de título alusivo à cidade mineira onde o craque nasceu em outubro de 1940, rola sem ginga e fica aquém da produção autoral do compositor Altay Veloso, autor da melodia. O gol quase vem ao fim da faixa com a batucada que simula a euforia de partida de futebol (…) Samba também embebido em alto astral, Lado a lado (Arlindo Cruz, Marcelinho Moreira e Rogê) propaga tom solar com certa poesia, mas sem justificar as assinaturas do (geralmente mais inspirado) trio de autores. Balada que cai na cadência do pagode romântico, com todos os teclados a que tem direito, Não dá mais é canção de Altay Veloso em que Alcione voltar a encarnar o papel da mulher infeliz, só que à beira da libertação do jugo conjugal (…) Faixa brejeira que sobressai na construção frágil de Tijolo por tijolo, 41º álbum de Alcione, Santo Amaro é uma flor (Edil Pacheco e Walmir Lima, 2012) abre a roda e estende a rota do disco até a Bahia (…) No fim do álbum Tijolo por tijolo, a homenagem ao Maranhão – já tradicional nos discos da cantora – surpreende ao ser feita sem ritmo da região, mas em tom urbano e romântico. Zé Américo Bastos é o arranjador e parceiro do poeta Salgado Maranhão na criação de Lençóis, envolvente canção sobre um amor vivido nos Lençóis Maranhenses.
A derradeira faixa reitera que, entre altos e baixos conceitos, Alcione reforça com o álbum Tijolo por tijolo a sedimentação de trajetória norteada e alicerçada pelo gosto popular." Mauro Ferreira (g1.globo.com, 30.05.2020)

Temas

CD 1
01
Tijolo por tijolo
Serginho Meriti - Claudemir
02
Fascínio
Toninho Geraes - Paulinho Rezende
03
Meu universo
Zeppa - Jorge Vercillo
04
Alto conceito
Fred Camacho - Leandro Fab
05
O homem de Três Corações (Pelé)
Altay Veloso - Paulo César Feital
06
Em barco que navega malandro
Serginho Meriti - Claudemir
07
Realeza
Joluis Cavalcante - Alvinho Santos
08
Lado a lado
Arlindo Cruz - Marcelinho Moreira - Rogê
09
Não dá mais
Altay Veloso
10
O samba ainda é
Serginho Meriti - Claudemir - Ricardo Moraes
11
Feito traça
Telma Tavares - Roque Ferreira
12
Santo Amaro é uma flor
Edil Pacheco - Walmir Lima
13
Teu calor
Júlio Alves - Ramires - Carlos Junior
14
Lençóis
Zé Américo - Salgado Maranhão