Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Nazareth

Rosana Lanzelotte, Caito Marcondes & Luis Leite
Discos: Choro

Disponible

24,77 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Biscoito Clássico / Biscoito Fino
Estilo Choro
Año de Edición Original 2009
Instrumental

Más

Rosana Lanzelotte (clavecín), Luis Leite (guitarra acústica), Caito Marcondes (percusión)

Edición en formato Digipack.

"Nazareth é o sexto álbum da cravista e pesquisadora brasileira Rosana Lanzelotte (Rosana de Saldanha da Gama Lanzelotte) (Rio de Janeiro, RJ, 1961). Reúne suas interpretações para quinze peças do compositor brasileiro Ernesto Nazareth, inclusive duas delas inéditas -Furinga e Encantador- e outras jóias raras do repertório nazarethiano, como Fidalga e Elegantíssima, além de uma faixa de autoria anônima.
Ernesto Nazareth, gênio da música brasileira (Rio de Janeiro, 1863-1934), costuma ser lembrado por algumas de suas criações mais famosas – em especial, Odeon, Apanhei-te Cavaquinho e Brejeiro. Mas sua obra ultrapassa em muito essas poucas referências e tem uma diversidade insuspeitada.
“Selecionei, na obra de Ernesto Nazareth as peças que mais se adaptam ao cravo”, diz Rosana. O próprio Nazareth estipulava em algumas de suas obras ‘aqui o acompanhamento deve se assemelhar ao violão’ ou ‘ao cavaquinho’ - instrumentos de cordas pinçadas, como o cravo, que lhes confere uma característica rítmica, além da harmônica. “Passeamos por timbres variados, começando pelo cravo e chegando ao pianoforte – de sonoridade mais próxima ao piano de Nazareth do que um grade piano moderno de concerto. A paleta é enriquecida pela percussão inventiva de Caito e pelo violão de Luis (...) Uma única faixa não foi composta por Nazareth - o Lundu de autor anônimo anotado pelos naturalistas Spix e Martius durante viagem pelo Brasil entre 1817 e 1820. A intenção foi registrar um dos primeiros gêneros tipicamente brasileiros, que Nazareth aproveitou em suas primeiras polcas-lundu, como a Cuyubinha, que também gravamos”, revela a cravista.

Considerada uma das principais cravistas do Brasil e conhecida como musicista e pesquisadora/professora de informática, Rosana Lanzelotte gravou seis CDs de cravo, visando difundir o instrumento em terras brasileiras, inclusive executando obras ainda inéditas no continente, desde composições de Johann Sebastian Bach, Joseph Haydn, e os trabalhos do compositor português Pedro António Avondano, que havia sido esquecido até mesmo em seu país, mas a cravista descobriu uma coleção de suas sonatas nas bibliotecas de Lisboa.
Desde que Rosana Lanzelotte deu continuidade ao impulso restaurador do cravo no Brasil (iniciado nos anos 1960 por Roberto de Regina), alguns compositores contemporâneos passaram a escrever diretamente para o cravo, o que resultou na seleção de obras modernas gravada em seu álbum O Cravo Brasileiro. A carreira de solista levou-a a importantes salas de concerto, como o Wigmore Hall (Londres), Sala Gaveau (Paris), Otto Braun Saal (Berlim) e Fundação Gulbenkian (Lisboa). Foi premiada pelo Conselho Estadual de Cultura do Rio de Janeiro com o "Golfinho de Ouro", em reconhecimento pelos seus esforços em prol da divulgação da cultura. Também recebeu do governo francês a comenda Chevalier da Ordem das Artes e Letras. À frente do projeto que disponibiliza, pela primeira vez, a totalidade das obras de Ernesto Nazareth, recuperadas, revistas e editadas (as partituras das 218 peças estarão disponíveis no site Ernesto Nazareth) ela lança o CD com 15 peças do compositor e promove também Oficinas Virtuais – à distância - com estudantes e músicos de todo o país.

Com 35 anos de carreira, o multinstrumentista, compositor e arranjador Caito Marcondes vem se destacando por trabalhos para orquestra, balé, cinema, gravações e shows com grandes nomes da música brasileira e internacional. Tem feito constantes turnês pela Europa com seu trabalho solo e com grupos que executam a sua música na Bélgica, Itália, Alemanha e Holanda.
Luis Leite dedica-se a diferentes estilos, como jazz, música brasileira, clássica e contemporânea. Graduou-se com mérito na Universität für Musik Wien e obteve o primeiro lugar em importantes concursos internacionais de violão, como "Ivor Mairants" (Londres) e "John Duarte" (Rust). Desde então tem se apresentado como solista em diversos países e com grandes nomes do jazz internacional. Atualmente é professor da Universidade Federal de Juiz de Fora."

Temas

CD 1
01
Garoto
Ernesto Nazareth
02:57
02
Escorregando
Ernesto Nazareth
02:37
03
Lundum
Anónimo s. XIX
02:05
04
Batuque
Ernesto Nazareth
05:00
05
Encantador
Ernesto Nazareth
04:29
06
Fon-fon
Ernesto Nazareth
02:43
07
Tenebroso
Ernesto Nazareth
03:29
08
Furinga
Ernesto Nazareth
04:11
09
Digo
Ernesto Nazareth
06:25
10
Odeon
Ernesto Nazareth
02:56
11
Cuyubinha
Ernesto Nazareth
03:08
12
Atrevidinha
Ernesto Nazareth
03:18
13
Pierrot
Ernesto Nazareth
04:07
14
Elegantíssima
Ernesto Nazareth
03:25
15
Cubanos
Ernesto Nazareth
03:34
16
Fidalga
Ernesto Nazareth
05:11