Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

3

Juliana Cortes
Discos: MPB / Jazz / Experimental

Disponible

16,62 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Independiente
Estilo MPB / Jazz / Experimental
Año de Edición Original 2020

Más

Juliana Cortes (voz)

Tomás Piccinini (saxo), Davi Sartori (piano), Lorenzo Flach o Rodrigo Lemos (guitarra eléctrica), Du Gomide (guitarra eléctrica, banjo, rabeca), João Ortácio (guitarra acústica, guitarra de 12 cuerdas), Érica Silva o Guilherme Ceron o Bruna Bushle (bajo), Ian Giller (batería), Juliana Cortes (batería, percusión), Ian Ramil (coros, producción), Vina Lacerda, Priscila Graciano (de Grupo Fato) y Carina Levitan (percusión).

Participación especial de: Airto Moreira (voz, percusión) y Pedro Luís (voz).

Edición en formato Digipack.

"Anunciado por Juliana Cortes em março com a edição de Andorinhas, single que apresentou composição de João Ortácio cantada em três oitavas pela artista curitibana, o terceiro álbum da cantora, 3, já está disponível no mercado fonográfico, com capa que expõe obra da artista plástica Adriana Alegria.
Produzido por Ian Ramil, o disco foi gravado entre julho e setembro de 2019 com dois trios na formação instrumental básica. Um é composto pelos músicos Guilherme Ceron (baixo), Lorenzo Flach (guitarra) e Martin Estevez (bateria), residentes em Porto Alegre (RS). O outro trio é de Curitiba (PR), cidade natal de Juliana Cortes, tendo sido formado pelos músicos Du Gomide (banjo, violão, rabeca), Erica Silva (baixo) e Ian Giller (bateria).
Com esses trios e com a adesão de músicos convidados como o percussionista Airto Moreira, ouvido em Terra plana (Zelito e Ian Ramil), faixa de tom politizado, Juliana Cortes transita no álbum 3 por sonoridades experimentais, como a da faixa Prejuízo (Poty e Pedro Borghetti), ambientada em atmosfera dissonante povoada por harmonias suspensas. A música foi gravada somente com a voz de Juliana e a guitarra de Lorenzo Flach, músico fundamental na construção do universo musical do disco.
Aberto por Cores do fogo, música composta por Pedro Luís e apresentada em julho como segundo single do álbum, 3 flagra Juliana Cortes entre experimentações sonoras, timbres camerísticos e interpretações teatrais, como as das músicas siameses Azul royal I e Azul royal II, de João Ortácio.
Parceria de Juliana Cortes com o produtor Ian Ramil, Macho-rey discute o conceito de masculinidade com certo (oportuno) deboche do império masculino.
Sucessor de Invento (2013) e Gris (2016) na discografia da artista, o álbum 3 é fruto de residência artística promovida por Juliana Cortes para intensificar o intercâmbio entre músicos e compositores de Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS). Dessa residência, saíram para o disco músicas como Três, criada por Rodrigo Lemos e Zelito com a adesão da poeta Estrela Leminski.
É em torno desse arco experimental de poesias, guitarras, deboches e dissonâncias que Juliana Cortes gravita em 3, álbum coerente com o tom inquieto da discografia anterior da artista." Mauro Ferreira (g1.globo.com, 03.11.2020)

Temas

CD 1
01
Cores do fogo
Pedro Luís
Juliana Cortes & Pedro Luís
02
Andorinhas
João Ortácio - Guilherme Becker
03
Serena solar
Zelito - Rodrigo Lemos - Guilherme Ceron - Ian Ramil - Guilherme Becker - Juliana Cortes - Estrela Leminski
04
Três
Rodrigo Lemos - Zelito - Estrela Leminski
05
Terra plana
Zelito - Ian Ramil - Rodrigo Lemos - Juliana Cortes
Juliana Cortes & Airto Moreira
06
Macho-rey
Ian Ramil - Juliana Cortes
07
Marionete da cidade
Rodrigo Lemos - Guilherme Ceron - Zelito - Guilherme Becker - Ian Ramil
08
Azul royal
João Ortácio
09
Azul royal II
João Ortácio
10
Prejuízo
Poty - João Salazar
Juliana Cortes & Lorenzo Flach
11
Fôrma
Poty - Pedro Borghetti