Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Torcendo a terra

Ricardo Herz Trio
Discos: Jazz / MPB

Disponible

14,95 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Scubidu Records
Estilo Jazz / MPB
Año de Edición Original 2017
Instrumental

Más

Ricardo Herz Trio: Ricardo Herz (violín, arreglos), Michi Ruzitschka (guitarra de 7 cuerdas), Pedro Ito (batería, percusión).

Teco Cardoso (flauta), Zé Luis Nascimento (percusión), Mestrinho (acordeón), Fábio Peron (bandolim), Rafael Alterio (coros).

Edición en formato Digipack.

"Em 2012 o trio lançou o "Aqui é o meu lá" e com esse disco rodamos o Brasil e o mundo! Agora tem mais ou menos um ano que estamos tocando e experimentando o novo repertório em vários shows. O disco contou, além do trio, com participações super especiais do Teco Cardoso, na flauta baixo, Fábio Peron, no bandolim, Mestrinho, no acordeon e Zé Luis Nascimento, nas percussões, além de pitacos e sugestões especialíssimas do grande maestro Nelson Ayres.
O nome "Torcendo a terra" é o de uma das músicas e também vem das influências que inspiraram as composições. A gente faz música instrumental com uma formação inusitada: violino, violão 7 cordas e bateria/percussão. Tocamos com o trio no Brasil e fora dele. As raízes brasileiras são as mais importantes nas composições e a gente não se esquece nunca delas, mas os ouvidos estão abertos para o mundo e todas as boas influências são bem vindas. Tem desde frevo/rastapé, xote, até músicas inspiradas na música àrabe, no jazz europeu e israelense, no choro tradicional, na música africana, na música celta. Tudo que soar bem e inspirar está valendo!" Ricardo Herz (Extraido del texto para la captación de recursos)

"Esqueça os recitais clássicos, as roupas formais e as execuções que seguem à risca as notas da partitura, Ricardo Herz é um violinista diferente. Não que ele não tenha técnica e estudo suficientes para tocar música erudita. Pelo contrário, a formação inicial do músico vem do ambiente tradicional. O desafio mesmo era levar o instrumento para a música popular. ;Hoje não é mais tanto um desafio, porque desde 2002 venho neste caminho;, conta o instrumentista, que lança agora o disco Torcendo a terra, com o Ricardo Herz Trio (formado por ele, o violonista Michi Ruzitschka e o baterista Pedro Ito).
Apesar de não ter uma tradição brasileira, o violino faz parte da cultura popular de muitos países, conta Ricardo. ;O violino é um instrumento muito versátil, presente na música de vários lugares do mundo. Muito adaptável para se encaixar em qualquer estilo;, esclarece. Torcendo a terra é o sétimo álbum do músico ;E todos eles são baseados nessa ideia de trazer o violino para a música popular;, completa.
Para incorporar o violino aos ritmos brasileiros, Herz estudou diversos instrumentos que já tinham lugar na tradição musical do país. ;Além da rabeca (que é praticamente um violino rústico), estudei também a sanfona, a flauta, o bandolim, que já foram muito explorados na nossa música;, lembra.
Em Torcendo a terra, Ricardo assina (algumas com parceiros) quase todas as composições. A única exceção é Atlântica, de Ernesto Nazareth. O violinista compôs o disco já pensando no formato de trio e na maneira como cada um dos músicos toca e pensa a música. ;A gente vem tocando junto há muito tempo, sabe como cada um se comporta, eu me achei nesse formato que permite muita sutileza e é muito versátil;, destaca.
Apesar de ter claramente uma pegada brasileira, a música do trio extrapola os limites do país e absorve influências de várias outras regiões do mundo. Herança também do tempo em que Ricardo morou e estudou fora, foram 10 anos longe do país (nos Estados Unidos e na França). ;Desenvolvi muito do meu jeito de tocar na França, que é um berço do jazz no violino e muito da minha composição tem influência desse olhar para todas as regiões, que é característica do jazz francês;, conta.
A maneira de pensar e incorporar influências é uma característica de todo o trio, garante Ricardo. ;Fazemos uma música muito brasileira, mas que tem elementos de todo mundo. É uma característica de manter o ouvido aberto para fora do Brasil e ter um pouco dessa influência de tudo;, acrescenta.
O álbum conta também com contribuições do percussionista Zé Luis Nascimento, do acordeonista Mestrinho, do saxofonista Teco Cardoso e do bandolinista Fábio Peron. ;São quatro participações de músicos que eu sempre admirei, mestres em seus instrumentos;, elogia." Alexandre de Paula (Correio Braziliense, 30.01.2017)

Temas

CD 1
01
Torcendo a terra
Ricardo Herz
06:54
02
Horizontes
Ricardo Herz
Ricardo Herz Trio & Zé Luiz Nascimento
07:37
03
Ladeira da pilha
Ricardo Herz - Michi Ruzitschka
04:55
04
Um xote apaixonado
Ricardo Herz
Ricardo Herz Trio & Mestrinho
07:06
05
Num pé só
Ricardo Herz
08:29
06
Brisa
Ricardo Herz
Ricardo Herz Trio & Teco Cardoso
07:32
07
Esperançoso
Ricardo Herz
Ricardo Herz Trio & Fábio Peron
06:11
08
Atlântico
Ernesto Nazareth
03:35