Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Na lida

Vésper Vocal
Discos: MPB

Disponible

13,17 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Pôr do Som
Estilo MPB
Año de Edición Original 2012

Más

Vésper Vocal: Ilka Cintra, Juçara Marçal, Mazé Cintra, Mônica Thiele y Nenê Cintra (voz, percusión).

Adonias Junior (voz recitada), Renata Mattar (acordeón). Rodrigo Campos (cavaquinho), André Magalhães (efectos, mezclas).

Arreglos: Nenê Cintra, Mônica Thiele, Daniel Reginato, Lincoln Antonio, Paulo Malaguti, Sérgio Molina.

El grupo vocal femenino a capela paulistano celebra 20 años de existencia con el lanzamiento de su cuarto álbum individual. Elabradísimo y lleno de sofisticación.

"Mônica Thiele Waghabi, Mazé Cintra, Ilka Cintra, Juçara Marçal e Nenê Cintra são o Vésper, grupo vocal feminino paulistano que lançou o álbum temático com canções de trabalho Na lida (Pôr do Som).
Cinco mulheres que dispensam instrumentos para cantar, que fazem de suas gargantas piano e violão, dos quais não carecem. Vozes que fazem dinâmicas como se já houvessem nascido ora chorando forte, ora piano, ora fortíssimo, ora pianíssimo. Cordas vocais que soam como instrumentos. Acordes que lhes saem feito um brado de alerta ou um sussurro de acalanto. Intérpretes em plena maturidade.
Tudo começa com duas músicas interligadas, “O Atirador” (Lula Queiroga) e “Pra Onde Vai Valente” (Manezinho Araújo). Com arranjo do Vésper, a polifonia tem as vozes esbarrando-se umas nas outras num extraordinário efeito harmônico que resulta em choques magnéticos. Os pandeiros tocados pelas cinco dão à embolada o clima da feira onde os improvisos dos cantadores costuma comer solto.
Com uma voz grave fazendo as vezes de contrabaixo, as outras cantando desenhos melódicos diferentes, começa “Relampiano” (Lenine e Paulinho Moska), num arranjo de Nenê Cintra. O solo vem de uma voz bem aguda, o ritmo, das bocas. O solo troca de voz. A percussão ecoa de uma moringa tocada por Mazé.
Com arranjo de Paulo Malaguti, “Meu Enxoval” (Almira Castilho e Gordurinha), só para variar, tem o acompanhamento do cavaquinho de Rodrigo Campos. A letra espirituosa fala do trabalhador que vem do Nordeste para São Paulo, não aguenta o frio e ruma pro Rio de Janeiro apenas com a “roupa de cama”: o Diário da Noite e a Última Hora.
Nas mãos de Mazé e Juçara, as kalimbas soam docemente. Com um canto de escravos, num solo pungente, começa “Batuque” (Itamar Assumpção). No arranjo de Nenê Cintra, as vozes se revezam em sons esparsos que, somados, criam a cama vocal onde descansa a melodia solada. Os caxixis espalham suas contas.
Em “Último Pau de Arara” (Venâncio, Corumba e J. Guimarães), mais uma vez a voz grave de Mônica, autora do arranjo, inicia fazendo a marcação como um contrabaixo. As outras vozes abrem em vocal. O solo é da Ilka. O “contrabaixo” segue ponteando.
As kalimbas de Mazé e Juçara voltam para tocar “Dorme Menino Qu’Eu Tenho o Que Fazer” (domínio público), num arranjo de Nenê. Em participação especial, Sandra Ximenez canta com o Vésper. A delicadeza impera.
Sérgio Molina criou o arranjo para “Bom Dia” (Gilberto Gil e Nana Caymmi). Se o Vésper já excedia na força do poder da criação vocal, aqui elas se mostram soberbas. Os graves e os agudos são profusos. A dissonância alcança seu ponto mais alto. A afinação é de arrepiar… Meu Deus! Um dos mais belos momentos do CD.
Dissonâncias, acordes perfeitos, uníssonos, solos, pontos, contrapontos, cânones, graça, leveza e, sobretudo, uma afinação tão naturalmente espantosa que sugere estarmos ouvindo sons vindos de outra esfera, não dessa em que vivemos. Assim é o Vésper em sua lida." Aquiles Rique Reis (vocalista de MPB-4)

Temas

CD 1
01
O atirador / Pra onde vai valente
Lula Queiroga / Manezinho Araújo
02
Relampiano
Lenine - Paulinho Moska
03
Meu enxoval
Almira Castilho - Gordurinha
04
Batuque
Itamar Assumpção
05
Canção do sal
Milton Nascimento
06
Último pau de arara
Venâncio - Corumba - J. Guimarães
07
Emily
Renato Borghetti - Ilka Cintra
08
Dorme menino qu'eu tenho o que fazer
D.P.
Vésper Vocal & Sandra Ximenez
09
Balagulá
Venâncio - Corumba
10
Sete vezes trabalho: Caxangá / Canto de carregadres de pedra / Vissungo / Mey cativero, meu cativerá / Batuque de umbigada / Canto de lavadeiras / Trabalhar, eu não
Milton Nascimento - Fernando Brant / D.P. / D.P. / D.P. / D.P. / D.P. / D.P.
11
Olha o quitandeiro
Haroldo Lobo - Milton de Oliveira
12
Marvin (Patches)
Ronald Dunbar - General Johnson (Vers. Sergio Britto - Nando reis)
13
Trabalho, trabalho
Walter Garcia
14
Bom dia
Gilberto Gil - Nana Caymmi
15
Liga as correntes
D.P.