Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Edson Cordeiro (Zorongo gitano,...)

Edson Cordeiro
Discos: MPB / Pop

Disponible

16,62 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Epic / Sony Music
Estilo MPB / Pop
Año de Edición Original 1994

Más

Edson Cordeiro (voz)

Antônio Carrasqueira (flauta), Marta de Almeida (clarinete), Marta de Almeida (clarinete bajo), Natan Albuquerque Júnior (oboe), Fábio Fonseca (teclados, arreglos), Miguel Briamonte (piano, teclados, arreglos), Fernando de la Rua (guitarra acustica), Tuco Marcondes (guitarras, arreglos), Gustavo Corsi (guitarra eléctrica), Edmilson Capelupi (guitarra acústica, guitarra de 7 cuerdas, cavaquinho, arreglos), Jorge Oscar de Souza (contrabajo), Hélio Ferreira Leite (bajo eléctrico), Alaor Neves o Armando Tibério (batería), Eduardo Contrera (percusión, kalimba), Guello (Luiz Carlos Xavier Coelho Pinto) (percusión), Thalma de Freitas, Rubi, Edson Montenegro, Misty, Cristina Guiça y Andrea Marquee (coros), orquesta de cuerdas, Marcelo Lobato (programaciones) y Abel Rocha (arreglos).

Participación especial de: Maria Alice Vergueiro (voz recitado), Miriam Batucada (palmas).

"Estou perdendo a culpa de cantar, de amar, de interpretar, assumi o pecado." É assim que Edson Cordeiro apresenta seu novo disco, sem título, que chega às lojas neste final de semana.
O repertório é variado e um pouco autobiográfico. "Minha relação com Deus fica explícita em letras de louvor, como 'Alle-Psalite Cum-Luya', canto gregoriano do século 13, e outras de medo."
A gravação da música "Paranóia", de Raul Seixas é um destes momentos. "Minha mãe me disse há um tempo atrás/Deus vê sempre tudo que cê faz/Mas eu não via Deus/Achava assombração."
Edson pertencia à Igreja Evangélica quando adolescente e a deixou quando se entregou à vida artística. "Eu queria o proibido."
Para ele, a música teve a conotação de perigo deste cedo. "Era pecaminoso para minha religião fazer música e contracenar".
O enfrentamento do risco fica claro logo na abertura do CD, na música "Zorongo Gitano", do poema de João Cabral de Melo Neto. "Existir como quem se arrisca/Como nesse cante em que se atira/Cantador no alto do mastro".
O disco traz também canções que Edson vem interpretando em seus shows. "Babalú", de Margarida Lecuona e "Spirit in The Dark", de Aretha Franklin.
"Coming", tema do filme "Orlando" foi gravada em videoclipe. "Ela sintetiza transformações da minha própria vida, passagens entre o medo e a descoberta."
Edson passeia por vários ritmos. "Tipo Zero" é um samba de autoria de Noel Rosa e "Ouça a Canção", balada de Lulu Santos.
O flamenco marca sua presença. "Ele junta raiva e emoção, além de ser muito cênico e abrir propostas de interpretação no palco."
Edson vêm lançar o disco em São Paulo no mês de novembro, no Palace.
"Serão shows teatrais". Edson não se define como ator-cantor mas como um intérprete que se aventura a encarnar personagens através da sua música." Sylvia Colombo (Folha de S.Paulo, 19.09.1994)

Temas

CD 1
01
Zorongo gitano / A ntonio Mairena, cantador de flamenco
Federico García Lorca / João Cabral de Melo Neto
Maria Alice Vergueiro
02
Coming
David Motion - Sally Potter - Jimmy Sommerville
03
Alle psalite cum luya (canto gregoriano)
Anónimo (Adapt. Abel Rocha)
04
Spirit in the dark
Aretha Franklin
05
Paranóia
Raul Seixas
06
Ouça a canção
Lulu Santos - Bernardo Vilhena
Edson Cordeiro & Tuco Marcondes
07
Estrela do mar
Marino Pinto - Paulo Soledade
08
Babalú
Margarita lecuona
09
Tipo zero
Noel Rosa
10
Zé do Brasil
Duda (José Ursicino da Silva) - Oswaldo Gregório
11
Boi-bumbá / Bachianas nº 5 (Martelo)
Waldemar Henrique / Heitor Villa-Lobos
12
Cowboy solitário
Helena Müller
13
Pop popular /Bachianas nº 5 (Cantilena)
Eduardo Dussek / Heitor Villa-Lobos