Ofertas

Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

O homem que sabia português (Músicas da opereta)

Cia. Burlantins
Discos: Banda sonora (películas, telenovelas, teatro...)

Disponible

14,95 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Independiente
Estilo Banda sonora (películas, telenovelas, teatro...)
Año de Edición Original 2003

Más

Cia. Burlantins: Maurício Tizumba, Marina Machado y Regina Spósito (voz), Jussara Fernandino o Tim Rescala (piano).

Grabado en Estúdio Via Sonora, en Belo Horizonte (Minas Gerais), en febrero de 2003.

La obra, una "opereta de rua", entre lo erudito y lo popular, con música, libreto y dirección musical de Tim Rescala, se estrenó en Belo Horizonte en agosto de 1998, con dirección de Chico Pelúcio (del Grupo Galpão).

"Com direção de Chico Pelúcio e música e libreto de Tim Rescala, a peça discorre sobre a história de Barreto (Maurício Tizumba), um dedicado mestre de português, tímido, quarentão e solteirão, que finalmente decide se casar. É então que ele coloca um anúncio no jornal para conseguir uma companheira. Por um acaso do destino, Cráudia (Marina Machado), uma doméstica à procura de emprego, engana-se de endereço e bate à porta do professor que se encanta por ela. Os dois conversam distraidamente, sem perceberam que falam de assuntos diferentes: ela do emprego e ele do casamento.
A confusão aumenta quando aparece Lígia (Regina Spósito), candidata a boa esposa, moça fina, culta e educada, que atende a todos os pré-requisitos do professor. Mas Lígia só tem um probleminha: é desbocada. Nas entrelinhas, surge Inácio (também interpretado por Maurício Tizumba), o mais querido e popular do bairro, que confunde Lígia com a empregada e se apaixona por ela.
A partir daí, a trupe dá continuidade a narrativa de uma forma envolvente e sedutora, mesclando música e interpretação, ao apresentar músicas líricas e populares, conservando o estilo dos operetas de rua. O espetáculo segue com muita leveza e comicidade, expondo as diferenças sociais e culturais, que acabam por desaparecer diante da força arrebatadora do amor, contata a partir do clássico e o popular.
Com um título que homenageia Lima Barreto, que sofreu na própria pele as adversidades do preconceito social, a “O Homem que sabia português” procura recuperar o caráter essencialmente popular do gênero operístico, perdido ao longo dos anos."

“Essa opereta põe em prática a velha máxima de que os contrários se atraem, mostrando que a sabedoria está no equilíbrio, na soma de riquezas e na união de valores aparentemente excludentes.
É uma opereta de rua e também de teatro. A partir dos contrastes entre a cultura erudita e a cultura popular, quatro personagens, de classes sociais bastante distintas, misturam-se numa história com leveza e a comicidade de um vaudeville” Tim Rescala

"No início do século XVIII, os primeiros artistas populares itinerantes do país recebiam o nome de Burlantim. Eles percorriam o Brasil em companhias mambembes, apresentando uma arte essencialmente de rua. Cia. Burlantins foi, portanto, a escolha do nome de um grupo de Belo Horizonte que nasceu do desejo de unir música e teatro em espetáculos na rua. Fundada em 1996 pelas atrizes e cantoras Marina Machado e Regina Souza, a companhia recebeu pouco depois de seu surgimento o reforço do ator, cantor, compositor e instrumentista, Maurício Tizumba. Mais que encenações com trilha sonora, a proposta do grupo era promover uma integração entre música, teatro e dança. O resultado foram espetáculos que fizeram da Cia. Burlantins um dos grupos mais respeitados no cenário artístico nacional.
Parte do reconhecimento deveu-se ao esforço do trio em somar talentos. Além de trazerem para as peças toda a bagagem adquirida em suas prolíficas carreiras solo, as parcerias firmadas a cada espetáculo garantiram obras diversas e de grande sucesso de público e crítica. O ator, diretor e gestor cultural integrante do Grupo Galpão, Chico Pelúcio, foi um dos grandes parceiros na trajetória da Cia. Burlantins. Foram dele a direção dos três primeiros espetáculos do grupo: "O Homem da Gravata Florida" (1997), "Opereta - o Homem que sabia Português" (1998) e "À Sombra do Sucesso" (2002)."O Homem que sabia Português" também contou com o compositor, pianista, arranjador, autor teatral e ator Tim Rescala, que assinou música e libreto da elogiada opereta. Em "À sombra do sucesso", Maurício Tizumba e Regina Souza tiveram como convidados os atores Jussara Fernandino, Amaury Vieira e Alexandre de Sena, além de bonecos de Álvaro Apocalypse, um dos fundadores da Giramundo.
Em comemoração aos 10 anos de trajetória da companhia, em 2007 foi realizada a Mostra Cia Burlantins, com novas apresentações do espetáculo "O Homem que sabia português" e com a montagem inédita, "Zeropéia – O Show". O espetáculo foi inspirado nas histórias "A Zeropéia", "A Centopéia que pensava" e "A Centopéia que sonhava", de Herbert de Souza, o Betinho. A primeira fase da montagem contou com a direção da produtora, atriz e cineasta Carla Camurati e, dando continuidade ao trabalho, a produtora e atriz Paula Manata, do grupo Armatrux, assumiu a direção. Na trilha sonora, outros grandes nomes: Vander Lee, Flávio Henrique, Chico Amaral, Affonsinho, Jonh Ulhoa e o próprio Tizumba.
Depois de quatro anos longe das ruas, a Cia. Burlantis retoma seus trabalhos, com Maurício Tizumba à sua frente. Em 2012, o grupo encena a peça "Oratório – A Saga de D. Quixote e Sancho Pança", inspirada na história do cavaleiro andante de Miguel de Cervantes." (Texto de presentación de la propia compañía)

Temas

CD 1
01
O que é uma opereta
Tim Rescala
Maurício Tizumba, Marina Machado & Regina Spósito
02
Ária do solteirão
Tim Rescala
Maurício Tizumba
03
Din-don
Tim Rescala
Marina Machado
04
À procura de um amor
Tim Rescala
Regina Spósito
05
Dueto Lígia e Cráudia
Tim Rescala
Regina Spósito & Marina Machado
06
Um sonho meu
Tim Rescala
Marina Machado & Regina Spósito
07
Faz-tudo Inácio
Tim Rescala
Maurício Tizumba
08
Ultrajada
Tim Rescala
Marina Machado
09
Ai, professor
Tim Rescala
Maurício Tizumba & Regina Spósito
10
Trio recitativo
Tim Rescala
Maurício Tizumba, Marina Machado & Regina Spósito
11
Os homens são todos iguais
Tim Rescala
Regina Spósito
12
Onde estão nossos amores?
Tim Rescala
Maurício Tizumba & Regina Spósito
13
Trio final
Tim Rescala
Maurício Tizumba, Marina Machado & Regina Spósito
14
O que foi a opereta
Tim Rescala
Maurício Tizumba, Marina Machado & Regina Spósito