Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Trilogia dos carnavais - 25 anos de carreira ou de lápide

Rogério Skylab
Discos: MPB

Disponible

14,95 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Canal Brasil
Estilo MPB
Año de Edición Original 2016
Concierto

Más

Rogério Skylab (voz, arreglos, producción)

Alexandre Guichard (guitarra acústica), Thiago Martins (guitarra eléctrica), Yves Aworet (bajo), Bruno Coelho (batería).

Participación especial de: Arrigo Barnabé (voz, piano) y Fausto Fawcett (voz).

Grabado "ao vivo" en el Estúdio 24P, en la ciudad de Rio de Janeiro.

18º álbum del nada convencional y polifacético artista carioca Rogério Skylab (Rogério Tolomei Teixeira) (Rio de Janeiro, RJ, 1956), que fiel a su estilo minimalísta, ácido, intenso, provocador y políticamente incorrecto compendia su trilogía dedicada al carnaval ("Abismo e carnaval" (2012), "Melancolia e carnaval" (2014) y "Desterro e carnaval" (2015)) y, a la vez, celebra 25 años de carrera musical.

"A plateia de Rogério Skylab não sorri. São 10 ou 15 pessoas sentadas em uma réplica de barzinho armado em uma das salas do estúdio 24P, em Santa Teresa, Rio, assistindo à figura mirar em seus olhos com alguma ameaça e desconforto. Skylab não pode estar na prateleira do humor só porque fala o que ninguém falaria, equilibrando-se entre a escatologia e o niilismo.
Fazer isso seria reduzi-lo ao vazio da graça, um território livre para tocar nas fraturas expostas com um efeito que dura tanto quanto o tempo de um sorriso. Skylab, sério, vai além. Ele acredita no que diz não como discurso de sátira, mas como produto de sua própria realidade.
O show que lança agora em CD e DVD, com realização do Canal Brasil, reúne canções de seus três últimos discos. São eles Abismo e Carnaval, de 2012; Melancolia e Carnaval, de 2013; e Desterro e Carnaval, de 2015. Assim que saiu este último, ele anunciou que sua produção chegava ao fim.
O disco com 14 músicas retiradas dos três álbuns tem o nome de Trilogia dos Carnavais – 25 Anos de Carreira ou de Lápide.
É um bom sobrevoo na mais recente criação de uma das cabeças mais desafiadoras da música brasileira. Ou da “quase música” brasileira. Há participações de dois nomes que, em algum momento, cruzam idiomas com Skylab. Arrigo Barnabé canta Lívia com a entonação teatral que desenvolveu nos tempos de vanguarda paulistana e Fausto Fawcett aparece em A Árvore.
Entender o que Skylab quer é um grande desafio. Ele se recusa a fazer sentido dentro de algum padrão estabelecido e deixa dúvidas. Não é amor, não é humor e não é protesto. Ou seria tudo isso a seu jeito? Uma pista de sua forma de pensar está em Um Acorde Imperfeito, lançada primeiro em Abismo e Carnaval: “Um acorde imperfeito / A mil notas bem tocadas / Porque música não é ginástica / Ela tem vazios / Ela tem buracos / É a marca da costura / Numa pele que já foi rasgada / Arte do inacabado / Com ranhuras e acasos”.
Os vazios e buracos estão lá, em meio a uma dicção absolutamente bem pronunciada e um tempo às vezes vacilante. Seu timbre é belo, mas sua entonação é terrível. Sua poesia é instigante e maldita.
A música que Arrigo canta, Lívia, é narrada por um insano assassino que matou a amada (ou a mataram enquanto ele a fazia de refém) e que agora chora no cárcere. Há alguns erros nas letras do encarte, o que às vezes trava o entendimento. Ou isso também faria parte do mundo de Rogério Skylab? Quem vai saber?" Estado de São Paulo, 25.09.2016

"Rogério Tolomei Teixeira, mais conhecido por seu nome artístico Rogério Skylab, é um cantor, compositor, violonista, letrista, poeta, ensaísta, colunista, ator, músico, ex-apresentador de televisão, ex-bancário e produtor de discos brasileiro.
Seu estilo musical único é caracterizado pelo minimalismo e pelo ecletismo, e suas letras são permeadas de alusões mordazes à cultura popular, pessimismo, escatologia, niilismo e humor ácido (ele, porém, sempre negou com veemência que suas canções possuem fins cômicos.
O crítico musical Regis Tadeu assim o definiu: "Skylab é um exemplo inteligente de como dois elementos – “baixarias” e “sacanagens” – podem funcionar e fazer pensar. Unindo um esquisito lirismo politicamente incorreto levado a graus verborrágicos extremos a um som frequentemente pesado e intenso, Skylab destila sua acidez mórbida com uma fisionomia tão insana quanto divertida"." Wikipedia

Temas

CD 1
01
Abismo e carnaval
Rogério Skylab
02
Baleia de aquário
Rogério Skylab
03
Empadinha de camarão
Rogério Skylab
04
Branco do Brasil
Rogério Skylab
05
Lívia
Rogério Skylab
Rogério Skylab & Arrigo Barnabé
06
Hino americano
Rogério Skylab
07
Aqui todo mundo é preto
Rogério Skylab
08
Quando voltava das festas
Rogério Skylab
09
O que te perturba
Rogério Skylab
10
Atravesso os dias
Rogério Skylab
11
Tarde de sol no Rio de Janeiro
Rogério Skylab
12
Um acorde imperfeito
Rogério Skylab
13
A árvore
Fausto Fawcett - Rogério Skylab
Rogério Skylab & Fausto Fawcett
14
Eu e minha ex
Júpiter Maçã