Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Serestas brasileiras (Piano e quarteto de cordas)

Fernando Merlino
Discos: Seresta

Disponible

18,49 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Fina Flor
Estilo Seresta
Año de Edición Original 2010
Instrumental

Más

Fernando Merlino (piano, arreglos)

Denise Pedrassoli y Ana de Oliveira (violín), Débora Cheyne (viola) y Martina Stroher (cello).

Nostálgica y elegante relectura en clima camerístico de algunas de las más famosas 'serestas' de la música popular brasileña a cargo del excelente pianista y arreglista carioca Fernando Merlino (1960 - 2021) en el segundo de los álbumes a su nombre editados en Brasil (también a su nombre, lanzó otros 4 en Japón entre 2013 y 2020).

"Tomado pela aura romântica da canção característica das luas de Conservatória (distrito de Valença, no interior fluminense), mas aprumando-lhe a harmonização em faixas como "Malandrinha", de Freire Júnior, "Guacyra", de Hekel Tavares e Joracy Camargo", e "Se Ela Perguntar", de Dilermando Reis e Jair Amorim, o cordial Merlino lança, pelo selo Fina Flor, o CD "Serestas Brasileiras".
Altamente gabaritado e com formação que passa pelo Conservatório Brasileiro de Música, o pianista carioca Fernando Merlino é um dos mais atuantes na noite carioca. Já trabalhou com um grande número de cantores de prestígio na nossa música popular, especialmente Emílio Santiago e Leny Andrade, e, ultimamente, com o seu Baião de Cinco (também composto por seu filho, Júlio Merlino, ao sax e à flauta, Jamil Joannes, ao baixo, Arimatea, ao trompete, e Erivelton Silva, à bateria), tem trabalhado com uma das cantoras mais fulgurantes da nova geração em atuação no Rio, Joana Duah." Liberati (02.04.2011)

"O fato de o pianista, arranjador e produtor musical Fernando Merlino (11 de abril de 1960 – 20 de dezembro de 2021) ter tocado e/ou gravado com os maiores nomes da música brasileira diz muito sobre o talento desse grande instrumentista carioca que morreu ontem, aos 61 anos, na cidade mineira de Belo Horizonte (MG).
Infarto fulminante tirou o músico de cena. A morte foi confirmada pelo filho de Fernando, Julinho Merlino, em rede social.
Pianista e tecladista, Fernando Merlino pôs os pés na profissão aos 17 anos, nos bailes e bares da vida, exercitando na prática, como integrante da Orquestra do Maestro Cipó e do grupo de Chiquinho do Acordeom, a técnica aprendida no Conservatório Brasileiro de Música, onde começou a estudar piano aos seis anos.
Em 1980, já profissionalizado, o músico foi contratado pela TV Globo, tendo gravado trilhas e vinhetas para novelas e programas da emissora.
Músico requisitado pela dama brasileira do jazz Leny Andrade, de quem foi diretor musical e arranjador em álbuns como Alma mía (2010), Fernando Merlino tocou com a nata da MPB sem deixar de desenvolver discografia própria.
Em 1992, o pianista fundou o trio Kabbalah com Zé Carlos Santos na guitarra e Heber Calura, o Jacaré, no baixo. O pianista também liderou o Fernando Merlino Trio e, com o produtor musical japonês Kazuo Yoshida, desenvolveu o Órgão Bossa Trio.
A discografia solo de Fernando Merlino inclui álbuns como A chuva, a tarde e você (2007) e Serestas brasileiras (2011)." Mauro Ferreira (g1.globo.com, 21.12.2021)

Temas

CD 1
01
Eu sonhei que tu estavas tão linda
Lamartine Babo - Francisco Matoso
Audio Player
02
Último desejo
Noel Rosa
Audio Player
03
Malandrinha
Freire Júnior
Audio Player
04
Velho realejo
Custódio Mesquita - Sadi Cabral
Audio Player
05
Silêncio de um minuto
Noel Rosa
Audio Player
06
Sorris da minha dor
Paulo Medeiros
07
Mágoas de caboclo
Leonel Azevedo - J. Cascata
08
Número um
Mário Lago - Benedito Lacerda
09
Guacyra
Hekel Tavares - Joracy Camargo
10
Se ela perguntar
Dilermando Reis - Jair Amorim
11
Última inspiração
Peter Pan
12
Quando o samba acaou
Noel Rosa