Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Crônicas paulistanas

Rogerio Santos
Discos: MPB

Disponible

14,95 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Independiente
Estilo MPB
Año de Edición Original 2012

Más

Rogério Santos (voz)

Mariô Rebouças (piano), Floriano Villaça (guitarra acústica, dirección), Italo Peron (guitarra de 7 cuerdas, producción), Fabio Barros (guitarra de 7 cuerdas, viola caipira, banjo), Fábio Peron (bandolim), Caio Góes (bajo), Wellington Moreira "Pimpa" (batería, percusión), Ari Colares (percusión).

Participación especial de: Fabio Barros (voz, guitarra de 7 cuerdas, viola caipira, banjo).

Edición en formato Digipack.

"Rogerio Santos é um compositor extremamente integrado à paisagem urbana de São Paulo. Suas letras retratam, ora com humor, ora com lirismo, temas que brotam da poesia que a cidade exala e que alguns poucos têm o poder de captar e transformar em versos. Seu trabalho chega ao formato de cd numa fase madura e mostra que há continuidade na tradição musical que tem em Paulo Vanzolini um de seus principais expoentes. Mostra também o quanto a cidade inspira e, contrariando o poeta Vinícius de Moraes, não é túmulo de nada, mas berço das tendências mais contemporâneas da música popular brasileira."

"Gravado com apoio do ProAc, Crônicas Paulistanas é o primeiro CD do poeta, cantor e compositor Rogerio Santos. São onze músicas, todas com letras de Rogerio, que se referem ora objetivamente, ora subjetivamente, ao amor que sente pela musa inspiradora: a capital paulista. Jogo arriscado, numa cidade que já teve Adoniran Barbosa como tradutor.
Voz afinada e com suingue na divisão das frases, Rogerio Santos é um bom cantor. Com linguajar cosmopolita, diametralmente oposto ao de Adoniran, com imagens mais rebuscadas, concepções poéticas mais modernas e inusuais, ele busca o feito de ser um novo cantador da alma da gente paulistana. Não o único, mas alguém que vem se somar aos que veem em São Paulo uma fonte de inspiração, uma plataforma que possibilite salto à altura de seus arranha-céus.
Os parceiros mais frequentes de Rogerio são Tony Freitas, o Pituco, presente no disco com sete parcerias; Floriano Villaça com duas, ele que, junto com Rogerio, é o diretor musical e também o arranjador de dez das onze músicas gravadas no CD; Fabio Barros com uma, para a qual fez o arranjo; e Renato Candro com uma.
O repertório expõem os dotes do Rogerio cantor e letrista. “Carro Anfíbio” (Pituco e Rogerio) é um saboroso samba salseado, cujos versos troçam com o drama das enchentes e com as eternas promessas de solução inventadas desde sempre por prefeitos caras de pau, e finda com referência a “O Barquinho” e “O Bêbado e a Equilibrista”. Aliás, a crítica bem humorada é uma das marcas das letras com as quais Rogerio tece loas à sua cidade.
Com introdução tocada pelos violões de seis e de sete cordas, “Poente” é uma bela faixa. Outra linda é “Valsa Etérea” (Floriano Villaça e Rogerio), que tem o cantor puxando a voz nos agudos e o piano num inspirado intermezzo. Bonita também é “Pequeno Conto” (Villaça e Rogerio), que inicia com a percussão e segue com o baixo e o piano dando suavidade à canção. Após um belíssimo intermezzo do piano, entra a voz irrefutável de Ritamaria, que, somada a de Rogerio, dá à música um grande frescor.
“Nação Piratininga” (Fabio Barros e Rogerio), cuja letra volta às referencias objetivas à São Paulo, fecha o CD. Nela estão nomes de bairros da cidade, tudo encorpado pelo dueto vocal de Rogerio com Fabio. O banjo e a percussão enricam a pisada do baião, num suingue dolente.
Com suas crônicas, Rogerio mergulhou corajosamente no íntimo da cidade, já tão bem cantada por Adoniran. Ciente das possíveis comparações da sua produção com a daquele que é a mais fiel imagem da cidade, Rogerio tratou de se arrojar num mergulho profundo dentro da alma paulistana. Um jogo arriscado, mas muito bem sucedido." Aquiles Rique Reis (Jornal GGN, 28.06.2014)

Temas

CD 1
01
Soul da cidade
Tony Pituco Freitas - Rogério Santos
02
Torresmo na Madruga
Tony Pituco Freitas - Rogério Santos
03
Freguesia do Ó
Tony Pituco Freitas - Rogério Santos
03
Freguesia do Ó
Tony Pituco Freitas - Rogério Santos
04
Carro anfíbio
Tony Pituco Freitas - Rogério Santos
05
Poente
Tony Pituco Freitas - Rogério Santos
06
Valsa etérea
Floriano Villaça - Rogério Santos
07
Pequeno conto
Floriano Villaça - Rogério Santos
08
Breque do Guioza
Tony Pituco Freitas - Rogério Santos
09
Samba do brejo
Renato Candro - Rogério Santos
10
Beijo torpedo
Tony Pituco Freitas - Rogério Santos
11
Nação piratininga
Fabio Barros - Rogério Santos
Rogério Santos & Fabio Barros