Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Copacabana

Fino Coletivo
Discos: MPB / Pop

Disponible

14,95 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Oi Música
Estilo MPB / Pop
Año de Edición Original 2010

Más

Fino Coletivo: Adriano Siri (voz), Alvinho Lancellotti (voz), Donatinho (teclados, voz), Alvinho Cabral (guitarras, percusión), Daniel Medeiros (bajo, voz), Marcus Cesar (batería).

Otros músicos participantes: Arimatéia (trompeta), Marlon Sette (trombón, arreglos de vientos), Rodrigo Ramalho (sintetizador, acordeón), Zero y Rita Albano (percusión), Daniela Folha, Isabelle Medeiros y Rafaela Amodeo (coros).

Participación especial de: De Leve (voz).

Edición en formato Digipack.

"Fino Coletivo era um octeto carioca que debutou em 2007 no mercado fonográfico com CD superestimado pela crítica. Três anos depois, o grupo - agora reduzido a um sexteto, mas com o reforço do tecladista Donatinho, já efetivado na banda - volta ao disco com Copacabana, álbum em que explicita sua carioquice em repertório que presta reverências a Jorge Ben Jor em A Coisa Mais Linda do Mundo (Alvinho Cabral) e, sobretudo, em Ai de mim (Alvinho Lancellotti e Djalma D'Ávila). Os grooves espertos sustentam o disco e pairam acima das vozes do Coletivo (todas opacas) e das próprias músicas (de safra irregular). Os sopros bem arranjados por Marlon Sette para Fidelidade (de Adriano Siri com Alvinho Lancellotti), por exemplo, dão suingue envolvente a esse suposto samba-canção. Os teclados de Donatinho também saltam aos ouvidos ao longo das 14 faixas e contribuem decisivamente para moldar a antenada sonoridade contemporânea que valoriza Copacabana - cujo título se vale do miscigenado bairro carioca para evocar a mistura de sons que pauta o disco. Dentro dessa babel dançante, o ponto mais alto é Bravo Mar, bela música de Ivor Lancellotti e Domenico Lancellotti que remete ao xote, ritmo nordestino também evocado em outro destaque do repertório, Minha Menina Bonita, da lavra de outro Lancellotti, Alvinho. Entre o rap inserido por De Leve em Abalando Geral (parceria do rapper com Adriano Siri) e releitura deliciosa de Nhém Nhém Nhém (do cabra Totonho), o Coletivo investe no samba pop dos Novos Baianos, regravando Swing de Campo Grande (Paulinho, Moraes Moreira e Galvão) sem marcar touca - como diz a letra. Enfim, a fina sonoridade do grupo ergue Copacabana em passeio de tons universais por Rio e Nordeste. Não é genial, mas é bacana." Mauro Ferreira (Blog Notas Musicais, 18.05.2010)

Temas

CD 1
01
Batida de trovão
Alvinho Cabral - Alvinho Lancellotti
03:35
02
A coisa mais linda do mundo
Alvinho Cabral
03:56
03
Ai de mim
Alvinho Lancellotti - Djalma D'Ávila
03:30
04
Doce em Madrid
Adriano Siri - Alvinho Lancellotti - Alvinho Cabral - Daniel Medeiros - Donatinho - Marcus Cesar
01:35
05
Fidelidade
Adriano Siri - Alvinho Lancellotti
04:06
06
Bravo mar
Ivor Lancellotti - Domenico Lancellotti
03:32
07
Minha menina bonita
Alvinho Lancellotti
03:58
08
Beijou você
Alvinho Cabral - Wado
03:15
09
Abalando geral
Adriano Siri - De Leve
Fino Coletivo & De Leve
03:13
10
Swing de Campo Grande
Moraes Moreira - Paulinho Boca de Cantor - Luiz Galvão
03:45
11
Nhém nhém nhém
Totonho
04:41
12
Se vacilar o jacaré abraça
Alvinho Cabral - Wado - Thiago Nistal
03:31
13
Velho dia
Ivor Lancellotti - Domenico Lancellotti - Alvinho Lancellotti
03:29
14
Amor meu
Adriano Siri - Mauricio Muniz
07:56