Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Morada dos ventos

Artur Araújo
Discos: MPB Minas Gerais

Próximamente disponible

18,49 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Independiente
Estilo MPB Minas Gerais
Año de Edición Original 2021

Más

Artur Araújo (voz, guitarra acústica, arreglos, dirección, producción)

Ulisses Luciano (trompeta), André Siqueira (flauta, efectos), Breno Mendonça (saxo), João machala (trombón, arreglos de vientos), Christiano Caldas (acordeón), Pedro Volta (teclados), Lucas de Moro (piano, teclados, sintetizador), Lucas de Mello (guitarra eléctrica), João Paulo Avelar (bajo), Cyrano Almeida (batería, percusión), Daniel Guedes (percusión), Tutuca Tiso (coros, arreglos vocales).

Participación especial de: Toninho Horta (voz, guitarra eléctrica), Mariana Nunes (voz), Bárbara Barcellos (voz), Beto Lopes (guitarra eléctrica).

Edición en formato Digipack.

"Primeiro álbum de Artur Araújo, Morada dos ventos se espalha em edição digital a partir de sexta-feira, 28 de janeiro, com capa assinada pela artista plástica Leonora Weissman, também responsável pela contracapa e pelo encarte da edição em CD do disco autoral gravado sob direção de Araújo.
Contudo, os alicerces de Morada dos ventos começaram a ser fincados em 2014, ano em que o cantor, compositor e músico cearense migrou do estado natal para Minas Gerais, precisamente para Ouro Preto (MG), cidade de onde o artista partiu em 2017 para ir morar em Belo Horizonte (MG), capital de Minas e do Clube da Esquina.
Foi nessa época e nessa rota mineira que Artur começou a reunir inédito repertório autoral, se juntou com banda formada por jovens músicos e montou show que circulou por cidades mineiras e até por Sobral (CE), cidade do interior do Ceará.
Ao ser gravado em estúdio pelo artista, esse repertório autoral deu origem ao álbum Morada dos ventos, cuja edição em CD expõe, no encarte, texto em que o cantor, compositor e guitarrista Nelson Angelo avaliza o som de Araújo.
Músico de ponta da cena mineira, o guitarrista Toninho Horta participa e assina a direção musical da gravação de Belo Horizonte, parceria de Artur Araújo com Edelson Pantera.
Com os toques dos músicos André Siqueira (flauta e efeitos), Cyrano Almeida (bateria e percussão), João Paulo Avelar (baixo), Lucas de Mello (violão e guitarra) e Pedro Volta (teclado e bandolim), Artur Araújo dá voz a músicas autorais como Arembepe (parceria com Edelson Pantera), Jangadas e trens (parceria com Thales Mendonça), Morada dos ventos, O fim da noite, O som do pensamento e São Salvador (parceria com João Paulo Avelar).
No entender do artista, as dez canções do álbum Morada dos ventos têm caráter biográfico. “As músicas falam muito sobre mim, sobre a minha trajetória de sair do meu estado para vir para Minas, com toda a bagagem de um lugar para o outro. E com o amadurecimento artístico em Belo Horizonte, tendo contato com os meus mestres que são da grande escola do Clube da Esquina, que faz 50 anos em 2022. O disco possui 10 faixas que contam histórias como se fosse um livro”, caracteriza Artur Araújo." Mauro Ferreira (g1.globo.com, 26.01.2022)

Temas

CD 1
01
O som do pensamento
Artur Araújo
02
Arembepe
Artur Araújo - Luiz Henrique garcia
03
O fim da noite
Artur Araújo
04
Belo Horizonte
Artur Araújo - Edelson Pantera
Artur Araújo & Toninho Horta
05
Morada dos ventos
Artur Araújo
06
Jangadas e trens
Artur Araújo - Thales Mendonça
Artur Araújo & Bárbara Barcellos
07
São Salvador
Artur Araújo - João Paulo Avelar
Artur Araújo & Beto Lopes
08
Janela do dia
Artur Araújo - Carlos Vasconcelos - Adriano Menezes
Artur Araújo & Mariana Nunes
09
Barranqueira
Artur Araújo - Thales Martinez - Adriano Menezes
10
Nas estrelinhas (bonus)
Artur Araújo