Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Talismã - Negro maravilhoso!

Encontro das Velhas Guardas
Discos: Samba

Disponible

18,49 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Sesc SP
Estilo Samba
Año de Edición Original 2023

Más

Ideval Anselmo (Camisa Verde e Branco) (voz), Zé Maria (Unidos do Peruche) (voz), Marco Antonio (Velha Guarda da Nenê de Vila Matilde) (voz)

Wesley Vasconcelos (guitarra de 7 cuerdas), Ildo Silva (cavaquinho), Pratinha Saraiva (flauta, bandolim), Vagner Oliveira (pandeiro), Raphael Moreira (percusión), Raquel Tobias, Roberta Oliveira, Jéssica Areias, Arthur Doca y Lucas Faria (coros).

Otros músicos particpantes: Silvério Pontes (trompeta, flugelhorn), Daniel D’Alcântara (trompeta), Vítor Alcântara (saxo tenor), Luiz Neto (saxo alto, saxo barítono), Fabiano Segalote (trombón), Popô (tuba), Pepe Cisneros (piano, arreglos), Chicão Carapina o Xeina Barros (percusión), Willian GP o Rafael Toledo (pandeiro).

Edición en formato Digipack.

"Nascido no Rio de Janeiro, Octávio da Silva é a figura mágica por trás do auge dos cordões carnavalescos da cidade de São Paulo. Foi com um apelido que reconhece sua posição de encantamento que se consagrou: hoje, é lembrado como Talismã, violonista, cantor, compositor, artista plástico e carnavalesco. Talismã ajudou o Camisa Verde e Branco a se tornar uma das grandes agremiações do Carnaval paulistano, passou por diversas escolas e veio a se tornar um ícone nos carnavais do estado de São Paulo.
A honra de entoar os sambas de Talismã coube a três grandes nomes das Velhas Guardas das escolas de samba de São Paulo: Ideval Anselmo, Zé Maria e Marco Antonio são os intérpretes por trás do Encontro das Velhas Guardas. Ideval deu seus primeiros passos no Camisa Verde e Branco, passou por diversas escolas e se tornou o maior vencedor de concursos e de títulos de sambas-enredo dos carnavais do estado de São Paulo. Zé Maria é figura ilustre da Unidos do Peruche, da Barroca Zona Sul e de outras escolas. E Marco Antonio iniciou sua caminhada na Mocidade Alegre, como um distinto mestre-sala, e é fundador da Velha Guarda da Nenê de Vila Matilde.
Os sambas históricos que levaram o cordão carnavalesco Camisa Verde e Branco ao posto de campeã são algumas das 13 faixas do álbum: “Há um nome gravado na História”, de 1968, “Biografia do samba”, de 1969, e “Sonho colorido de um pintor”, de 1971. O álbum também traz uma canção inédita, “Talismã, o baluarte do samba”, composta por Marco Antonio que destaca a trajetória do sambista radicado na Barra Funda. A obra de Talismã chegou a grandes nomes da música brasileira que entre as décadas de 1970 e 1980 fizeram suas próprias versões de sambas do compositor. É o caso de “Sonho colorido de um pintor”, gravado por Tom Zé em 1972; de “Mania lírica” gravado por Germano Matias (“o catedrático do samba”) em 1979; e da canção “Meu sexto sentido (Madrigais)”, lançada por Beth Carvalho também em 1979."

Temas

CD 1
01
A espera
Talismã (Octávio da SIlva)
Ideval Anselmo
03:17
02
Talismã, o baluarte do samba
Marco Antonio
Marco Antonio
04:08
03
Negros maravilhosos (Mutuo mundo kitoko)
Talismã (Octávio da SIlva)
Zé Maria
03:35
04
A hora da Ave Maria
Talismã (Octávio da SIlva)
Ideval Anselmo
03:55
05
Tamborim mensageiro
Talismã (Octávio da SIlva) - Wanderley Martins
Zé Maria
03:36
06
Escureceu
Talismã (Octávio da SIlva) - Edmundo Andrade
Marco Antonio
03:15
07
Sou verde e branco
Talismã (Octávio da SIlva) - Jordão
Zé Maria, Ideval Anselmo & Marco Antonio
03:07
08
Me sexto sentido (Madrigais)
Talismã (Octávio da SIlva) - Raymundo Prates
Zé Maria
03:25
09
Há um nome gravado na história
Talismã (Octávio da SIlva)
Ideval Anselmo, Marco Antonio & Zé Maria
03:12
10
Mania lírica
Talismã (Octávio da SIlva) - Edmundo Andrade
Ideval Anselmo
02:41
11
Sonho colorido de um pintor
Talismã (Octávio da SIlva) - B. Lobo
Zé Maria
03:50
12
Traste
Talismã (Octávio da SIlva)
Marco Antonio
03:12
13
Biografia do samba
Talismã (Octávio da SIlva) - Tabu
Zé Maria & Ideval Anselmo
02:53